FCHS (DCEC) - (DM) Ciências da Informação e da Documentação
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Browsing FCHS (DCEC) - (DM) Ciências da Informação e da Documentação by advisor "Regedor, António"
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- Biblioteca escolar: estratégias, recursos e visibilidade internaPublication . Soares, Maria Alice Mendes; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, AntónioCentro promotor de saberes, divulgação e disseminação da informação, a Biblioteca Escolar, também denominada de Unidade de Informação, desempenha um papel fundamental no crescimento cognitivo da população escolar. Ao facultar aos seus utilizadores inúmeras possibilidades de descoberta do conhecimento com a oferta de recursos que vão desde o papel impresso ao digital, aos recursos audiovisuais, tecnológicos e humanos, a biblioteca contribui de modo inequívoco para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das literacias dos utentes. No entanto, até hoje, pensamos que o seu papel está subaproveitado uma vez que a procura e utilização das suas instalações, do seu acervo e das suas potencialidades é pouco utilizada no processo ensino-aprendizagem. Urge repensar a sua funcionalidade e adoptar estratégias eficazes no sentido de promover e dinamizar as suas práticas, sensibilizados que devem estar todos os elementos da comunidade educativa para a sua importância, mormente os professores-bibliotecários. Pensamos que as técnicas de marketing mix se afiguram válidas na melhoria da qualidade e aumento da procura dos seus produtos e serviços pelos utilizadores. Na relação estabelecida entre a Biblioteca enquanto espaço dinâmico de conhecimento e consolidação da aprendizagens, e a Escola deve, do nosso ponto de vista, ter uma importâncias crucial a difusão dos produtos, serviços e bens que a biblioteca faculta aos membros da comunidade educativa. Centre promoter of knowledge, broadcast and dissemination of information, the School Library, also named Information Unit, plays a decisive role in the cognitive growth of the school population. By providing its users innumerous possibilities of knowledge search through the offer of resources like paper printing, digital access, human, technological and audiovisual appliances, the library contributes unequivocally to the development and excellence of the users‟ literacy. However, up to today, we believe its role is under-used as its demand and resource utilization, the profit of its heap and potentialities is hardly used in the teaching-learning process. It is vital to rethink its functionality and adopt effective strategies to promote and stimulate its practises, as all members of the educational community must be aware of its importance, particularly the Librarian Teacher. We consider the marketing mix techniques to be suitable to the quality enhancement and the increase of the demand of its products and services. We believe that the promotion of products, services and goods available that the library provides to all members of the educational community plays a vital role in the relationship established between the School and the Library, being the late a dynamic site promoter of knowledge and learning consolidation.
- Biblioteca Municipal João Brandão, análise das representações sociais dos utilizadores e do impacto social: estudo de casoPublication . Nunes, Olga Mafalda da Cruz; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, AntónioA biblioteca é um espaço de sociabilização e a sua atuação deve ser integrada e eficaz, para promover o desenvolvimento do conhecimento, da leitura e da informação, e exercer de fato um impacto social na comunidade onde se insere através do fomento da educação informal, do desenvolvimento sócio-cultural e da aprendizagem ao longo da vida. De modo a concretizar os seus objetivos, a biblioteca pública deve ter em conta o público-alvo e proceder a um estudo das necessidades (expetativas) e do grau de satisfação dos utilizadores. No atual contexto social de constante mutação, as bibliotecas públicas devem manter-se atualizadas para responder aos desafios que lhe são colocados e para atingir as suas missões de promoção do livro e da leitura junto da comunidade. O objetivo do nosso trabalho é o de proceder à avaliação do desempenho de uma biblioteca pública - a Biblioteca Municipal de Tábua - junto dos utilizadores, de modo a que possamos aquilatar e comprovar, cientificamente, o trabalho desenvolvido por esta na prossecução dos seus objetivos. The library is a place of socialization and its performance should be integrated and effective, to promote the development of knowledge, reading and information, and exercising a social impact in the community where it operates through the promotion of informal education, development socio-cultural and lifelong learning. In order to achieve its objectives, the public library should take into account its audience and carry out a needs assessment (expectations) and the degree of user satisfaction. In the current context of social changing, public libraries should be kept updated to meet the challenges they face and to achieve its mission of promoting books and reading in the community. The goal of our work is to assess the performance of a public library- Biblioteca Municipal de Tábua - to users, so that we can assess and prove, scientifically, the work of this in pursuit of its goals.
