ESS (DCETS) - (TD) Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem
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Browsing ESS (DCETS) - (TD) Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem by Author "Braga, Ivaneide Almeida"
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- PHDA na população infantil: conhecimentos/crenças, comportamento social e linguístico e a intervenção de AEE – perceções de pais, professores, monitores de educação inclusiva e equipa multiprofissionalPublication . Braga, Ivaneide Almeida; Maia, FátimaEsta investigação teve como finalidade estudar a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) na População Infantil: Conhecimentos/Crenças, Comportamento Social e Linguístico e a Intervenção de Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Perceções de Pais, Professores, Monitores de Educação Inclusiva e Equipa Multiprofissional. A amostra foi constituída por 36 crianças com PHDA, 36 pais, 36 professores, 36 monitores e 18 profissionais que compõem uma equipa multiprofissional. A metodologia utilizada foi uma abordagem descritiva, transversal e correlacional, com a integração de dados de caráter quantitativo e qualitativo. Os dados foram recolhidos através dos instrumentos: Questionários Sociodemográfico e Socioprofissional, Knowledge of Attention Deficit Disorders Scale (KADDS) (traduzido e adaptado neste estudo para o Português do Brasil), Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Académica para Crianças (SSRS), ABFW – Teste de Linguagem Infantil (Prova de Fonologia), Percentagem de Consoantes Corretas, Escala de Inteligibilidade em Contexto (ICS): Português, Speech Participation and Activity Assessment of Children (SPAA-C) (traduzido e adaptado neste estudo para o Português do Brasil) e um Guião de entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados quantitativos foi realizado com recurso à estatística descritiva e inferencial, e os dados qualitativos foram analisados através de análise lexicográfica clássica e análise de conteúdo. Todas as questões éticas foram salvaguardadas. Os resultados globais obtidos indicaram que os conhecimentos de pais, professores, monitores de educação inclusiva e profissionais da equipa multiprofissional apresentaram-se num nível mediano, sendo identificados vários equívocos que podem comprometer o diagnóstico. As crianças com PHDA apresentaram dificuldades em desenvolver habilidades sociais, o que favorece a ocorrência de problemas de comportamento (internalizantes e externalizantes) e baixo desempenho académico, em específico no desenvolvimento da leitura, escrita e competências matemáticas. Foi constatado que apresentaram também algum tipo de comprometimento na fala e que este afeta o relacionamento com os seus pares, o convívio familiar e o comportamento. No que se refere à intervenção de AEE, esta demonstrou-se eficaz quanto à socialização destas crianças e ao desenvolvimento de suas habilidades. No entanto, identificou-se a necessidade de uma maior coordenação na intervenção entre todos os intervenientes, bem como de uma maior capacitação, para melhoria do apoio prestado.