FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado
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Browsing FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado by Author "Albuquerque, Lívia Cristina Enders de"
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- Experiência do consumidor no comércio eletrónico em Portugal: análise das motivações, critérios de avaliação e intenção de compra em lojas onlinePublication . Albuquerque, Lívia Cristina Enders de; Cardoso, Paulo RibeiroDesde os anos 90, a revolução digital tem transformado o comércio eletrónico, impulsionado pelos avanços tecnológicos que modernizaram o setor. A era digital popularizou novas formas de consumo, revolucionando o processo de compra dos consumidores. Durante a pandemia da Covid-19, o comércio eletrónico estabeleceu-se como uma tendência dominante devido à adaptação das empresas ao mercado online. Esta mudança teve um impacto significativo nos hábitos e preferências de consumo dos consumidores, afetando a frequência, o valor e a diversidade das compras online. Neste contexto, cerca de 91% dos consumidores portugueses modificaram seus padrões de consumo devido a pressões económicas, ao fechamento de lojas físicas e à reavaliação de prioridades (EY, 2021). Desta forma, torna-se fundamental entender o impacto do crescimento do comércio eletrónico na experiência de compra do consumidor. Assim, a presente investigação tem como objetivo analisar o impacto do comércio eletrónico na experiência do consumidor residente em Portugal, explorando as motivações para a utilização de lojas online, os critérios de avaliação dessas lojas e os fatores que contribuem para uma experiência positiva e a intenção de compra nesse canal. Para alcançar este objetivo, foram utilizadas bases teóricas adaptadas ao contexto específico das lojas online em Portugal, fundamentadas em estudos anteriores conduzidos por Rose et al. (2012), Chiu et al. (2014) e Jain e Sharma (2020), que abordaram e validaram dimensões semelhantes no âmbito do comércio eletrónico. A metodologia adotada consistiu numa pesquisa de carácter quantitativo, que utiliza um questionário aplicado a uma amostra de 205 consumidores residentes em Portugal. Os resultados revelaram que os consumidores em Portugal têm uma perceção positiva relativamente ao comércio eletrónico. Além disso, as contribuições desta pesquisa incluíram uma compreensão mais aprofundada dos fatores que influenciaram as decisões de compra dos consumidores em lojas online e destacaram a importância de oferecer experiências personalizadas e envolventes para aumentar a probabilidade de conversão e fidelização.