- A Biblioteca pública e os desafios da literacia da informaçãoPublication . Mesquita, Carla Maria Meira Dias; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, AntónioO objecto de estudo da dissertação de mestrado é o de proceder a uma reflexão sobre o actual papel da Biblioteca Pública face aos desafios da Sociedade da Informação e, mais especificamente, da literacia da informação. Num primeiro momento procedemos a uma revisão da literatura sobre o tema em causa no sentido de proceder à contextualização do tema escolhido. Como resultado desta fase efectuamos uma resenha da actual situação das Bibliotecas Públicas, abordando a sua missão e objectivos, face ao contexto da Sociedade da Informação e das exigências impostas pelo conceito de Literacia da Informação, nomeadamente ao nível da aprendizagem ao longo da vida e das novas tecnologias de informação. Posteriormente, fizemos incidir a nossa abordagem sobre o do caso da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, pretendendo realçar os novos desafios da Biblioteca Pública na sociedade actual, mormente quanto a aspectos como o tipo de público, as novas funções e papéis, a reestruturação dos modelos de gestão (novas dinâmicas, actualização de saberes), o papel dos profissionais, entre outros. Neste contexto, expusemos o caso da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, através da apresentação da tipologia dos utilizadores e do levantamento dos tipos de serviços/materiais procurados pelos utilizadores. Consideramos oportuno e pertinente abordar a forma como esta Biblioteca em concreto se posiciona face aos novos desafios da Sociedade da Informação e do conceito de Literacia da Informação, apresentando alguns exemplos de actuação e desempenho. The case study of this master’s degree’s essay is to carry out a reflection on the current role played by the Public Library, regarding the challenges of an Information Society and, most specifically, of the information literacy. In the first place, we reviewed the literature on the issue in question in order to contextualize the chosen subject. As a result, we reviewed the current status of the Public Libraries, approaching both their mission and their goals, again regarding the context of an Information Society and all the demands imposed by the notion of information literacy, most specifically by the concept of learning throughout life and the new technologies of information. After, our approach focused on the particular case of the Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, as we wanted to highlight the new challenges of the Public Library in the society of our time, especially the kind of audience, new duties, the restructuring of the management models (new dynamics, update, …), the role played by professionals, etc. In this context, we presented the case of Biblioteca Municipal de Viana do Castelo by showing the typology of its users and recording the kinds of services/materials that its users usually want. We think it is convenient and relevant to analyze how this particular library is positioning itself and facing the challenges of an Information Society and the concept of information literacy, pointing out some examples of its action and performance.
- A biblioteca universitária: desafios e oportunidades para o profissional da informaçãoPublication . Rebelo, Ana Maria de Sousa; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, AntónioVivemos actualmente na Sociedade da Informação e do Conhecimento, onde o novo modelo que gera valor é a informação. Neste contexto, as instituições de ensino superior são chamadas a desempenhar um papel de liderança na formação dos cidadãos e a biblioteca universitária terá um papel preponderante na prossecução da missão da instituição onde está inserida, na medida em que defende os seus valores e contribui para o desenvolvimento do seu plano pedagógico e científico. O seu objectivo principal é auxiliar a comunidade académica no processo de transformação da informação em conhecimento. Assim, o bibliotecário será, neste contexto, não um mero fornecedor de informação mas, um mediador proactivo e crítico na construção do conhecimento científico. Pretende-se, nesta dissertação, investigar e avaliar os desafios e oportunidades do bibliotecário universitário, centralizando a sua actividade na garantia de satisfação das necessidades informacionais dos seus utentes, definir as novas competências do profissional de informação numa biblioteca universitária e elaborar o seu novo perfil se necessário. Neste sentido será abordado o Serviço de Referência, área onde o bibliotecário para além das competências e saberes ―tradicionais‖ (que vão desde a catalogação, classificação e gestão da biblioteca) se verá confrontado com um conjunto muito variável de competências específicas para as quais deverá adquirir os conhecimentos e o domínio das ferramentas e recursos informacionais disponíveis e indispensáveis para a sobrevivência e sucesso do profissional da informação, na era digital. We are living in the Information or knowledge society, where the new model that generates value is the information. In this context, higher education institutions must perform a leadership role in the formation of citizens and the academic library will play an important role in the achievement of the mission of the institution it belongs, in so far as it defends its values and contributes to the development of its pedagogic and scientific program. Its main goal is to help the academic community in the transformation process of information into knowledge. So, in this context, the librarian will not just be a provider of information but a critical and proactive information broker in the construction of scientific knowledge. We pretend, in this dissertation, to investigate and assess the challenges and opportunities of the academic librarian focusing his activity in the guarantee of the satisfaction of his patrons information needs, and to define his new competencies if needed. Therefore, we will discuss the reference service, the field where the librarian, besides his traditional competencies and skills (as cataloguing, classification and library management,) will face a new set of specific competencies which he must acquire and must be able to use all the technological tools and resources available and essential to his survival and success in the digital era.
