ESS (DCETS) - (TD) Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem
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Browsing ESS (DCETS) - (TD) Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem by Author "Afonso, Irina Alexandra do Livramento"
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- Perceções de parceiros de comunicação sobre o uso de comunicação aumentativa e / ou alternativa em crianças e jovens com multideficiênciaPublication . Afonso, Irina Alexandra do Livramento; Maia, Fátima; Meneses, RuteA multideficiência é uma condição que afeta várias áreas do desenvolvimento da criança/jovem, conferindo-lhe limitações que dificultam a sua participação social e qualidade de vida. A comunicação destas crianças/jovens é uma das dimensões comprometidas, sendo de cariz prioritário a intervenção neste âmbito contemplar a implementação de sistemas de comunicação aumentativa e/ou alternativa (CAA). Desta forma, a presente investigação pretendeu identificar as perceções dos principais parceiros de comunicação de crianças/jovens com multideficiência no contexto escolar, profissionais da equipa escolar e pais/cuidadores, sobre o uso de CAA e seus correlatos sociodemográficos. Para este efeito, desenvolveu-se um estudo quantitativo, complementado por dados qualitativos, de caráter observacional, descritivo e transversal. Os dados foram recolhidos através de questionários sociodemográfico e socioprofissional e de três instrumentos, que foram traduzidos e adaptados para o Português Europeu. A recolha dos dados decorreu de junho a outubro de 2021, tendo sido salvaguardadas todas as questões éticas. Os resultados obtidos permitiram constatar a existência de um reconhecimento por parte dos parceiros de comunicação dos principais benefícios/vantagens, constrangimentos/barreiras e estratégias facilitadoras na implementação de CAA. A comparação entre os itens dos três instrumentos aplicados a profissionais e pais/cuidadores com as variáveis consideradas para este estudo sugerem a existência de uma relação entre aspetos como a profissão, experiência profissional, experiência na utilização de CAA e conhecimento em CAA com as perceções/atitudes dos mesmos perante crianças/jovens com multideficiência que utilizam esta ferramenta. Estas comparações, na globalidade, apontam ainda para a necessidade, na prática, do reforço de aspetos relacionados com a formação/conhecimento em CAA, trabalho em equipa, articulação entre profissionais e pais/cuidadores, treino de parceiros de comunicação e condições adequadas para apoiar o processo de implementação e acompanhamento desta ferramenta a esta população (e.g. tempo, materiais, flexibilidade para articulação com parceiros de comunicação), o que coloca desafios não só aos profissionais mas também aos serviços onde estes trabalham. Desta forma, o presente estudo tem o intuito de contribuir para uma maior reflexão para esta temática, junto dos principais parceiros de comunicação, no sentido de aumentar a consciencialização para a importância de aspetos que poderão ser determinantes no processo de implementação de CAA nestas crianças/jovens.