ESSFP (OTA) - Enfermagem
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Browsing ESSFP (OTA) - Enfermagem by advisor "Guerra, Manuela"
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- Estilos de vida dos estudantes do 2ºano da licenciatura em enfermagem, em contexto de ensino clínicoPublication . Gonçalves, Alexandra Sofia Ferreira; Guerra, ManuelaDurante a transição para o ensino superior, os estudantes por vezes fortalecem ou iniciam comportamentos menos saudáveis. Surge deste modo, a importância de compreender os seus estilos de vida, para que seja mais fácil a definição de estratégias que promovam uma vida mais saudável nos estudantes universitários, e diminuir o risco de comprometer a sua saúde durante processo. A presente investigação, teve como objetivos caraterizar e descrever os Estilos de Vida nos Estudantes de Enfermagem, em contexto de Ensino Clinico. Foi desenvolvido um estudo descritivo, quantitativo e transversal, com uma amostragem não probabilística por conveniência de 20 estudantes do 2º ano da Licenciatura em Enfermagem, de uma Escola Superior de Saúde. O Questionário “Estilo de Vida Fantástico” foi o instrumento utilizado para a recolha de informação. Neste estudo, verificou-se que a maioria dos estudantes inquiridos são detentores de um estilo de vida classificado como “muito bom” (70%) segundo o questionário “Estilo de vida fantástico”, seguindo-se 20% com um estilo de vida “Excelente” e 10% apresentam um “Bom” estilo de vida. Perante os resultados obtidos, evidencia-se a necessidade da implementação de estratégias de promoção de saúde nos estudantes do ensino superior para um estilo de vida saudável, principalmente nos domínios Atividade Física/Associativismo, Nutrição, Sono e Stress, Trabalho/Tipo de Personalidade e Introspeção.
- As intervenções de enfermagem dirigidas aos pacientes que sofrem de luto devido a doenças oncológica: uma scoping reviewPublication . Leite, Maria Carolina Vieira; Guerra, ManuelaIntrodução | O luto é uma resposta emocional complexa à perda, vivida por indivíduos que perdem um ente querido ou enfrentam a própria perda, como pacientes com doenças oncológicas. Para estes pacientes, o luto pode começar no momento do diagnóstico e continuar durante o tratamento, afetando também familiares e cuidadores. As intervenções de enfermagem são essenciais para oferecer suporte emocional e gerir o luto nesse contexto. Objetivo | Esta scoping review tem como objetivo mapear a evidência científica disponível relativamente às intervenções de enfermagem no âmbito do processo de luto em contexto de doença oncológica. Materiais e métodos | Seguiram-se as diretrizes metodológicas do Joanna Briggs Institute (JBI). A pesquisa bibliográfica realiza-se pela busca de artigos científicos na base de dados PubMed®, CINAHL® e WOS® com os seguintes termos: nurse, nursing care, grief e oncology, publicações nos últimos 10 anos, em inglês, espanhol ou português. Conforme o enunciado na questão de revisão que norteia esta scoping review assumem-se como critérios de inclusão: estudos realizados a enfermeiros (P – população), que descrevam intervenções de enfermagem (C – conceito), no âmbito do processo de luto, em contexto de doença oncológica (C – contexto). Seguiu-se o protocolo PRISMA: obtiveram-se 392 artigos, dos quais 6 foram considerados pertinentes para o esclarecimento da questão que funda esta scoping review. Resultados | O enfermeiro pode influenciar positivamente o ambiente e a resposta adaptativa da família enlutada através de intervenções que manipulam estímulos contextuais. Reconhece-se que o luto é um desafio central para a família, mas pode ser enfrentado com compaixão, presença ativa da enfermeira e escuta acolhedora durante o processo de luto. Isso ajuda a família na reorganização da vida e na adaptação às mudanças decorrentes da perda, reduzindo respostas ineficientes. Conclusões | Há uma séria oportunidade para a enfermagem melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das famílias enlutadas, oferecendo cuidados e suporte. As intervenções contínuas lideradas por enfermeiros resultam em melhores desfechos de saúde mental para os cuidadores: manter uma relação terapêutica ao longo de todo o processo de luto é essencial para beneficiar a longo prazo. Ao mesmo tempo é inquestionável que se impulsiona o conhecimento e a qualidade dos cuidados de enfermagem.