- O estágio como cenário de prospecção, desenvolvimento e concepção de um manual de procedimentos da rede concelhia de bibliotecas escolares: o caso de EspinhoPublication . Vieira, Sandra Maria Garcia; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, AntónioEste trabalho pretende ser um contributo para a reflexão e estudo acerca da necessidade de concepção e desenvolvimento de um manual de procedimentos da rede concelhia de bibliotecas escolares de Espinho, bem como das vantagens da sua aplicação. Foi feita uma observação activa e interventiva em todas as bibliotecas do concelho de Espinho, um trabalho de terreno, um estudo de caso, permitindo espelhar a realidade actual das bibliotecas. Concluiu-se que não existe uma uniformização de critérios relativamente aos procedimentos técnicos, aos serviços, à partilha de bases de dados, pois as bibliotecas escolares apresentam uma heterogeneidade no seu funcionamento. Neste contexto, foi produzido o manual de procedimentos que se pretenda venha a revelar-se um instrumento essencial de normalização de procedimentos a seguir, com base num conjunto de regras que constituem uma adaptação do normativo internacional e nacional à rede de Bibliotecas de Espinho. O manual de procedimentos deverá garantir um output de informação no catálogo que garanta qualidade e coerência dos dados, reduzindo o nível de multiplicidade de erros que se verificam neste tipo de serviço, procurando formas de cooperação e rentabilização de recursos. O manual de procedimentos elaborado, torna-se assim numa ferramenta imprescindível, assegurando rigor e continuidade do serviço da biblioteca, adequando-se às reais necessidades da comunidade que serve, potenciando mecanismos de comunicação e de parceria. This work is intended as a contribution to the reflection and study about the necessity of designing and developing a network procedures manual district school libraries of Espinho, as well as the benefits of its application. A note was made their in all libraries of the municipality of Espinho, a work of land, a case study, allowing mirror today's reality of libraries. It was concluded that there is no standardization of criteria with regard to technical services, sharing databases, because school libraries have a heterogeneity in its operation. In this context, was produced the manual of procedures to prove an essential instrument of standardisation of procedures to be followed, on the basis of a set of rules which constitute an adaptation of international regulatory and national network of Libraries of Espinho. The manual of procedures should ensure an output of information in the catalog that ensures quality and consistency of data, reducing the level of multiplicity of errors that occur in this type of service, looking for ways of cooperation and monetization capabilities. The elaborate procedures manual, thus becomes an indispensable tool, ensuring accuracy and library service continuity, adapting to the real needs of the community it serves, strengthening mechanisms of communication and partnership.
