FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento
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Browsing FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento by advisor "Barbosa, Marialva Carlos"
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- Estereótipos e novos retratos do envelhecimento na publicidade: marcas brasileiras e o desafio de criar identificação com o público da terceira idadePublication . Machado, Christiane Monteiro; Sousa, Jorge Pedro; Barbosa, Marialva CarlosSão muito heterogêneas as realidades dos idosos no Brasil contemporâneo, enquanto uma mudança demográfica acelerada acontece: de 12% em 2015, o contingente de idosos é projetado em 29% em 2050. Concepções antigas e preconceituosas sobre o envelhecimento coexistem com novos olhares, inclusive na publicidade, reconhecida por tanto reproduzir como influenciar construções sociais sobre o envelhecimento. Nesse cenário, esta pesquisa indaga: de que formas a terceira idade é retratada em campanhas publicitárias no Brasil no fim da segunda década do século XXI? Essa busca se construiu a partir de três hipóteses: a da invisibilidade dos idosos na publicidade no Brasil; a de que a publicidade retrata as pessoas da terceira idade de maneira estereotipada; a da adequação da mensagem ao público (idosos seriam mostrados de maneira mais correta quando são o público-alvo da mensagem). O texto está estruturado em três capítulos, discutindo conceitos do envelhecimento, questões sobre publicidade e estereótipos, e a apresentação da pesquisa empírica. A partir do estado da arte e de uma pesquisa piloto, foram estabelecidas sete categorias para a classificação do corpus desta pesquisa, que consiste em 104 publicações, mostrando idosos, nas páginas do Facebook e nos canais do YouTube das marcas dos dez maiores anunciantes do Brasil entre julho de 2017 e junho de 2018. Os materiais foram analisados com método que incluiu elementos de análise documental, análise de conteúdo e análise de discurso. Foram também observados oito critérios objetivos para cada material, permitindo estabelecer novas inferências. Como conclusões, verificamos que as hipóteses se confirmam parcialmente: a invisibilidade é percebida no baixo percentual de materiais com idosos (2,2% dos materiais observados), embora haja qualidade na presença dos idosos nesses materiais – 42% deles tinham uma forma neutra de representá-los. Havia estereótipos em todas as mensagens que mostravam negativamente idosos, reforçando preconceitos. Já os olhares positivos do envelhecimento nem sempre aconteciam com presença de estereótipos. Mensagens elaboradas para idosos têm menos preconceitos idadistas do que as que se destinam a públicos mais amplos. Há ainda mensagens que trazem a subversão dos padrões tradicionalmente associados ao envelhecimento, que tanto podem ridicularizar os idosos como valorizá-los e atribuir a eles novos papéis sociais – contribuição que a publicidade pode dar à sociedade.
- Pós-verdade e mediação política: netnografia das páginas de Facebook dos candidatos à presidência do Brasil em 2018Publication . Consentino, André Tezza; Sousa, Jorge Pedro; Barbosa, Marialva CarlosNos últimos anos, a ascensão das redes sociais digitais, combinada com uma série de resultados políticos surpreendentes, em que o populismo, o extremismo e a polarização ganham fôlego, um novo conceito emergiu entre analistas acadêmicos: pós-verdade. O termo ainda não é consensual, mas um ponto de partida é considerar a pós-verdade como as condições em que as crenças pessoais e as emoções são mais determinantes para a formação da opinião pública do que os fatos objetivos. Neste cenário, a questão chave desta tese é mensurar a presença da pós-verdade durante as eleições presidenciais brasileiras de 2018. A delimitação do nosso objeto é distinta dos sites de verificação (fact-checking) e busca uma avaliação antropológica, com demarcações que estão mais concentradas na compreensão do conteúdo cultural (emocional, axiológico, político) das mensagens. A investigação partiu de quatro hipóteses: 1) a pós-verdade, nos limites de