Browsing by Author "Oliveira, Evailton Arantes de"
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- Actions to inhibit environmental impacts on clandestine landfills in the AmazonPublication . Oliveira, Maria do Perpétuo Socorro Lamego; Oliveira, Evailton Arantes de; Fonseca, AnaThis research studies the negative environmental impacts of clandestine landfills in the Amazon, caused by the illegal disposal of construction waste. In the city of Manaus, located in the center of the Amazon, Brazil, there is a public landfill comprising a solid waste collection complex with an area of 660,000.00 m2. In 2018, this landfill received approximately 932,927.00 t of solid urban waste, an average of 2,537.20 t/day. Unfortunately, less than 1% of this waste was destined for valorization (0.92% were for composting, and 0.05% were recycled). This legalized public landfill does not accept the disposal of construction and demolition waste, claiming the decrease in the lifetime of the landfill. However, this regional public policy prohibiting the disposal of construction and demolition waste in public landfills favors the use of clandestine landfills with harmful effects on the environment of the Amazon. This research presents proposals for actions to validate a mobile phone application with the authorities responsible for the Manaus landfill for recycling construction waste, with the aim of stimulating the circular economy and inhibiting the negative environmental impacts of illegal clandestine landfills.
- Avaliação da utilização de aditivos em betão permeável modificado, estado do Amazonas, BrasilPublication . Oliveira, Evailton Arantes de; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Guerreiro, Maria JoãoA extensa malha de vias urbanas e interurbanas do Brasil tem aproximadamente 1.600.000 km, das quais cerca de 86 % apresentam a pista de circulação de veículos em solo natural, sem pavimentação. Esta ausência de pavimentação pode ser verificada também na Região Norte do Brasil, principalmente no estado do Amazonas, onde 70 % das vias urbanas e interurbanas da região não têm revestimento na zona de circulação de veículos. O transporte de pessoas, veículos e mercadorias torna-se difícil e, por vezes, até impossível, com consequentes impactes negativos ao meio ambiente e ao desenvolvimento económico. O Governo do Brasil projetou a realização de obras de melhoramento de infraestruturas de transporte no estado do Amazonas, que incluem pavimentação nas vias urbanas e interurbanas para promover um transporte terrestre mais seguro e fiável. No entanto, os projetos de infraestrutura e de pavimentação utilizados atualmente são do tipo betão ou asfalto convencionais e não apresentam inovações tecnológicas que possam ir de encontro aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) na sua Agenda 2030. O objetivo geral desta tese é apresentar uma alternativa ao pavimento convencional a ser aplicado em vias urbanas e/ou interurbanas no Amazonas, Brasil, de modo a contribuir para a proteção do meio ambiente de forma sustentável, perseguindo as propostas da ONU relativamente aos ODS, em particular o 9º ODS, i.e., desenvolver infraestruturas de qualidade, de confiança, sustentáveis e resilientes às alterações climáticas, incluindo infraestruturas regionais e transfronteiriças, para apoiar o desenvolvimento económico e o bem-estar humano, focando-se no acesso equitativo e a preços acessíveis para todos, e o 13º ODS, i.e., reforçar a sustentabilidade e a capacidade de adaptação a riscos relacionados com o clima e as catástrofes naturais no mundo. Os objetivos específicos desta tese estão associados à avaliação das características do material proposto, tais como, permeabilidade, densidade, porosidade, resistência à compressão, deformação e captação de dióxido de carbono (CO2). O material proposto é o betão permeável, composto por seixos rolados da região do Amazonas, em detrimento de brita importada e/ou com adição de borracha reciclada de pneus e/ou com inclusão de aditivos para eventual captura de CO2 e/ou adição de agentes microbianos para controlo de macroinvertebrados transmissores de doenças tropicais comuns nesta região do mundo, como sejam a malária, febre amarela e dengue. A metodologia utilizada para atingir os objetivos propostos residiu na produção de provetes de betão poroso com inclusão de diferentes aditivos com diferentes concentrações e/ou inclusão de resíduos de borracha de pneus. Os provetes foram submetidos a ensaios de compressão, avaliação de porosidade, densidade, permeabilidade, deformação e sequestração de CO2. Os resultados destes ensaios foram objeto de análises estatísticas para determinação da melhor concentração e tipo de aditivo face ao objetivo de utilização do material para pavimentação. Atingiu-se o objetivo geral e os específicos deste estudo, demonstrando uma contribuição para o aperfeiçoamento dos projetos de infraestrutura de pavimentação no Amazonas, Brasil, em harmonia com o 9º e 13º ODS da Agenda 2030 anteriormente mencionados, através da proposta de um novo material que atua como uma inovação tecnológica em infraestrutura face à sustentabilidade global, contribuindo ainda para a mitigação das emissões de CO2 e apresentando ainda propriedades antimicrobianas, devido à utilização de aditivos como o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2). Assim, o material proposto é considerado promissor quanto ao uso prático em vias urbanas, podendo também ser utilizado em acostamentos de tráfego leve de vias interurbanas, como demonstrado pela manifestação favorável do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que reconheceu a importância desta pesquisa como proposta que contribuirá para o êxito do licenciamento ambiental da obra de pavimentação da via interurbana BR-319, a principal via interurbana do estado do Amazonas, no Brasil.