- A importância da biblioteca escolar para a literacia da informação: as bibliotecas escolares do 2º e 3º ciclos do distrito de BragançaPublication . Rodrigues, Anabela da Conceição Afonso; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, AntónioA sociedade actual gera grandes quantidades de informação e requer, por sua vez, um uso contínuo de informação. A aquisição das competências necessárias para poder trabalhar com o fluxo informativo existente é cada vez mais indispensável. Neste sentido, a biblioteca escolar aparece como um agente igualitário que oferece as mesmas possibilidades a todos os alunos, independentemente do contexto intelectual em que se movam. A fusão de aprendizagem, bibliotecas e literacias cria desafios dinâmicos para as bibliotecas escolares, particularmente quando confrontadas com ambientes de aprendizagem e informacionais que são complexos e fluidos, interactivos e colaborativos e que já não têm constrangimentos espaciais ou temporais. Potenciar as bibliotecas escolares pode contribuir para modificar as relações que os alunos estabelecem com a informação, dotando-os com as competências que lhes permitam ser cidadãos autónomos e críticos. A literacia da informação, enquanto capacidade para aceder e usar a informação, de forma eficiente e eficaz, surge assim como um dos grandes desafios da nossa sociedade. O trabalho que se apresenta está dividido em duas grandes partes: a primeira constitui o enquadramento teórico, partindo-se de uma abordagem do conceito de sociedade da informação e do conhecimento, analisando-se a importância que a biblioteca escolar assume nessa sociedade e reflectindo-se sobre a noção de literacia, bem como sobre a evolução conceptual e histórica do conceito de literacia da informação, e da sua relação com a biblioteca escolar; a segunda centra-se num estudo, que pretendeu conhecer a forma como a literacia da informação é abordada em onze escolas do distrito de Bragança. Os dados foram recolhidos mediante a aplicação de um inquérito por questionário aos professores bibliotecários dessas bibliotecas escolares, tendo-se analisado a forma como as mesmas estão a enfrentar o desafio da literacia da informação. São palavras-chave desta dissertação: informação, conhecimento, info-exclusão, sociedade da informação, sociedade do conhecimento, biblioteca escolar, literacia, literacia da informação, competências de informação, professor bibliotecário. Today's society generates large amounts of information and requires, in turn, a continuous use of information. The acquisition of the skills required for working with the existing flow of information is increasingly essential. In this sense, the school library appears as an equality agent that offers the same opportunities to all students, regardless of the intellectual context in which they move. The fusion of learning, libraries and literacies creates dynamic challenges for the libraries, particularly when confronted with informational and learning environments that are complex and fluid, interactive and collaborative and that no longer have space or time constraints. Enhancing school libraries can contribute to the change in the relationships that students establish with information, equipping them with the skills that enable them to become autonomous and critical citizens. The information literacy, as the ability to access and use information efficiently and effectively, thus emerges as one of the great challenges of our society. The work presented is divided into two main parts: the first is the theoretical framework, starting from an exploration of the concept of information and knowledge society, analyzing the importance that the school library assumes in that society and reflecting on the notion of literacy, as well as on the conceptual and historical evolution of the concept of information literacy, and its relationship with the school library; the second part focuses on a study that was an attempt to understand how information literacy is addressed in eleven schools in the district of Bragança. Data were collected by applying a questionnaire to the school librarians of those schools and it was analyzed how the school libraries are facing the challenge of information literacy. Keywords in this essay: information, knowledge, digital divide, information society, knowledge society, school library, literacy, information literacy, information skills, school librarian.
- A literacia da informação: do ideal ao real - estudo de casoPublication . Martins, Ricardo Manuel Nogueira Capela; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, AntónioA infoliteracia é, desde que surgiu na década de setenta do século XX, uma temática que tem interessado a diversos autores. Envolta em inúmeras discussões científicas, alvo de diversas campanhas de promoção, é definitivamente um tema que está na ordem do dia, dada a sua profunda ligação às Tecnologias da Informação e Comunicação, cada vez mais imprescindíveis. Ao longo deste trabalho procura-se reunir definições e concepções de infoliteracia recolhidas em bibliografia nacional e internacional, revê-las criticamente e procurar entender se possuirão os alunos do terceiro ciclo do ensino básico as competências básicas para poder aspirar à competência em informação pelo domínio de competências ao nível do uso da informação e ao nível das literacias básica e funcional. Since it was first conceptualized in the seventies, Information literacy has been a subject which has interested several book writers. Due to its futuristic and constant growth, this matter has been surrounded by scientific disputes, subject of many campaigns and mainly because of the connection that it has, beyond a shadow of a doubt, to Information and Communication Technologies that is becoming increasingly significant from day to day. On this work, we look forward to gather definitions, to offer different information literacy concepts and critically analyze them, as well as trying to decode if eighth grade pupils (Basic School) are ready to be taken into an hypothetical information literacy program, as well as they are able to correctly use the information appropriately or if they just keep on trying to be literate people.
