FCHS (DCEC) - Artigos em Revistas Científicas Nacionais com Arbitragem Científica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCEC) - Artigos em Revistas Científicas Nacionais com Arbitragem Científica by Author "Galhardo, Andreia"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O ritual da comunicação e o ritual do consumo: novas tribos, novos rituaisPublication . Silva, Susana; Galhardo, Andreia; Torres, RuiEste artigo aborda a condição dos objectos enquanto signos produzidos pelo discurso publicitário, promovendo uma reflexão sobre as relações que se estabelecem entre comunicação, consumo e publicidade. Nas sociedades contemporâneas, os objectos excedem as suas características funcionais para se revestirem de tecido simbólico, transportando significados e valores que se projectam nas relações sociais e na ideologia que orienta a actuação do indivíduo no mundo. Alargada e adaptada aos mais diferentes suportes desta cultura mediática, a publicidade equipara-se a uma forma de religião perante as novas tribos do consumo, elevando meros produtos a objectos mágicos e transformando rituais de aquisição em rituais de comunicação. Neste jogo simbólico, os objectos surgem plenos de valor identitário, representando socialmente o indivíduo e colocando-o perante as múltiplas imagens do consumo e de si mesmo.
