Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Modelo de competências digitais para o contexto dos utilizadores da Rede Nacional de Escolas de Governo (MCompDig – RNEG): um estudo de caso múltiplo nas regiões do Brasil

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TD_34573.pdfTese_de_doutoramento_3457320.93 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A ciência da informação surgiu com o intuito de investigar o comportamento da informação e efetuar a gestão do seu fluxo em um cenário de explosão informacional. A sociedade da informação é entendida também como uma sociedade do conhecimento, pois tem relação com as mudanças quanto ao uso das TIC nos ambientes tecnológicos e econômicos, mas também face à de planear a educação, formação e organização na forma de gerir o conhecimento e o trabalho de conhecimento. Há, portanto, uma perspectiva do digital em vários contextos da sociedade, desde o individual até ao organizacional. Neste contexto, a organização pública inevitavelmente também experiência os questionamentos suscitados por esse novo olhar informacional, uma vez que suscita a necessidade de um governo eletrônico ou e-goverment, ou seja, um governo que faz uso das tecnologias da informação e comunicação tendo em vista a oferta de um serviço público mais eficiente e qualificado. É um facto que o desenvolvimento das competências digitais é fundamental para todas as esferas da vida, sobretudo para o melhor desempenho de uma organização. A abordagem metodológica da presente pesquisa baseou-se no modelo quadripolar de Paul de Bruyne, Jacques Herman e Marc de Schoutheete. Perante o exposto, o objetivo geral é propor um modelo de competências digitais para o quadro de utilizadores da RNEG, considerando aos contextos das instituições, o desafio de atuar como uma rede e visando subsidiar o fortalecimento do seu capital humano. Como objetivos específicos, foram elencados: 1. Realizar o diagnóstico da RNEG por grupo de regiões do Brasil, considerando a sua contextualização histórica, geográfica, demográfica e digital; 2. Desenvolver e validar a matriz de referência de competências digitais dos utilizadores da RNEG; 3. Desenvolver uma matriz de nível de competências digitais (nível de importância e nível de desempenho) para o contexto dos utilizadores da RNEG; 4. Elaborar um relatório do nível de competências digitais (nível de importância e nível de desempenho) por grupo de regiões, que auxilie a tomada de decisão quanto ao uso das competências dos utilizadores no contexto da rede. Para responder a estes questionamentos, utilizou-se a pesquisa exploratória e descritiva e quanto à abordagem adota-se a pesquisa qualitativa e quantitativa. E, quanto ao método de pesquisa, adotou-se a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o estudo de caso, sendo o último, a principal estratégia de investigação. O estudo de caso múltiplo foi o escolhido a fim de propiciar uma análise mais consistente das competências digitais dos utilizadores da RNEG, ao se considerar a solidez e multiplicidade de informações que serão geradas. Para fins de análise, verificou-se o nível de competência digital dos utilizadores da rede em cada uma dessas regiões. Para auxiliar os utilizadores da RNEG – Rede Nacional de Escolas de Governo, foi construído um modelo voltado para análise das competências digitais, denominado MCompDig.
Information Science emerged as a discipline to research information behavior and the manage of its flow in a scenario of information explosion. The information society is also understood as a knowledge society, as it is related to changes in the use of ICT in technological and economic environments, but also in terms of planning education, training and organization in the way of managing knowledge and knowledge work. There is, therefore, a digital perspective in various contexts of society, from the individual to the organizational. In the meantime, the public organization inevitably also experiences the questions raised by this new informational perspective, since it raises the need for an electronic government or e-government, that is, a government that makes use of these information and communication technologies with a view to offering a more efficient and qualified public service. It is a fact that the development of digital skills is fundamental for all spheres of life, especially for the best performance of an organization. The methodological approach of the present research was based on the quadripolar model proposed by Paul de Bruyne, Jacques Herman and Marc de Schoutheete. Following the this approach, the general objective is to propose a model of digital skills for RNEG's user base, considering the contexts of the institutions, the challenge of acting as a network and aiming to support the strengthening of their human capital. The following were listed as specific objectives: 1. Carry out the diagnosis of RNEG by group