- Modelo de repositório institucional para escolas do 3.º ciclo do ensino básico e do secundárioPublication . Silva, Fernanda Pedrosa da; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, AntónioEste trabalho tem como objetivo geral promover a reflexão participada do professor bibliotecário, do diretor, de professores do Ensino Básico e do Secundário e dos alunos, em busca de um novo sentido para a biblioteca escolar. Analisou-se o investimento de uma escola de 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário na sua biblioteca, tendo em conta as características, as competências informacionais e as necessidades da sua população discente, dominada, cada vez mais, pela diversidade cognitiva, socioeconómica, linguística e pelo multiculturalismo. Na sequência do referido, propõe-se um modelo de repositório institucional (RI) para uma escola do 3º ciclo do Ensino Básico e do Secundário – a Secundária Carolina Michaëlis (Cedofeita, Porto) – mas que terá a potencialidade de ser adaptado a outras escolas com características análogas. Metodologicamente, a investigação é um estudo que pretende identificar se as condições relativas à implementação de um repositório institucional se encontram reunidas. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas aos docentes e de ques-tionários aos alunos. A nossa amostra foi composta por 120 alunos (4 turmas do Ensino Básico e 2 turmas do Ensino Secundário) e por 10 professores. Os dados foram analisados de forma quantitativa, no tocante aos resultados dos alunos, e qualitativa, no que respeita as entrevistas feitas aos professores. Os dados provenien-tes dos questionários dos alunos foram analisados com uma aplicação informática. A fim de analisar e interpretar os resultados, combinámos as diversas fontes de dados. Finalmente, apresentam-se os resultados e tecem-se algumas conclusões, na discussão, no seguimento da análise dos dados, apresentando-se algumas perspetivas para o futuro da organização visada no presente estudo. Cumprimos os objetivos traçados no início deste trabalho e confirmámos as hipóteses previamente levantadas, nomeadamente: (1) o acervo da escola não responde às neces-sidades informacionais da sua população; (2) os alunos são orientados e detêm compe-tências de pesquisa informacional e, finalmente, (3) existem condições materiais e humanas que favorecem a implementação de um repositório institucional, enquanto fator promotor da melhoria do funcionamento organizacional e do sucesso educativo.
- Práticas de indexação na imprensa: o arquivo e centro de documentação do Grupo ControlinvestePublication . Rodrigues, Maria José da Cruz; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, AntónioA presente dissertação de Mestrado em Ciências da Informação e Documentação, intitulada “Práticas de Indexação na Imprensa” pretende mostrar de que forma a Ciência da Informação contribui na ação das Ciências da Comunicação no que diz respeito à utilização da informação, desde a sua recolha, tratamento e difusão até ao arquivo e recuperação. Neste sentido, é feita uma reflexão sobre o papel dos arquivos e centros de documentação dos meios de comunicação social em geral. Estes são responsáveis pelo tratamento documental dos conteúdos jornalísticos produzidos nas redações; não sendo possível dissociar esta função do conhecimento intrínseco do seu potencial informativo, que assenta, naturalmente, no valor de memória, narratividade e democratização da divulgação. Tudo é contextualizado no novo paradigma comunicacional que os meios de comunicação social percorrem nesta era digital em que vivemos. Partindo do princípio de que a Ciência da Informação estuda a informação como um processo social, desde a génese ao armazenamento, a Indexação assume um papel preponderante desta prática social, visto que conduzirá à sua categorização/representação e recuperação, construindo a informação e transformando-a em conhecimento. Assim, é apresentado o modus operandi do Arquivo e Centro de Documentação do Grupo Controlinveste, no que concerne à política de indexação e recuperação de informação. Tal constitui o estudo de caso realizado com base na investigação in loco, cujos objetivos assentam no levantamento das variáveis inferidas nas linhas de atuação no momento da indexação e, consequentemente, na perceção das prioridades durante a recuperação da informação. Para tal, foram analisados os diferentes tesauros construídos pelo Arquivo e Centro de Documentação do Grupo Controlinveste, tendo em conta as categorias temáticas que abrangem, assim como os termos, a estrutura e relações básicas. Após a análise de uma amostra aleatória de documentos deste arquivo, foi possível delinear as principais variáveis definidoras da política de indexação aplicada. Neste sentido, os mesmos conteúdos foram abordados quanto ao número de descritores por documento; à utilização de Tesauros por documento; o recurso ao infraconceito e à harmonia do assunto em relação à secção do jornal. Tratando-se de um aspeto peculiar deste estudo, foi dedicado uma especial atenção ao uso dos Infraconceitos, tendo sido feita uma breve reflexão e análise à sua relação na indexação de fotografias. Em forma de súmula, foram registadas as linhas de atuação na indexação dos documentos analisados, aferindo da verosimilhança das declarações proferidas pelo Diretor do Arquivo e Centro de Documentação do Grupo Controlinveste na entrevista efetuada, que serviu de consolidação deste trabalho de investigação.
