FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento by Author "Bucho, João Luís Saporiti Machado da Cruz"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O jogo de areia como instrumento pedagógico na formação do psicólogo: criatividade e subjectividadePublication . Bucho, João Luís Saporiti Machado da Cruz; Matos, Marta; Bahia, SaraEsta investigação tem como principal objectivo avaliar a importância do jogo de areia como instrumento pedagógico na formação do psicólogo. Graças às suas inúmeras potencialidades acreditamos poder estimular a criatividade, contribuir para a dimensão subjectiva e para a construção identitária. Trata-se de um estudo exploratório, sendo utilizada uma metodologia quantitativa e qualitativa. Através de um modelo de investigação-acção, o objecto de estudo incidiu num grupo de oito psicólogas, que participaram no programa de intervenção “Grupo Vivencial: Introdução ao Jogo de areia”, constituído por catorze sessões, num total de trinta horas, onde foram fornecidas informações teóricas-práticas-vivenciais sobre o jogo de areia. Na análise quantitativa, foi efectuada a avaliação pré e pós-teste, através do Teste de Pensamento Criativo de Urbam e Jellen (1996; Ibérico Nogueira & Almeida, 2007) e da Escala de Estilos de Pensar e Criar, de Wechsler (1999; versão portuguesa de Garcês, 2011). Para a análise qualitativa, recorreu-se à epistemologia qualitativa de González Rey (2000, 2003), que enfatiza o aspecto construtivo-interpretativo-dialógico na construção do conhecimento, tendo sido utilizados dois instrumentos construídos para o efeito, a grelha de observação e a folha de registo sobre o jogo de areia, que foram aplicados durante as várias sessões, assim como foi efectuada a análise dos cenários construídos, através da integração das filmagens/fotografias, com as narrativas e comentários dos autores das cenas. Para se poder efectuar a análise sobre o estado actual dos profissionais de psicologia que conhecem e utilizam o jogo de areia, assim como em que contextos o utilizam, foi construído o questionário “Diagnóstico sobre o jogo de Areia” que foi enviado via on-line através do Lime Survey, ao qual responderam 124 psicólogos. Apesar das limitações e restrições deste estudo, os resultados obtidos indicam que o jogo de areia como instrumento pedagógico utilizado na formação do psicólogo, contribui para a estimulação da criatividade, facilitando a configuração de diversos sentidos subjectivos e ajudando na construção da sua identidade pessoal e profissional. Por outro lado, os resultados do questionário ilustram o desconhecimento que os psicólogos têm sobre o jogo de areia e que é reflexo da escassez ou mesmo ausência de bibliografia nacional sobre o tema.