Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-30"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O uso de metodologias ativas aplicadas na educação ambiental: um estudo de caso sobre as consequências das queimadas na cidade de Cabo Frio, RJ, BrasilPublication . Pereira, Regina Célia Soares; Vidal, Diogo Guedes; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Gouveia, Luis Borges; Polo, Alessandra OliveiraA Mata Atlântica é umas das florestas mais ricas em biodiversidade no mundo. Os impactos antrópicos causam graves consequências ao ambiente e à sociedade. Desse modo, desmatamentos, queimadas, contaminação de lençóis freáticos, tráfico de animais e outros agravos impactam na redução ou extinção das espécies da fauna e flora brasileira, e causam notáveis consequências socioambientais. Situado no município de Cabo Frio, RJ, Brasil, o Parque Estadual Costa do Sol (PECS), tem como missão preservar a biodiversidade local. Contudo, espécies nativas, tais como o lagarto-branco-da-areia, o formigueiro-do-litoral, encontram-se em risco de extinção, devido às queimadas. O objetivo deste estudo de caso é sensibilizar os estudantes do 1º ano do Curso de Hospedagem Integrado ao Ensino Médio (CHIEM), do Instituto Federal Fluminense, em Cabo Frio (IFF-CF), para o processo de ensino e aprendizagem sobre danos causados pelas queimadas, na área do PECS e alertar para os riscos de extinção da fauna e flora.
- Proposta de integração do mapeamento do comportamento humano na investigação sociológica: potencialidades da sua aplicação na pesquisa sobre os usos dos espaços verdes urbanosPublication . Vidal, Diogo Guedes; Fernandes, Cláudia; Dias, Ricardo; Seixas, Paulo Castro; Barros, Nelson; Vilaça, Helena; Maia, Rui LeandroA identificação dos padrões das relações sociais tem sido o principal foco da Sociologia, englobando as que se estabelecem entre indivíduos, grupos e espaços. A observação direta de comportamentos e práticas assume-se como uma das técnicas mais mobilizadas na investigação sociológica, destacando-se pelo grau de exigência e rigor que é inerente à sua aplicação, mas igualmente pela profundidade das informações recolhidas. Contudo, parece faltar nesta técnica duas potencialidades importantes na pesquisa sociológica: a relação dos indivíduos com o espaço enquanto instituição e o mapeamento dos comportamentos que configuram essa relação, numa lógica ancorada na perspetiva da Sociologia do Indivíduo de Martuccelli e Singly. Ora, é nesta lógica que o presente trabalho propõe a integração da técnica do mapeamento do comportamento humano (MCH) na investigação sociológica, enquanto técnica amplamente usada pela psicologia ambiental, arquitectura paisagista e ecologia.
- O uso de metodologias ativas aplicadas na educação ambiental: um estudo de caso sobre as consequências das queimadas na cidade de Cabo Frio, RJ, BrasilPublication . Pereira, Regina; Vidal, Diogo Guedes; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Gouveia, Luis Borges; Polo, Alessandra Oliveira de
- Quem são, o que fazem e o que esperam os utilizadores dos jardins e parques urbanos? Resultados preliminares de um inquérito em aplicação na cidade do PortoPublication . Vidal, Diogo Guedes; Dias, Ricardo; Seixas, Paulo Castro; Barros, Nelson; Vilaça, Helena; Maia, Rui LeandroA concentração populacional nas cidades é hoje unanimemente reconhecida como um dos principais desafios contemporâneos. A par desta evidência, é nas cidades que os desafios sociais e ambientais se agigantam, implicando um olhar sustentável sobre o planeamento urbano. As evidências científicas demonstram que os espaços verdes em contexto urbano desempenham um papel importante na resposta a tais desafios, concretamente através dos serviços do ecossistema que podem emprestar ao ambiente urbano. Para além do contributo na gestão do ambiente urbano, os serviços culturais, enquanto dimensão dos serviços do ecossistema, ganham especial relevo, nomeadamente na melhoria da saúde mental, física e social, ou seja, na promoção de qualidade de vida dos seus utilizadores. Este trabalho objetiva conhecer os usos e as perceções dos utilizadores dos jardins e parques públicos da cidade do Porto, bem como de que forma esses mesmos espaços estão a satisfazer as suas necessidades, estabelecendo uma relação com a localização dos mesmos na cidade e a perceção de uma maior ou menor vulnerabilidade socioeconómica e ambiental do espaço urbano.