- O papel do enfermeiro na comunicação de más notícias em oncologia pediátrica: uma scoping reviewPublication . Simões, Gabriela Filipa Dias; Guerra, ManuelaA comunicação de más notícias é, porventura, um dos aspetos que mais provoca constrangimentos nos profissionais, pois esta acarreta não só uma mudança negativa nas expectativas do cliente e seus familiares acerca do seu presente e / ou futuro, como também aumenta o stresse inerente ao sofrimento com o qual lida. É essencial a adaptação de estratégias aquando da transmissão, e procurar focar a mesma nos familiares e/ou paciente. Este trabalho teve como objetivo mapear a evidência científica para identificar os desafios enfrentados na comunicação de más notícias em Oncologia Pediátrica. Como metodologia utilizada realizou-se uma Scoping Review, com recurso às bases de dados Sciencedirect, Pubmed, Medline (Via EBSCO), tendo sido incluídos 6 artigos. Os estudos revelam que o papel do enfermeiro na comunicação de más notícias, foca-se essencialmente no apoio prestado aquando da receção do paciente/família, acompanhando sempre o processo crítico e de incerteza vivenciado pelas famílias afetadas. A promoção e participação em formações que visam a comunicação de más notícias, permite a melhoria das habilidades comunicacionais dos profissionais de saúde, nomeadamente o papel do enfermeiro ao longo da situação mais vulnerável, o aumento da confiança e segurança no momento da transmissão da má notícia.
- A saúde mental positiva de uma amostra da população de FafePublication . Silva, Bruna Margarida Ferreira da; Guerra, ManuelaA Saúde Mental é a grande preocupação do séc. é definida como um estado de bem-estar psicológico e emocional de uma pessoa. A mesma envolve a maneira como pensamos, sentimos e lidamos com as demandas da vida. Desta forma, é possível afirmar que ter uma boa saúde mental é fundamental para o funcionamento adequado e o equilíbrio geral (Gaino, 2018). O presente estudo tem como objetivo geral avaliar a Saúde Mental Positiva de uma amostra da população de Fafe, em que os objetivos específicos consistem em caracterizar sociodemograficamente a amostra em estudo e conhecer os níveis de distress e bem-estar dos residentes. Para o objetivo ser atingido foi realizado um estudo de natureza quantitativo e exploratório onde a colheita dos dados se realizou durante o mês Junho de 2023, através da aplicação de um questionário de caracterização sociodemografica e o Questionário de Saúde Mental Positiva (QSM+ (Sequeira [et. al.], 2014). Os resultados obtidos através do QSM+ revelam um bem-estar psicológico dos indivíduos na cidade de Fafe. O valor a destacar foi o valor médio obtido por um inquirido cuja profissão é cozinheira (SCORE 50),em que se aproxima do SCORE 39 que é o ideal, valor esse estipulado pelo autor do questionário. A realização deste projeto de investigação, realça a importância da Saúde Mental +, e desta forma revela que na região de Fafe existe um elevado nível de bem-estar.
- A saúde mental positiva de uma amostra de estudantes do 12º ano de Vila RealPublication . Melo, Filipa Teixeira; Guerra, ManuelaA Saúde Mental Positiva corresponde a um estado de bem-estar mental que não se restringe à ausência de qualquer tipo de psicopatologia, inclui o bem-estar emocional e psicológico, bem como o ótimo funcionamento dos domínios psicológico e social. A Saúde Mental refere-se ao estado de bem-estar psicológico e emocional de uma pessoa. Envolve a maneira como pensamos, sentimos e lidamos com as demandas da vida. Ter uma boa saúde mental é fundamental para o funcionamento adequado e o equilíbrio geral. O presente estudo tem como objetivo geral conhecer a Saúde Mental Positiva de uma amostra de estudantes do 12º ano de Vila Real cujos objetivos específicos consistem em caracterizar sociodemograficamente a amostra e conhecer os níveis de saúde mental positiva dos estudantes do 12º ano de Vila Real, através da aplicação de um questionário de caracterização sociodemográfica e o Questionário de Saúde Mental Positiva (QSM+ (Sequeira [ et. Al.], 2014). A amostra foi constituída por 25 jovens apresentando o score de 118 do QSM+, onde se pode concluir que existe um nível de saúde mental positiva alto ou de flourishing embora 60% dos estudantes tenha referido consumir álcool e 16% consumir drogas.
- A saúde mental positiva numa amostra de estudantes do ensino superiorPublication . Costa, Jéssica Brito da; Guerra, ManuelaA Organização Mundial da Saúde (OMS) defende que a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente ausência de doença. A saúde mental é parte integrante do conceito Saúde, e diz respeito à qualidade de vida cognitiva e emocional do indivíduo, para além da ausência de doença mental. Por outro lado, a Saúde Mental Positiva define-se como a capacidade do indivíduo em se adaptar às mudanças e adversidades no seu dia-a-dia, para além do não desenvolvimento de doença mental. Os estudantes universitários constituem uma população que se encontra numa fase de transição e de adaptação ao Ensino Superior, geradora de stress e de risco para a saúde mental. Assim, optou-se por realizar um estudo quantitativo e exploratório, através da aplicação do QSM+, a estudantes do Ensino Superior no sentido de avaliar a Saúde Mental Positiva destes. Como principal resultado, verificou-se que a amostra de estudantes do Ensino Superior apresenta um nível de Saúde Mental Positiva alto, que corresponde ao estado de Flourishing (segundo QSM+).