conceituação propostos, é visível nos conteúdos tanto dos candidatos quanto dos eleitores brasileiros; 2) a pós-verdade independe do espectro político; 3) a eleição de 2018 foi marcada por um apoio massivo e espontâneo nas redes sociais digitais em favor das pautas de direita e conservadoras; 4) por fim, é possível avaliar o fenômeno da pós-verdade com as proposições das teorias clássicas da comunicação. A tese está estruturada em três capítulos, apresentando, nos dois primeiros, uma revisão de literatura que buscou o estado da arte do termo pós-verdade e suas articulações com fenômenos políticos típicos da contemporaneidade. No terceiro capítulo, a partir de uma pesquisa exploratória realizada em 2017, e outra durante a campanha eleitoral de 2018, analisamos por meio de métodos qualitativos (em especial, a netnografia) e quantitativos (em especial, a análise de métricas de engajamento de redes sociais), as páginas oficiais de Facebook dos presidenciáveis Jair Bolsonaro e Fernando Haddad. Com as análises e conclusões, verificamos que as três primeiras hipóteses foram amplamente confirmadas. Já a quarta hipótese, que investigou a validade das teorias clássicas da comunicação, foi confirmada com ressalvas, uma vez que as novas práticas comunicacionais possibilitadas pelas redes sociais digitais trazem também fenômenos políticos distintos dos verificados no passado.
- Receituário fotográfico: semelhanças e diferenças no fotojornalismo brasileiro e portuguêsPublication . Ferreira, Maria Zaclis Veiga; Sousa, Jorge Pedro; Barbosa, Marialva CarlosEsta tese de doutoramento pretende contribuir para o estudo do fotojornalismo praticado em Brasil e Portugal atualmente, detendo-se sobre o trabalho dos fotojornalistas dos diários Jornal de Notícias de Portugal e Gazeta do Povo do Brasil. Os processo de trabalho e resultados da produção fotojornalística dos dois jornais foram investigados com o intuito de verificar se a produção e, consequentemente, a fotografia jornalística dos periódicos estão enquadradas em formatos padrão nos dois países. Três questões nortearam este trabalho: 1) compreender se a construção narrativa do fotojornalismo produzido pelos profissionais dos dois jornais é afetada por uma cultura profissional padrão, a cultura da tribo fotojornalística transnacional, o que implicou a comparação de valores, ideais, práticas profissionais e dos conteúdos produzidos; 2) identificar e comparar os valores noticiosos que definem a cobertura fotojornalística, em ambos os países; e 3) discutir as diferenças e semelhanças das fotografias jornalísticas publicadas pelos dois jornais. A pesquisa englobou duas indagações principais: a primeira relacionada às concepções de noticiabilidade compartilhadas ou não pelos repórteres fotográficos e a segunda às suas escolhas narrativas – ambas as questões, potencialmente, impactadas pelo conjunto de preferências individuais dos profissionais. Entre as principais conclusões, inscrevem-se as de que há fatores que enformam o fotojornalismo feito pelos fotojornalistas de cada um dos dois jornais, e exatamente esses fatores, quando colocados a partir da ótica geográfica continental, afastam um do outro enquanto procedimentos e linguagem utilizados e, portanto, não podemos afirmar que os fotojornalistas tomem parte de uma tribo transnacional. Com relação aos procedimentos, percebe-se que os fotojornalistas que se propuserem a compreender melhor as duas estruturas afeitas ao seu trabalho – a da fotografia e do jornalismo – terão em seu favor conhecimento que permitirá ampliar o discurso fotojornalístico, de maneira que este seja possuidor de mecanismos os quais permitem gerar um saber que ampliará as discussões políticas da sociedade. O fotojornalista, dessa forma, deverá estar preparado para experimentar novas fronteiras da fotografia jornalística, mas, para que isso aconteça efetivamente, os profissionais devem ser polivalentes e ampliar as competências de ordem de organização, transmissão e fluxo de trabalho, o que permitirá que combinem outras gramáticas visuais, sonoras, textuais e gráficas ao discurso fotojornalístico.