Browsing by Author "Canedo, Vanessa Carina Ferreira"
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- O diagnóstico do meio escolar realizado por agentes educativos na área geográfica de Santa Maria da Feira e PortoPublication . Canedo, Vanessa Carina Ferreira; Caridade, SóniaNos dias de hoje a escola é vista como sendo um meio no qual se pode “trabalhar” as crianças e adolescentes que o frequentam, para que o seu processo de socialização e de desenvolvimento pessoal seja o mais normativo possível. Isto é, tentar arranjar estratégias que promovam a formação de jovens com bases cívicas e com objetivos de vida. O estudo aqui apresentado ao longo deste artigo tem como principal objetivo perceber quais as lacunas que mais afetam o desenvolvimento saudável, seja pessoal, escolar ou social, que podem ser colmatadas através de uma melhor intervenção escolar. Desta forma, este projeto conjuga a opinião de professores e auxiliares de diferentes escolas da região do Porto e de Santa Maria da Feira. A análise realizada contou com a opinião de 91 participantes cujas idades variam dos 29 aos 63 anos (X = 47.27 anos; D.P. = 5.09). De uma forma geral, os entrevistados mostraram ter uma perceção realista tanto do espaço físico como do funcionamento dos estabelecimentos de ensino no qual trabalham. Neste estudo em específico, de um modo geral, as escolas encontram-se situadas em zonas de bons acessos e transportes assim como são razoavelmente vigiadas. Mais uma vez salienta-se a necessidade da criação de equipas multidisciplinares (psicólogos, criminólogos, assistentes sociais…) para uma melhor intervenção nos estabelecimentos escolares.
- Programa de competências parentais para prevenção da negligênciaPublication . Canedo, Vanessa Carina Ferreira; Sacau, AnaNos dias que decorrem os maus-tratos e a negligência por parte dos progenitores aos menores que se encontram à sua responsabilidade têm vindo a crescer de um modo quase exponencial. Contudo este é um tema que não é atual, uma vez que já nos nossos antepassados existiram registos de situações de maus-tratos com crianças e situações de escravidão. Tal como sabemos os efeitos dos maus-tratos não são apenas evidências físicas, tais como pisaduras, mordeduras… Estes podem ainda ser afetivos, sociais, comportamentais ou até mesmo cognitivos. O que pode levar a um défice no desenvolvimento integral do indivíduo. De um modo geral, com os questionários que foram sendo administrados, com as visitas domiciliárias e com as sessões de formação de competências parentais foi notório que os progenitores conseguem identificar quais os tipos e sinais dos maus-tratos assim como os comportamentos que são reconhecidos como uma forma maltratante. Com a implementação do programa de competências parentais verificaram-se melhorias nos estilos parentais dos progenitores envolvidos assim como no ambiente familiar e na organização da habitação.