FCHS (DCEC) - Ciências da Comunicação
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCEC) - Ciências da Comunicação by Author "Coelho, Inês Fontes Neves de Sousa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A publicidade como um espelho histórico e social: publicidade, causas sociais e espaço públicoPublication . Coelho, Inês Fontes Neves de Sousa; Cardoso, Paulo RibeiroNuma época marcada, de modo geral, pelo consumismo, torna-se essencial abordar um tema que está profundamente integrado à sociedade. Este trabalho de pesquisa concentra-se na publicidade, mas não sob a ótica óbvia e imediata que geralmente surge ao mencionar o tema. A publicidade é, portanto, o objeto central deste estudo, que se foca na análise e reflexão sobre a influência da sociedade na atividade publicitária, ou seja, no processo de criação de anúncios publicitários. A crescente mobilização em torno de causas sociais e a atuação diversificada do terceiro setor demonstram que os paradigmas da participação e da comunicação pública estão em transformação. Neste contexto, a publicidade pode e deve ser pensada como um instrumento de construção do bem comum, desde que orientada por princípios éticos e alinhada com os valores democráticos. Ao explorar o papel da publicidade social no contexto português, esta investigação pretende contribuir para a compreensão das novas formas de cidadania mediada, sublinhando a importância da interseção entre comunicação, ética e responsabilidade social. Reconhecer o poder transformador da publicidade, quando mobilizada para além do consumo comercial, é reconhecer também o potencial da comunicação enquanto força de mudança numa sociedade democrática. Assim, após a análise do material apresentado, conclui-se que a publicidade, de facto, evolui em sintonia com a sociedade, incorporando seus ideais e valores como critérios fundamentais para a execução de sua atividade.