ESS (DCETS) - (TD) Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS (DCETS) - (TD) Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem by Author "Lavezzo, Elaine"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A contribuição do teatro pedagógico para o desenvolvimento da comunicação e da criatividade do aluno: uma investigação com educadores e pais do Ensino Fundamental em uma escola na cidade de Barueri, São Paulo, BrasilPublication . Lavezzo, Elaine; Silva, IsabelEsta tese investiga o impacto do teatro pedagógico para potencializar o desenvolvimento de habilidades e competências consideradas muito importantes para a formação do cidadão do século XXI, tais como a criatividade e a comunicação, entre outras. O objetivo geral da investigação é apresentar a contribuição do teatro pedagógico como ferramenta educacional inovadora, que pode ser utilizada em diferentes cenários educacionais. Para contracenar com o objetivo geral, esta tese está dividida em quatro artigos, articulados em dois estudos teóricos e dois estudos empíricos. O primeiro artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura para dialogar com o objetivo específico que é: identificar a contribuição do teatro pedagógico para potencializar a comunicação e a criatividade. A primeira revisão sistemática da literatura mostra a abrangência do teatro como importante instrumento pedagógico para potencializar a criatividade e a comunicação de crianças e jovens no mundo. O segundo artigo também utiliza como metodologia a revisão sistemática da literatura para atender ao segundo objetivo específico que é: identificar a contribuição do teatro pedagógico para o desenvolvimento da linguagem. Os estudos que integram o segundo artigo atestam que a intervenção baseada no teatro pode promover a comunicação tanto por meio da interação social, como por meio do uso de técnicas de leitura dramática. O terceiro artigo mostra como se estrutura a metodologia do Teatro do Método Pedagógico Holístico na prática escolar e, por meio de um estudo empírico realizado em uma escola particular da cidade de Barueri, busca atender ao terceiro objetivo específico que é: apresentar o Teatro do Método Pedagógico Holístico e sua contribuição para o desenvolvimento de habilidades comunicacionais, criativas, colaborativas e socioemocionais. O quarto artigo apresenta o estudo empírico realizado com os familiares dos alunos busca atender ao quarto objetivo específico que é: verificar a percepção dos educadores e familiares a respeito da proposta do Teatro do Modelo Pedagógico Holístico para o desenvolvimento de habilidades de comunicação, a criatividade, o engajamento, a flexibilidade, o pensamento crítico, o trabalho colaborativo e o respeito às diferenças. No 3º e 4º capítulos, os estudos exploratórios, de carácter transversal e com adoção de métodos mistos, qualitativos e quantitativos, concluem que o Teatro Pedagógico do Método Holístico é considerado uma ferramenta eficaz para a melhora da comunicação e criatividade dos alunos, além de promover o trabalho colaborativo, o pensamento crítico, o engajamento e as competências socioemocionais.