- Environmental Implications of pH in a Pervious Concrete Pavement on Highway BR-319, Amazonas, BrazilPublication . Oliveira, Evailton Arantes de; Oliveira, Maria P. S. Lamêgo; Campos, Arlene M. L. da Silva; dos Santos, Murilo Ferreira; Souza, Jessica A. Afonso; Guerreiro, Maria Correia de S.; Dinis, Maria Alzira PimentaThis research studies the carbonation phenomenon of cement due to the reaction of its components with water. In this chemical reaction occurs the formation of calcium carbonate and the absorption of CO2 in the atmosphere, which contributes to the reduction of the Greenhouse Effect. However, carbonation also causes pathologies such as efflorescence, staining and corrosion of steel in concrete. This research shows the results of experiments with specimens of concrete permeable, made with cement and big aggregates (calcareous stone) in the ratio of 1: 4.4 (cement:stone) and a factor of 0.3 for water / cement. The specimens were kept in contact with water containing different amounts of CO2 - distilled, ionized alkaline, carbonated, and tap water. After the experiments were carried out, an increase in pH, a mean compressive strength of 12.3 MPa and a permeability rate of 1.28 l / h was observed. The results show that the permeable concrete did not present any pathologies resulting from the carbonation during the period of the research, which recommended the same for use in road pavements.
- Implicações ambientais da destinação final de resíduos de obra no Município de Manaus (Amazonas - Brasil)Publication . Oliveira, Maria do P. S. Lamego; Oliveira, Evailton Arantes de; Sousa Filho, Luciano Moreira de; Fonseca, AnaEste trabalho retrata a destinação de resíduos sólidos em obras na cidade de Manaus (Amazonas-Brasil. A cidade de Manaus foi escolhida para este estudo por estar localizada no centro da Floresta Amazônica, um patrimônio ambiental do planeta, por isto a preocupação com o descarte de resíduos sólidos. As práticas utilizadas pelas empresas de construção civil, na destinação final dos resíduos sólidos em suas obras, têm gerado dúvidas quanto a eficiência na proteção do meio ambiente. A metodologia aplicada para esta pesquisa foi a de elaboração de um questionário, o qual foi aplicado para os profissionais da área ambiental cadastrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas – CREA/AM, sendo que o questionário foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Fernando Pessoa – UFP, Porto/Portugal. O questionário foi encaminhado, via correspondência eletrônica, para 954 profissionais (jun/2018) e aplicados pessoalmente em 2 empresas de grande porte de Manaus. Os resultados encontrados demonstraram que 5% de profissionais responderam o questionário, e 100% das empresas responderam o questionário, onde concluímos que que o índice de empregabilidade é baixo, a atuação dos profissionais é pouca em comparação com o trabalho existente, e que quanto às empresas entrevistadas constatamos um monopólio no serviço terceirizado de destinação final, o que compromete a qualidade da proteção do meio ambiente.
- A new microbicidal pervious concrete pavement for hospital parking-lots: assessment of the modulus of elasticityPublication . Oliveira, Evailton Arantes de; Debrah, Justice Kofi; Guerreiro, Maria João Correia de Simas; Dinis, Maria Alzira PimentaIn the coronavirus pandemic (COVID-19), it is important to articulate a safeguard against urban contamination originating from hospitals, mainly the tires of vehicles that travel in the hospital parkinglots and contaminating the various parts of the city through traffic on urban roads. With the purpose of disinfecting the pavement of hospital parking-lots to prevent diseases, this research proposes the use of a new pavement composed of pervious concrete with calcium hydroxide (Ca(OH)2) additive, i.e., lime powder. The well-known powder lime becomes a disinfectant with a microbicidal effect which increases the pH of the pavement, being a low cost and an abundant material. Studies have shown that this additive affects the mechanical strength of pervious concrete when added to its mixture. Accordingly, the objective of the study is to find a balance between mechanical strength and the ideal proportion of lime powder additive in the pervious concrete mixture through finite element prototypes subjected to vertical loads of 10,000 N with variation in the modulus of elasticity. The results of the structural simulations indicate the prototype with the best performance ratio is 1:0.8:4 (cement:Ca(OH)2:limestone), compressive strain of 15.70 kg/cm2, density of 1,971.42 kg/m3 and modulus of elasticity of 1,480.22 MPa, with demonstrates a satisfactory mechanical performance for the use of this new pavement in hospital parking-lots.