FCHS (DCPC) - Outros Trabalhos Académicos
Permanent URI for this community
Browse
Browsing FCHS (DCPC) - Outros Trabalhos Académicos by advisor "Campelo, Álvaro"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Acompanhamento social a pessoas que viveram em situação de sem-abrigo com doença mentalPublication . Tavares, Ana Rita Ferreira; Campelo, ÁlvaroOs graves problemas sociais que a sociedade enfrenta actualmente, tal como o desemprego e a pobreza atingem principalmente os seus grupos mais vulneráveis, aqueles cujos meios de protecção são escassos, e maior parte das vezes inexistentes, o que faz com que cada vez mais existam pessoas a viver na em situação de sem-abrigo. Estes factores não afectam apenas a parte económica mas também a saúde da população. Com o desenvolvimento do conceito de saúde, fomo-nos apercebendo que este não significa apenas um bem-estar físico, mas também um bem-estar psíquico. A questão da saúde mental tem vindo a ter cada vez mais visibilidade nas nossas sociedades, e quem vive “acorrentado” a estas perturbações sofre com o estigma que estas acarretam. Ao abordar estes factores surge uma preocupação evidente, se estas pessoas que moram na rua, no extremo da vulnerabilidade e da exclusão social, são incapazes de tomar decisões racionais devido à sua doença mental, quem vai tomar as decisões por elas? Se não têm qualquer retaguarda familiar com quem é que podem contar? O trabalho neste momento apresentado realiza, com recurso à análise documental, um estudo de caso referente a um sem-abrigo portador de psicose esquizofrénica paranóide, com o objectivo de analisar a importância do acompanhamento social na sua vida. Em termos gerais a análise demonstra que o acompanhamento social em indivíduos que não apresentam qualquer retaguarda familiar ou social, é bastante importante, se não fulcral, para estes terem assegurado o mínimo de qualidade de vida, para o desenvolvimento da sua autonomia e criação de normas sociais, principalmente quando estes sofrem de uma doença mental que os torna incapacitados.
- Atividades/interação dos idosos institucionalizados com a comunidadePublication . Vieira, Carla da Silva; Campelo, ÁlvaroO aumento do número de idosos é uma realidade inevitável, justificável pelo aumento da esperança de vida nas sociedades mais desenvolvidas. Tal facto não deve ser confundido com o envelhecimento da população, que está relacionado com o problema da baixíssima taxa de natalidade. O aumento do número de idosos reforça a importância de se refletir sobre a vida dos idosos, inseridos nos desafios das sociedades modernas, a que se junta o fenómeno de uma população envelhecida. O envelhecimento, por si mesmo um dado positivo, dado, os mais anos de vida que as pessoas conseguiram, tem também sérios desafios, tendo-se tornado um problema social a necessitar de respostas, devido à fragilidade dos idosos e às necessidades de cuidados específicos à sua situação. Foi para responder a estes desafios, a vários níveis, que apareceram e cresceram diferentes respostas sociais, sendo os Centros de Dia e os Lares algumas delas. Neste sentido, no caso dos Lares, é importante percebermos quais as respostas sociais existentes, ou seja, se os lares promovem o envelhecimento ativo e a participação social, para um aumento da qualidade de vida dos idosos e defesa da sua dignidade de cidadãos de pleno direito. Este estudo debruça-se sobre a integração do idoso na instituição, a participação das atividades com a comunidade, na vertente da manutenção das relações sociais e bem-estar dos idosos. Tomamos como estudo de caso o Centro Comunitário de Refóios. Para a investigação foram utilizados métodos quantitativos e qualitativos, de forma a se poder analisar dados numéricos e dados qualitativos resultantes das entrevistas e observação de terreno. Os resultados foram obtidos através dos inquéritos, das entrevistas e observação de terreno, o que nos proporcionou compreender os motivos da institucionalização, relações sociais, atividades realizadas e trajetórias de vida.
- Caminhos de exclusão: rotas de inserçãoPublication . Sousa, Maria Orlanda Teixeira; Campelo, ÁlvaroSendo hoje consensual que os fenómenos da pobreza e exclusão social são consequência de vários factores e que por isso tocam todos os factores da sociedade, como o económico, o social, o cultural o ambiental, torna-se necessário pensar numa forma para os combater eficazmente. A mobilização dos intervenientes na luta contra a exclusão constitui além da partilha de recursos e competências, o esboço de um projecto de desenvolvimento local: entender um diagnóstico, o aceitar um consenso sobre um determinado conjunto de pontos, definir uma estratégia comum. Assim, O combate à exclusão social requer actuações aos mais diversos níveis, desde o individual ao nacional (ou supranacional). È fundamental voltarmo-nos para a inserção, accionando estratégias que visem a prossecução de objectivos que se prendam com as melhorias de qualidade de vida e bem-estar de indivíduos/famílias envoltos em constrangimentos, vendo desta forma vedado o acesso aos mais variados sistemas sociais.