of regions in Brazil, considering their historical, geographic, demographic and digital contextualization; 2. Develop and validate the digital skills reference matrix for RNEG users; 3. Develop a digital skills level matrix (level of importance and level of performance) for the context of RNEG users; 4. Prepare a report on the level of digital skills (level of importance and level of performance) by group of regions, which helps decision-making regarding the use of users' skills in the context of the network. To answer these questions, exploratory and descriptive research was used and in terms of approach, qualitative and quantitative research was adopted. Now, regarding the research method, bibliographical research, documentary research and case study were adopted, the latter being the main research strategy. The multiple case study was chosen in order to provide a more consistent analysis of the digital skills of RNEG users, when considering the solidity and multiplicity of information that will be generated. For analysis purposes, the level of digital competence of network users in each of these regions was verified. To assist users of RNEG – National Network of Government Schools, a model was built aimed at analyzing digital skills, called MCompDig.
La science de l'information a émergé pour étudier le comportement de l'information et gérer son flux dans un scénario d'explosion de l'information. La société de l'information est également comprise comme une société de la connaissance, car elle est liée aux changements dans l'utilisation des TIC dans les environnements technologiques et économiques, mais aussi en termes de planification de l'éducation, de la formation et de l'organisation de la manière de gérer les connaissances et le travail de la connaissance. Il existe donc une perspective numérique dans divers contextes de société, de l'individu à l'organisation. Parallèlement, l'organisation publique est inévitablement confrontée elle aussi aux questions soulevées par cette nouvelle perspective informationnelle, puisqu'elle soulève la nécessité d'un gouvernement électronique ou e-gouvernement, c'est-à-dire d'un gouvernement qui utilise ces technologies de l'information et de la communication dans le but de à offrir un service public plus efficace et plus qualifié. C'est un fait que le développement des compétences numériques est fondamental pour toutes les sphères de la vie, notamment pour la meilleure performance d'une organisation. L'approche méthodologique de la présente recherche s'est basée sur le modèle quadripolaire de Paul de Bruyne, Jacques Herman et Marc de Schoutheete. Au vu de ce qui précède, l'objectif général est de proposer un modèle de compétences numériques pour la base d'utilisateurs du RNEG, en considérant les contextes des institutions, l'enjeu d'agir en réseau et visant à accompagner le renforcement de leur capital humain. Les objectifs spécifiques suivants ont été répertoriés: 1. Réaliser le diagnostic du RNEG par groupe de régions du Brésil, en tenant compte de leur contextualisation historique, géographique, démographique et numérique; 2. Élaborer et valider la matrice de référence des compétences numériques des utilisateurs du RNEG; 3. Développer une matrice de niveaux de compétences numériques (niveau d'importance et niveau de performance) pour le contexte des utilisateurs du RNEG; 4. Préparer un rapport sur le niveau de compétences numériques (niveau d'importance et niveau de performance) par groupe de régions, qui aide à la prise de décision concernant l'utilisation des compétences des utilisateurs dans le contexte du réseau. Pour répondre à ces questions, des recherches exploratoires et descriptives ont été utilisées et en termes d'approche, des recherches qualitatives et quantitatives ont été adoptées. Désormais, en ce qui concerne la méthode de recherche, la recherche bibliographique, la recherche documentaire et l'étude de cas ont été adoptées, cette dernière étant la principale stratégie de recherche. L'étude de cas multiples a été choisie afin de fournir une analyse plus cohérente des compétences numériques des utilisateurs du RNEG, compte tenu de la solidité et de la multiplicité des informations qui seront générées. À des fins d'analyse, le niveau de compétence numérique des utilisateurs du réseau dans chacune de ces régions a été vérifié. Pour aider les utilisateurs du RNEG – National Network of Government Schools, un modèle a été construit visant à analyser les compétences numériques, appelé MCompDig.

Description

Keywords

Ciência da informação Sociedade da informação e do conhecimento Digital Serviço público Competências digitais RNEG Information science Information and knowledge society Digital Public service Digital skills Sciences de l'information Société de l'information et du savoir Numérique Service publique Compétences numériques

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License