FCT (GTRS) - Relatórios Internos
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Browsing FCT (GTRS) - Relatórios Internos by Author "Araújo, Paulo"
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- As dimensões valorativas da cultura digital: um instrumento para o mapeamento analítico de um territórioPublication . Araújo, Paulo; Gouveia, Luis BorgesO conceito cultura, pode ser bem entendido como sendo todas as manifestações humanas refletidas nos hábitos e costumes das pessoas. O digital, por sua vez, é resultante dos processos de produção e desenvolvimento de tecnologias que remetem a uma equação constituída dos sofisticados processos históricos e culturais. Cultura digital é portanto, os processos de uso e incorporação no mundo da vida das civilizações atuais, destas tecnologias, construindo um novo ethos e com isso, um novo nomus ordenador de contexto. Estudar os agrupamentos humanos buscando captar a maneira que os atores percebem a cultura digital como artefato constitutivo e entranhado em sua vida diária e da instituição onde trabalha, assim também, as suas perceções, ou seja, o modo como suas mentes captam em si, esta nova cultura, poderá revelar condições fundamentais para o próprio processo de compreensão da transformação do analógico ao digital e os elementos resultantes ou intrínsecos neste pressuposto. As dimensões que servem de referência para um diagnóstico da cultura digital estão alicerçadas em valores subjetivos que objetivados sugerem mais competências humanas em detrimento das técnicas. Elas dialogam com valorações éticas nos processos de construção de hábitos e costumes elementos genealógicos da cultura. Pretendemos com este trabalho 1. Apresentar as sete dimensões da cultura digital e analisar suas estruturas de constituição. 2. Verificar os resultados captados após a operacionalização das sete dimensões em um questionário que poderá oferecer condições analíticas para o mapeamento do território em estudo. 3. Relacionar os resultados alcançados para o processo de construção colaborativa de uma plataforma digital, objeto em causa no doutoramento.
- Projeto Ciberfilosofia: uma nova perspetiva de estudo da filosofia da tecnologia para o contexto de transformação e construção da cultura digitalPublication . Araújo, Paulo; Gouveia, Luis BorgesConstruir perspetivas inovadoras, visando a disrupção antecipando novos contextos e teorias, descobertas em uma investigação de doutoramento, constitui a base desse relatório. Resultado de um projeto de investigação que concorreu e foi vitorioso no concurso do edital do Programa Institucional de Incentivo à Pesquisa Docente (PIBD) do Instituto Santo Tomas de Aquino – ISTA, Brasil. Concurso programa, vinculado ao curso de Filosofia na instituição. Ele apresenta um novo problema para a constituição de um novo campo de investigação na filosofia, a partir da seguinte indagação: Quais as questões filosóficas intrínsecas ao contexto de transformação digital, e de que maneira podemos contribuir para a passagem de uma filosofia da tecnologia à Ciberfilosofia voltada à cultura de produção e do uso da tecnologia digital? O prepósito do projeto é verificar se os processos de subjetivação, objetivação, intersubjetivação e interconectividade nos contextos de virtualização, desenvolvidos por Lévy e Habermas e outros autores, oferecem um quadro interpretativo para a construção de um novo campo de investigação na filosofia, a que intitulamos Ciberfilosofia. A metodologia a ser empregue será a bibliográfica, visto que se pretende investigar as teorias filosóficas constituídas e apresentar uma fundamentação inovadora, na condição de uma abertura de perspetiva para a construção de uma lente interpretativa para a filosofia contemporânea.
- Projeto de criação de um ecossistema de apoio digital para o Centro de Referência e Apoio a Educação Inclusiva (CRAEI)Publication . Araújo, Paulo; Gouveia, Luis BorgesO projeto de criação de um ecosistema digital é composto pela infraestrutura de lógica de rede, pelo equipamento de informática, pelas tecnologias assistivas e pelo estúdio de produção de áudio vídeo para o CRAEI – Centro De Referência e Apoio a Educação Inclusiva. No entanto, não inclui os aspetos de comunicação, sensibilização, formação técnica e as competências para a sua exploração. O objetivo é proporcionar um laboratório que viabiliza um aprofundamento das práticas digitais no contexto do CRAEI. Este relatório interno apresenta de forma sucinta e sistematizada a lista de compras e os requisitos essenciais para a criação de um ecossistema digital que permita a adoção de práticas de base digital, o desenvolvimento de uma autonomia no seu uso e exploração pelos diferentes atores do CRAEI.