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- Training to communicate effectively: documentary comparative analysis of the portuguese training offerPublication . Queirós, Sílvia; Meneses, Rute; Couto, GermanoIntrodução: A formação específica e adequada dos profissionais de saúde em comunicação clínica revela-se de extrema importância para uma boa relação comunicativa com o paciente. Objetivo: Analisar formações pós-graduadas e profissionais em comunicação clínica ou competências de comunicação, destinadas a fisioterapeutas, existentes em Portugal, através de uma análise comparativa documental. Métodos: Realizada pesquisa online, em diferentes sites de empresas de formação específica para fisioterapeutas e/ou profissionais de saúde, assim como nas páginas online das diferentes universidades e institutos politécnicos portugueses, com formação pós-graduada e profissional destinada a fisioterapeutas, e ainda nos sites da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas e na Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica. Resultados: A pesquisa permitiu identificar oito ofertas formativas na área da comunicação clínica destinadas a fisioterapeutas. Os cursos foram analisados e comparados relativamente à designação da formação, do seu regime, tipologia, destinatários, local de realização, data de realização, entidade formadora, habilitações do formador, carga horária, objetivos, conteúdos programáticos, tipo de avaliação, classificação e grau académico/profissional conferido (se aplicável). Todos os cursos são de carácter teórico-pratico, com carga horária a variar entre oito e 100 horas, seis cursos presenciais e dois em formato online. Todos os cursos eram destinados a grupos de profissionais de saúde de diversas áreas, nenhum destinado especificamente a fisioterapeutas. Verificou-se bastante homogeneidade relativamente aos conteúdos programáticos e metodologias de ensino. Conclusão: O estudo permitiu identificar e caracterizar a oferta formativa em comunicação clínica disponível em Portugal, destinados a fisioterapeutas, que permitem melhorar a relação de comunicação fisioterapeuta-utente. Permitiu ainda identificar as principais necessidades formativas neste contexto. A informação disponível revelou diversas convergências e divergências na oferta formativa identificada, contudo verificou-se que a metodologia de ensino foi de caráter expositivo teórico e prático com a visualização de vinhetas clínicas, atividades de role-play e entrevista com pacientes simulados, embora não tenha sido possível identificar a metodologia de avaliação dos cursos.
- Perceções de parceiros de comunicação sobre o uso de comunicação aumentativa e / ou alternativa em crianças e jovens com multideficiênciaPublication . Afonso, Irina Alexandra do Livramento; Maia, Fátima; Meneses, RuteA multideficiência é uma condição que afeta várias áreas do desenvolvimento da criança/jovem, conferindo-lhe limitações que dificultam a sua participação social e qualidade de vida. A comunicação destas crianças/jovens é uma das dimensões comprometidas, sendo de cariz prioritário a intervenção neste âmbito contemplar a implementação de sistemas de comunicação aumentativa e/ou alternativa (CAA). Desta forma, a presente investigação pretendeu identificar as perceções dos principais parceiros de comunicação de crianças/jovens com multideficiência no contexto escolar, profissionais da equipa escolar e pais/cuidadores, sobre o uso de CAA e seus correlatos sociodemográficos. Para este efeito, desenvolveu-se um estudo quantitativo, complementado por dados qualitativos, de caráter observacional, descritivo e transversal. Os dados foram recolhidos através de questionários sociodemográfico e socioprofissional e de três instrumentos, que foram traduzidos e adaptados para o Português Europeu. A recolha dos dados decorreu de junho a outubro de 2021, tendo sido salvaguardadas todas as questões éticas. Os resultados obtidos permitiram constatar a existência de um reconhecimento por parte dos parceiros de comunicação dos principais benefícios/vantagens, constrangimentos/barreiras e estratégias facilitadoras na implementação de CAA. A comparação entre os itens dos três instrumentos aplicados a profissionais e pais/cuidadores com as variáveis consideradas para este estudo sugerem a existência de uma relação entre aspetos como a profissão, experiência profissional, experiência na utilização de CAA e conhecimento em CAA com as perceções/atitudes dos mesmos perante crianças/jovens com multideficiência que utilizam esta ferramenta. Estas comparações, na globalidade, apontam ainda para a necessidade, na prática, do reforço de aspetos relacionados com a formação/conhecimento em CAA, trabalho em equipa, articulação entre profissionais e pais/cuidadores, treino de parceiros de comunicação e condições adequadas para apoiar o processo de implementação e acompanhamento desta ferramenta a esta população (e.g. tempo, materiais, flexibilidade para articulação com parceiros de comunicação), o que coloca desafios não só aos profissionais mas também aos serviços onde estes trabalham. Desta forma, o presente estudo tem o intuito de contribuir para uma maior reflexão para esta temática, junto dos principais parceiros de comunicação, no sentido de aumentar a consciencialização para a importância de aspetos que poderão ser determinantes no processo de implementação de CAA nestas crianças/jovens.
- Inteligência emocional e gestão de conflitos em atletas de formação na modalidade de futebol com idades entre os 15 e os 19 anosPublication . Costa, Tiago Manuel Teixeira da; Costa, AnaO estudo da Inteligência Emocional e da Gestão de Conflitos tem vindo a tornar-se cada vez mais relevante na formação de atletas, sendo que a Inteligência emocional tem vindo a ser definida pela habilidade que um sujeito tem de compreender, expressar, gerir e perceber emoções. Sendo que estes jovens atletas experienciam diversas emoções em campo no decorrer do jogo, assim como todos os agentes desportivos intervenientes no mesmo, torna-se importante compreender as competências destes para lidar com as emoções dos próprios, dos seus pares, mas também de outros agentes desportivos. Desta forma este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a Inteligência Emocional e a forma como esta se relaciona com a gestão de conflitos por parte dos atletas de formação, na modalidade futebol dos 15 aos 19 anos, em contexto competitivo. Na investigação participaram 56 sujeitos com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos (M = 17,09 ; Dp = 1,269). A recolha de dados foi efetuada através do preenchimento de três questionários: Questionário Sociodemográfico, Questionário de Competências Emocionais (ESQC) adaptado para a população portuguesa por Faria e Lima Santos (2005) e Questionário Breve de Gestão Construtiva de Conflitos. Os resultados sugerem que quanto maiores as habilitações literárias maiores as capacidades de gestão de conflitos dos jovens, sendo que quanto mais jovens maiores serão as competências emocionais dos participantes. Para além disso os valores registados a nível de competências emocionais são semelhantes aqueles que foram obtidos noutros estudos com idades semelhantes registando-se diferenças entre o grupo, assim como ao nível das habilitações literárias. Por sua vez no que diz respeito aos valores relacionados com as competências emocionais registaram-se valores mais reduzidos nos participantes mais velhos, podendo isso dever-se a um maior autoconceito. Também foi possível registar correlação entre a Capacidade de Lidar com a Emoção, a Perceção Emocional e a Expressão Emocional com a Anuência, a Dominância e o Compromisso.