Cibertextualidades - Nº 04, 2011
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Cibertextualidades - Nº 04, 2011 by Author "Rurato, Paulo"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- As características dos aprendentes na Educação a Distância (EaD): apresentação de um instrumento e contextualizaçãoPublication . Rurato, PauloAs rápidas mudanças no local de trabalho, os desafios colocados pela Sociedade da Informação e pela Globalização exigem alterações na educação, formação contínua e ao longo da vida. Sob tais circunstâncias, é irreal esperar que as estruturas educacionais tradicionais respondam adequadamente a estes desafios. Novos métodos exigirão novas formas de organização, que, por sua vez, requerem que se repense a educação e as políticas educativas. A EaD é um desafio, colocando novas exigências, tanto a aprendentes, como a facilitadores. Schrum e Hong (2002) identificaram um conjunto de sete dimensões para serem aplicadas em ambientes de aprendizagem a distância, que permitem conseguir alcançar experiências de aprendizagem positivas e com sucesso: (1) recursos tecnológicos; (2) experiência tecnológica; (3) hábitos e capacidade de estudo; (4) fatores de estilo de vida; (5) objetivos e finalidades; (6) estilos de aprendizagem e (7) características pessoais. A tese defendida neste trabalho propõe que os aprendentes, quando inquiridos sobre as suas características, numa abordagem transversal incidindo sobre os diferentes aspetos da sua vida familiar, pessoal e profissional, recursos tecnológicos a que têm acesso e modo como lidam com eles, assim como a sua motivação e preferências nos modos de aprender, possibilitam a antevisão de um conjunto de informações que, se disponibilizadas aos facilitadores, permitem que ambos os intervenientes (aprendentes e facilitadores), disponham de mecanismos que lhes facilitem a adoção de estratégias de aprendizagem, suscetíveis de conduzir a uma experiência de aprendizagem bem sucedida.
- Learner characteristics in Distance Education (DE): presentation of an instrument and contextPublication . Rurato, PauloFaced with the great changes occurring in the workplace as well as the challenges placed by the Information Society and by Globalization demand a new perspective for education, continuous training and lifelong learning. Under such conditions we can expect that actual education structures will not be able to respond well to these challenges. New methods demand new organization alternatives that, in turn, require new educational policies and the rethinking of education itself. DE is a challenge by itself, placing new demands both to the learners, and facilitators. Schrum and Hong (2002) identify a set of seven dimensions for a distance learning environment, which allows the setting of positive learning experiences: (1) access tools; (2) technology experience; (3) study habits and skills; (4) life style factors; (5) goals and purposes; (6) learning preferences; (7) personal characteristics. The thesis defended in this paper holds that learners, when asked about their characteristics, considering a transversal approach focusing on different aspects of their family, personal and professional life, the available technology resources, technology skills, as well as motivation and learning preferences, provide a preview of a set of information that, if made available to facilitators, allows both players (learners and facilitators) access to the mechanisms that ease the adoption of learning strategies, that enhance the possibility of a well-succeeded learning experience.