- "Droga de doença": pobreza, toxicodependência e VIHPublication . Rego, Ingride Sofia Parra; Campelo, ÁlvaroA presente monografia surge como um trabalho de investigação no âmbito da problemática da toxicodependência mais especificamente na influência que o meio ambiente e as condições socio-económicas têm no início da actividade de consumo de estupefacientes e nos comportamentos de risco associados. O referido estudo é constituído por uma parte teórica, na qual se apresenta a pesquisa bibliográfica referente às temáticas abordadas, visando um melhor suporte à parte empírica desenvolvida posteriormente. Esta última parte realizou-se através de uma metodologia quantitativa, nomeadamente o inquérito por questionário o qual foi aplicado a 40 indivíduos toxicodependentes. Após a administração dos inquéritos por questionário procedeu-se à análise e discussão dos dados recolhidos através dos quais se concluiu, de modo muito geral, que não existe relação entre a situação socio-económica dos indivíduos e o facto de se encontrarem a consumir.
- A intervenção dos técnicos com famílias de crianças e jovens institucionalizados: haverá (ou não) conflito?Publication . Machado, Hugo Miguel Fernandes; Campelo, ÁlvaroO presente estudo, intitulado “A Intervenção dos Técnicos com Famílias de Crianças e Jovens Institucionalizados: Haverá (ou não) Conflito?” tem como principal objectivo tentar perceber de que forma a Equipa Técnica de um Lar de Acolhimento de Crianças/Jovens, intervém e gere os conflitos que surgem com as famílias de menores institucionalizados. Esta pesquisa justifica-se pela pertinência da problemática, nomeadamente no que diz respeito aos conflitos, uma vez que estes surgem frequentemente no desenrolar da intervenção técnica com as famílias. A escolha da amostra atendeu ao número de profissionais que a Instituição dispõe e que no desenvolvimento do seu trabalho, intervêm directamente com os familiares dos menores. A investigação contemplou uma metodologia qualitativa, com recurso à entrevista em profundidade. Esta visa compreender, de forma aprofundada, a intervenção técnica com famílias de crianças institucionalizadas. Em suma, podemos afirmar que os objectivos, previamente propostos, foram alcançados. No entanto, no decorrer da investigação sentiram-se algumas dificuldades no que se refere à bibliografia e também à abordagem, por parte dos profissionais, de possíveis conflitos que poderão existir entre os mesmos e entre estes e a Instituição, impossibilitando assim um maior enriquecimento da informação apresentada ao longo da análise efectuada durante o presente estudo. Os resultados deste estudo podem, deste modo, ser úteis aos futuros investigadores que pretendam desenvolver estudos mais aprofundados no âmbito desta temática, que ainda é pouco abordada., assim como pode ajudar os técnicos a desenvolver novas formas de acção e intervenção junto das famílias.
- Intervenção social em casos de abuso sexual a menoresPublication . Pereira, Ana Rita Lopes; Campelo, ÁlvaroO presente trabalho monográfico destina-se a aprofundar a aplicação dos métodos e técnicas de investigação científica, bem como desenvolver os conhecimentos teóricos e práticos relacionados com a problemática dos abusos sexuais e a respectiva intervenção dos profissionais e entidades envolvidas. Pretende-se que este trabalho seja o culminar do processo de formação do grau de Licenciatura em Serviço Social. Numa parte teórica, depois de uma cuidada pesquisa bibliográfica, desenvolveu-se a temática relacionada com os abusos sexuais e a sua intervenção, com vista a dar prosseguimento a uma parte empírica. Nesta segunda fase do trabalho monográfico, a parte empírica, optou-se por uma metodologia qualitativa, para melhor compreender a intervenção realizada por profissionais em diferentes áreas de actuação nos casos de abuso sexual a menores, recorrendo à entrevista semiestruturada, aplicada na forma semi-directiva. Uma vez aplicadas as entrevistas adveio a sua respectiva análise de conteúdo para posteriormente se proceder à discussão dos resultados, onde para além de muitas ilações conseguidas, umas das principais, foi, efectivamente, a importância de uma formação específica na área dos maus-tratos (abusos sexuais), de todos os profissionais que trabalham directa ou indirectamente com crianças. Com essa formação pretende-se proporcionar mais eficácia em todas as fases de intervenção: na sinalização, na investigação; no acompanhamento; e no encaminhamento.
- Redes sociais de apoio à maternidade em situações problemáticasPublication . Mesquita, Vera Lúcia Terra; Campelo, ÁlvaroA presente monografia pretende analisar a importância das redes sociais de apoio á maternidade em situações problemáticas. Numa época em que se vive mais isoladamente, faz cada vez mais sentido falarmos em redes sociais de apoio informal. É importante perceber em que medida, nos dias de hoje, as pessoas recorrem a essa rede. Por outro lado torna-se também relevante entender até que ponto estas pessoas recorrem à rede formal para assim perceber como as instituições sociais podem condicionar o bem-estar destas famílias. Desta monografia obteve-se um conjunto de resultados e conclusões que permitiram conhecer melhor os membros da amostra e assim perceber a importância da rede social nas suas vidas.