Cadernos de Comunicação e Linguagem (2009 - 2010)
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Browsing Cadernos de Comunicação e Linguagem (2009 - 2010) by Author "Capellini, Simone Aparecida"
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- Eficácia do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagemPublication . Pinheiro, Fábio Henrique; Nunes, Cristiane Lima; Capellini, Simone AparecidaObjetivos: Verificar a eficácia terapêutica do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem. Método: Participaram deste estudo 40 escolares de 8 a 14 anos, de ambos os gêneros, de 2 a 4ª séries do ensino fundamental. Como procedimentos foram utilizados o Instrumento de Avaliação Seqüencial – CONFIAS e testes de avaliação do processamento auditivo e o programa Audio Training®. Conclusão: Os achados evidenciaram a eficácia do programa pela melhora obtida nos testes do processamento auditivo e de habilidades fonológicas. Aim: To verify the effectiveness of an auditory training program in students with learning disabilities. Methods: A number of 40 students between 8 to 14 years old, both genders, from 2nd to 4th grades participated in this study. As procedure the Sequential Evaluation – CONFIAS, the auditory processing tasks, and Audio Training® Program were used. Conclusion: The results revealed the effectiveness of the program through improvement in the
- Habilidade metalingüística e leitura em escolares brasileiros de 1ª a 4ª séries do ensino elementarPublication . Cunha, Vera Lúcia Orlandi; Capellini, Simone AparecidaOs objetivos deste estudo foram caracterizar e comparar o desempenho metalingüístico e de leitura de 120 escolares brasileiros de 1ª a 4ª séries, divididos em quatro grupos. Foi verificado diferença estatisticamente significante nas provas de habilidades metalingüísticas e de leitura. Os desempenhos dos escolares se tornaram superior da 1ª para a 4ª série. O desempenho foi superior nas provas silábicas se comparada as provas fonêmicas. Ocorreu prevalência do uso da rota fonológica nas séries iniciais e da rota lexical na 4ª série. The aim of this study was to characterize and to compare the metalinguistic and reading performance of 120 Brazilian students from 1st to 4th grades, divided into 4 groups. There were statistically significant differences. The performance of the students was superior for the 1st to 4th grade. There was superior performance in the syllabic tasks as compared to the phonemic ones. There is prevalence of use of the phonological route in the initial grades and the lexical route in the 4th grade.