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- Modelo de competências digitais para o contexto dos utilizadores da Rede Nacional de Escolas de Governo (MCompDig – RNEG) um estudo de caso múltiplo nas regiões do BrasilPublication . Nogueira, Daniele Herondina Oliveira Pinheiro
- Modelo de competências digitais para o contexto dos utilizadores da Rede Nacional de Escolas de Governo (MCompDig – RNEG): um estudo de caso múltiplo nas regiões do BrasilPublication . Nogueira, Daniele Herondina Oliveira Pinheiro; Gouveia, Luis BorgesA ciência da informação surgiu com o intuito de investigar o comportamento da informação e efetuar a gestão do seu fluxo em um cenário de explosão informacional. A sociedade da informação é entendida também como uma sociedade do conhecimento, pois tem relação com as mudanças quanto ao uso das TIC nos ambientes tecnológicos e econômicos, mas também face à de planear a educação, formação e organização na forma de gerir o conhecimento e o trabalho de conhecimento. Há, portanto, uma perspectiva do digital em vários contextos da sociedade, desde o individual até ao organizacional. Neste contexto, a organização pública inevitavelmente também experiência os questionamentos suscitados por esse novo olhar informacional, uma vez que suscita a necessidade de um governo eletrônico ou e-goverment, ou seja, um governo que faz uso das tecnologias da informação e comunicação tendo em vista a oferta de um serviço público mais eficiente e qualificado. É um facto que o desenvolvimento das competências digitais é fundamental para todas as esferas da vida, sobretudo para o melhor desempenho de uma organização. A abordagem metodológica da presente pesquisa baseou-se no modelo quadripolar de Paul de Bruyne, Jacques Herman e Marc de Schoutheete. Perante o exposto, o objetivo geral é propor um modelo de competências digitais para o quadro de utilizadores da RNEG, considerando aos contextos das instituições, o desafio de atuar como uma rede e visando subsidiar o fortalecimento do seu capital humano. Como objetivos específicos, foram elencados: 1. Realizar o diagnóstico da RNEG por grupo de regiões do Brasil, considerando a sua contextualização histórica, geográfica, demográfica e digital; 2. Desenvolver e validar a matriz de referência de competências digitais dos utilizadores da RNEG; 3. Desenvolver uma matriz de nível de competências digitais (nível de importância e nível de desempenho) para o contexto dos utilizadores da RNEG; 4. Elaborar um relatório do nível de competências digitais (nível de importância e nível de desempenho) por grupo de regiões, que auxilie a tomada de decisão quanto ao uso das competências dos utilizadores no contexto da rede. Para responder a estes questionamentos, utilizou-se a pesquisa exploratória e descritiva e quanto à abordagem adota-se a pesquisa qualitativa e quantitativa. E, quanto ao método de pesquisa, adotou-se a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o estudo de caso, sendo o último, a principal estratégia de investigação. O estudo de caso múltiplo foi o escolhido a fim de propiciar uma análise mais consistente das competências digitais dos utilizadores da RNEG, ao se considerar a solidez e multiplicidade de informações que serão geradas. Para fins de análise, verificou-se o nível de competência digital dos utilizadores da rede em cada uma dessas regiões. Para auxiliar os utilizadores da RNEG – Rede Nacional de Escolas de Governo, foi construído um modelo voltado para análise das competências digitais, denominado MCompDig.