FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado by Author "Afonso, Sónia dos Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A atitude dos médicos face às técnicas de comunicação usadas pela indústria farmacêutica. A força de vendas como ferramenta de comunicação do marketing farmacêuticoPublication . Afonso, Sónia dos SantosO mercado farmacêutico tem sido alvo de especial atenção, nos últimos anos, particularmente na área da comunicação. No contexto do Marketing Farmacêutico, a divulgação e a promoção de medicamentos sujeitos a receita médica recorre a uma variedade de suportes que envolvem não só a imprensa especializada dirigida à comunidade médica como as literaturas de apoio aos delegados e os brindes promocionais. Esta tese, examinará os meios de comunicação usados pela Indústria Farmacêutica para divulgar e promover os medicamentos sujeitos a receita médica junto do médico. Para isso tentou-se compreender, sistematizar e descrever o processo de comunicação da indústria farmacêutica e analisar a atitude dos médicos face à comunicação, cruzando a sua atitude com a dos profissionais de marketing e vendas dos laboratórios. Numa primeira parte, é apresentada a revisão bibliográfica efectuada sobre a história da indústria farmacêutica em Portugal, características do mercado actual e os diferentes aspectos que envolvem a comunicação farmacêutica, passando pelos seus intervenientes, meios mensagens promocionais utilizadas. Numa segunda parte, é apresentado o trabalho empírico, em que foram efectuadas 12 entrevistas em profundidade a médicos e profissionais de maketing e vendas. O cruzamento dos resultados das entrevistas permitiu analisar a atitude dos médicos face às técnicas de comunicação usadas pela indústria farmacêutica para promover medicamentos sujeitos a receita médica e compreender ambos os lados do processo de comunicação.