- A profissionalização do professor bibliotecário: análise de contexto da portaria 756/2009, de 14 de Julho nas bibliotecas escolares do concelho de MatosinhosPublication . Cascaes, Raquel Maria Gonçalves Vieira; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, AntónioA Sociedade da Informação fomentou o acesso e a disponibilização a inúmeras fontes de informação. No entanto, estamos num mundo, cada vez mais, complexo e competitivo, onde é exigido aos cidadãos novas competências na gestão da informação para que estes possam sobreviver a nível profissional, pessoal, mas também possam ter condições para exercer a plenitude da cidadania. O desenvolvimento destas competências deve ser estimulado na escola. A biblioteca escolar é o local priveligiado para a formação de leitores e de cidadãos. O Professor Bibliotecário é o profissional responsável pela gestão da informação, procurando estimular e desenvolver o trabalho entre alunos, professores e toda a comunidade educativa. A Portaria 756/2009, de 14 de Julho estabelece as regras de designação de docentes para a função de Professor Bibliotecário que visa dotar as bibliotecas escolares de uma gestão profissional. Num primeiro momento, reflectimos sobre a actual sociedade da informação para compreendermos o contexto da missão e objectivos das bibliotecas escolares. Reflecte-se também sobre a formação e importância do profissional da informação e o papel fulcral e importante do professor bibliotecário na promoção e desenvolvimento da biblioteca escolar. Explora-se ainda, a partir da análise da Rede de Bibliotecas Escolares, a Portaria 756/2009 de 14 de Julho. Finalmente, apresenta-se o estudo empírico realizado nas escolas do Concelho de Matosinhos. A recolha de dados foi efectuada mediante o estudo das fontes disponíveis na fase de designação externa e, também, pela aplicação de um questionário aos professores bibliotecários para acesso à informação na fase de designação interna do concurso de professor bibliotecario, tendo-se analisado a forma como decorreu a sua selecção. The Information Society provides access and availability to numerous sources of information. However, we are in a world increasingly complex and competitive, which is required for citizens new skills in information management so that they can survive professionally, personally, but also may have the conditions to prosecute the fullness of their citizenship. The development of this kind of skills should be encouraged in school. The school library is the place for the formation of readers and citizens. The School Librarian is the one who haves the responsibility for the professional management of information. He also stimulates and develops the work among students, teachers and the whole school community. The Portaria 756/2009 de 14 de Julho lays down the rules for appointment of teachers for the School Librarien function that aims to provide school libraries of professional management. At first, we make a reflection about the existing information society to understand the mission and objectives of school libraries. We also reflected about the importance of the training and the formation of the professional information and the central and privileged role of the school librarian in the promotion and development of school-library. It is explored, through the analysis of Rede de Bibliotecas Escolares, the Portaria 756/2009 de 14 de Julho. Finally, we present the empirical study undertaken in 16 schools in the area of Matosinhos. Data were collected by the study of the sources available in the external phase designation and also by applying a questionnaire to school librarians to access information on the internal designation phase of the contest for the position of shool librarian and was analyzed the process of selection.