FCHS (DCPC) - Serviço Social
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Browsing FCHS (DCPC) - Serviço Social by Author "Costa, Liliana Morais da"
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- Crianças e jovens institucionalizados: o desafio da inclusão escolarPublication . Costa, Liliana Morais da; Santos, Paula MotaPortugal ainda apresenta um número considerável de crianças e jovens em situação de acolhimento. Deste modo os lares de acolhimento são uma realidade que não pode ser ignorada, tendo em conta as suas vertentes social e educativa. Perante esta situação a Instituição de acolhimento e a Escola tornam-se os agentes de socialização destes jovens e, consequentemente os principais transmissores de educação, valores e competências, para isso, é necessário que ambas as instituições trabalhem em conjunto. Assim, dada a importância que estas duas Instituições (Escola e Lar) têm para estas crianças e jovens, elaborou-se um estudo qualitativo para perceber quais os desafios da inclusão destas crianças e jovens no meio escolar. Neste estudo a amostra foi constituída por 10 jovens do sexo masculino do Lar D. Maria Pia/ S. José, Ponte de Lima, distribuídos por diferentes anos de escolaridade na Escola EB 23 António Feijó de Ponte de Lima; foram também participantes quatro diretores de turma destes mesmos jovens. Os instrumentos utilizados neste trabalho de investigação foram: a pesquisa documental (processos socioeducativos); a entrevista (aos diretores de turma); a observação participante (durante o estágio) e a observação não-participante (na escola). Para a análise das entrevistas foi escolhida a análise de conteúdo relacional proposta pela Universidade do Colorado, USA. Os resultados obtidos nesta investigação permitiram concluir que todos os jovens do estudo se encontram perfeitamente integrados na escola, contudo não se encontram todos incluídos. Este facto deve-se essencialmente ao fator tempo, ou seja, ao tempo de permanência na escola. Também se pode apurar que a comunicação existente entre Lar e Escola necessita de ser reforçada.