FCT (GTRS) - Relatórios Internos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCT (GTRS) - Relatórios Internos by Author "Cavaignac, Selma"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Jogos na Aprendizagem: uma proposta de modelo para o ensino de JornalismoPublication . Cavaignac, Selma; Gouveia, Luis Borges; Reis, PedroA discussão sobre jogos sérios e educação tem crescido em todo o mundo, mobilizando pesquisadores e desenvolvedores a construírem um sentido diferenciado para a presença desses artefactos culturais nas instituições de ensino. Nesse sentido, este relatório tem por objetivo apresentar o percurso metodológico de produção do jogo ‘Jornalistando’, bem como os resultados dos testes do protótipo inicial, realizado com 25 alunos do primeiro período de um curso de Jornalismo, durante o segundo semestre de 2019, na Universidade Ceuma, em São Luís, Maranhão – Brasil. Esta atividade é parte integrante do doutorado em Ciências da Informação, que visa avaliar a aprendizagem formal a partir da utilização de jogos sérios no ensino superior. O jogo ‘Jornalistado’ é voltado para o ensino de conteúdos básicos do primeiro semestre curricular dos cursos de Jornalismo, tais como ‘lead’ e ‘fontes de notícia’. Trata-se de um jogo de quiz, produzido na plataforma Unity, para ser jogado em smartphones de sistema Android. Pelo fato de ser um jogo para a aprendizagem, o seu projeto de desenvolvimento, baseou-se na taxionomia nos objetivos educacionais, também conhecida como ‘Taxionomia de Bloom. Para o teste do protótipo inicial do jogo, utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados. O questionário continha 23 questões, e foi empregada a Escala de Likert para medir a opinião dos alunos em relação a vários aspetos do jogo. Os resultados finais foram satisfatórios em aspetos como conteúdo, funcionamento e usabilidade.
- Relatório anual de atividades de doutoramentoPublication . Cavaignac, Selma; Gouveia, Luis BorgesEste relatório apresenta o reporte de atividade da primeira autora que se encontra a realizar o seu doutoramento, de acordo com as seguintes especificações: Nome Completo: Selma Maria Gonçalves Cavaignac Tema/Título Provisório: Jogos Sérios no Ensino Superior: avaliação da aprendizagem formal Domínio Científico: Doutoramento em Ciências da Informação, especialidade em Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação. Área de Conhecimento: Uso de TIC na Educação/Aprendizagem Data de início do programa: Julho/2018 Orientador: Prof. Dr. Luís Borges Gouveia Coorientador: Prof. Dr. Pedro Reis Nesse contexto, foi produzido o relatório anual da atividade desenvolvida, no contexto específico da pandemia que assola o nosso planeta e que embora tenha tido impacto no trabalho, permitiu ainda a realização dos resultados reportados.