FCHS (DCPC) - Serviço Social
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Browsing FCHS (DCPC) - Serviço Social by Author "Chaves, Flávia Emanuela Pinto"
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- Contributos para a aferição das (des)vantagens da conceção de um programa de competências parentais a partir de uma CPCJPublication . Chaves, Flávia Emanuela Pinto; Santos, LuísEste projeto surge após o estágio curricular realizado na CPCJ da Maia que teve a duração de um ano letivo. Durante esse tempo fomos identificando diferentes necessidades através do acompanhamento das várias diligências e através da participação nas reuniões da Comissão Restrita. Muitas das problemáticas sinalizadas poderiam ver os seus números reduzidos através da educação e/ou da formação parental. Para tal traçamos como objetivo do presente projeto o estudo da importância da implementação de um Projeto de Treino de Competências Parentais (PTCP) na CPCJ. Para responder a este objetivo optou-se por utilizar uma metodologia qualitativa, com recurso às técnicas da análise documental e à entrevista em profundidade. Ao nível da análise documental começamos por estudar o Relatório Anual de Atividades de 2013 da CPCJ. Seguidamente e com o estudo das problemáticas e da realidade da CPCJ feito realizámos três entrevistas a técnicas de diferentes áreas de forma a termos uma diversidade maior de experiências e diferentes olhares sobre o tema estudado. Entrevistamos uma educadora social, uma professora e uma assistente social. Os resultados obtidos indicam que realmente a existência de um projeto de treino de competências parentais seria de grande importância não só para a CPCJ mas também para o próprio concelho da Maia, que só possui uma instituição que dá este tipo de formação. Podemos também evidenciar que muitos dos progenitores têm ideias enraizadas sobre o trabalho feito pela CPCJ e sobre a melhor forma de educar os seus filhos que são erróneas e que através do PTCP seriam possivelmente desconstruídas e substituídas pela informação correta sobre o papel da CPCJ. Através do PTCP poderiam também ser trabalhados diversos pontos referentes à forma mais correta de educar as crianças e jovens a seu cargo para que estes se desenvolvam num ambiente adequado, saudável e equilibrado.