FCHS (DCPC) - Relatórios Técnico/Científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCPC) - Relatórios Técnico/Científicos by Author "Albuquerque, Carlos Alberto Guilherme de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Perspectivas epistemológicas que norteiam o desenvolvimento da espiritualidade na formação continuada de professoresPublication . Albuquerque, Carlos Alberto Guilherme de; Costa, AnaAs limitações, dores e frustrações sempre se constituíram num grande obstáculo para o homem moderno, sobretudo para a maioria dos jovens que não sabem como lidar e o que fazer com elas. O mundo tem que girar em torno deles e, por isso, não consegue enxergar nada além do que não lhes satisfaçam. Amplamente se cultiva a agressividade, a busca imediata do prazer, a alienação social, a dificuldade de se colocar no lugar do outro. A educação falha e, assim, não alcançam seus objetivos; consequentemente, não rompe com a rigidez mental com que se identificam. A falta de visão de desenvolver a inteligência espiritual, na educação, sempre foi um grande mal para a sociedade, que tem buscado fórmulas prontas para resolver a violência, que vem crescendo nas escolas. O objetivo desse relatório final é analisar, de forma crítica e heuristicamente positiva, os princípios básicos dos quais se fundamentam a Neurociência e a Mecânica quântica à luz do desenvolvimento da espiritualidade, na formação continuada de professores, bem como relacionar com o ponto de vista de alguns autores consultados. A sua importância se dar por se tratar da compreensão e discussão a partir do entendimento da tendência de unificação das leis da Física clássica com a Mecânica quântica, na “teoria de corda” ou “teoria do tudo”, através da interação entre os campos quânticos unificados de energia, que, ao que parece, estão apontando para um novo relacionamento quântico entre a mente e a consciência, na formação da realidade, pelo observador de um novo universo material que interfere no desenvolvimento de sua espiritualidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e de caráter teórico, dessa forma e de maneiras gerais, segue o roteiro comum a toda e qualquer pesquisa bibliográfica que é identificar, localizar e obter o material bibliográfico de interesse para os questionamentos feitos. No desenvolvimento da pesquisa, identificou-se que, mesmo com os significativos avanços das últimas décadas da Neurociência moderna e da Mecânica quântica em ultrapassar o reducionismo em que ainda estão inseridas, na busca incessante de desvendar os enigmas de todos os comportamentos humanos, é necessário buscar novas estratégias que se integrem profundamente na consciência do ser humano como um todo e, com isso, redefinir novos paradigmas de convivência global. Nesse contexto, a UNESCO recomenda que a educação deva adotar uma postura ética, moral e espiritual mais acentuada, em que o desabrochar da espiritualidade deverá ser a grande tendência do século XXI. O papel do professor observador, por estar inserido na educação no seu constante diálogo com os alunos e na comunidade como um todo, é além demais do que é altamente urgente e imprescindível. Apropriando-se das discussões por alguns autores consultados resultantes da pesquisa, desenvolveu-se uma proposta de formação continuada, aliada a importância do desenvolvimento da espiritualidade na educação atual no contexto da Mecânica quântica, e, por sua vez, suscitar o ânimo de outros pesquisadores à discussão que, contribuam com sugestões de novos procedimentos para o tema em questão.