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- Compreensão leitora: um estudo de caso com alunos do ensino presencial com mediação tecnológica no estado do AmazonasPublication . Santos, Lúcia Regina Silva dos; Costa, AnaA presente tese tem como objetivo geral, avaliar através do Método Cloze o nível da compreensão leitora dos estudantes que participam da metodologia Ensino Presencial com Mediação Tecnológica–EPMT, no Estado do Amazonas, ofertado pela Secretaria de Estado de Educação do Amazonas, através do Centro de Mídias de Educação do Amazonas – CEMEAM, item pontuado como fragilidade pelos docentes e pedagogos (as) que atuam no CEMEAM. Em todo percurso da pesquisa e coleta de dados, a realidade geográfica e logística de acesso ao ambiente escolar foi levada em consideração, pois consequentemente interferem diretamente no ensino aprendizagem desse público. Foram avaliados na primeira etapa de coleta 53 estudantes com idade entre 17 e 47 anos, na segunda etapa por diversos fatores (enchentes dos rios, trabalho fora do município e transporte), somente 29 estudantes participaram com idade entre 18 e 47 anos. Os materiais utilizados: levantamento bibliográfico, aplicação de questionários com questões abertas e múltipla escolha, entrevistas, questionários comportamentais referente à antes - durante e pós leitura, Teste Cloze, tabulação dos resultados, Oficina de Leitura e tabulação dos resutados pós oficina de leitura. Na primeira etapa de aplicação do teste Cloze, 22% dos participantes segundo a classificação de Bormuth (1968), encontravam-se no nível FRUSTRAÇÃO, indicando que o leitor conseguiu retirar poucas informações da leitura e, consequentemente, obteve pouco êxito na compreensão. Após primeiro diagnostico, ações pedagógicas foram elaboradas objetivando elaborar ações pautadas nos resultados da aplicação do teste Cloze. A elaboração de uma Oficina de Leitura, nos foi mais viável respeitando a realidade geográfica que envolvia o estudo, os resultados após execução da Oficina nos indicaram que, nenhum participante se encontrava no nível FRUSTRAÇÂO. Percebemos que os resultados a partir da aplicação do teste Cloze e tabulação dos dados, possibilitava ao mediador da ação, desenvolver atividades pontuais na(s) fragilidade(s) detectadas que afetam diretamente a compreensão leitora dos participantes, os resultados foram promissores para a continuidade de futuras ações.
- PHDA na população infantil: conhecimentos/crenças, comportamento social e linguístico e a intervenção de AEE – perceções de pais, professores, monitores de educação inclusiva e equipa multiprofissionalPublication . Braga, Ivaneide Almeida; Maia, FátimaEsta investigação teve como finalidade estudar a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) na População Infantil: Conhecimentos/Crenças, Comportamento Social e Linguístico e a Intervenção de Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Perceções de Pais, Professores, Monitores de Educação Inclusiva e Equipa Multiprofissional. A amostra foi constituída por 36 crianças com PHDA, 36 pais, 36 professores, 36 monitores e 18 profissionais que compõem uma equipa multiprofissional. A metodologia utilizada foi uma abordagem descritiva, transversal e correlacional, com a integração de dados de caráter quantitativo e qualitativo. Os dados foram recolhidos através dos instrumentos: Questionários Sociodemográfico e Socioprofissional, Knowledge of Attention Deficit Disorders Scale (KADDS) (traduzido e adaptado neste estudo para o Português do Brasil), Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Académica para Crianças (SSRS), ABFW – Teste de Linguagem Infantil (Prova de Fonologia), Percentagem de Consoantes Corretas, Escala de Inteligibilidade em Contexto (ICS): Português, Speech Participation and Activity Assessment of Children (SPAA-C) (traduzido e adaptado neste estudo para o Português do Brasil) e um Guião de entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados quantitativos foi realizado com recurso à estatística descritiva e inferencial, e os dados qualitativos foram analisados através de análise lexicográfica clássica e análise de conteúdo. Todas as questões éticas foram salvaguardadas. Os resultados globais obtidos indicaram que os conhecimentos de pais, professores, monitores de educação inclusiva e profissionais da equipa multiprofissional apresentaram-se num nível mediano, sendo identificados vários equívocos que podem comprometer o diagnóstico. As crianças com PHDA apresentaram dificuldades em desenvolver habilidades sociais, o que favorece a ocorrência de problemas de comportamento (internalizantes e externalizantes) e baixo desempenho académico, em específico no desenvolvimento da leitura, escrita e competências matemáticas. Foi constatado que apresentaram também algum tipo de comprometimento na fala e que este afeta o relacionamento com os seus pares, o convívio familiar e o comportamento. No que se refere à intervenção de AEE, esta demonstrou-se eficaz quanto à socialização destas crianças e ao desenvolvimento de suas habilidades. No entanto, identificou-se a necessidade de uma maior coordenação na intervenção entre todos os intervenientes, bem como de uma maior capacitação, para melhoria do apoio prestado.