FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado
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Browsing FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado by advisor "Estrada, Rui"
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- Era uma vez dentro de nós!: as narrativas a serviço da criatividade e do autoconhecimentoPublication . Costa, Maria Elisa Moreira; Estrada, RuiEsta dissertação aborda a correlação das narrativas infantis, criatividade e autoconhecimento. Os principais objetivos centram-se em verificar se o uso das narrativas infantis de contos de fadas ampliam a criatividade e o autoconhecimento; esclarecer se o processo de autoconhecimento, por sua vez, favorece os processos criativos nas atividades profissionais; e demonstrar a possibilidade de uso complementar de ativadores criativos com as narrativas, descobrindo assim, quais os ativadores que melhor se correlacionam aos contos escolhidos. A pesquisa exploratória compõe-se de três etapas: a primeira advém de encontros presenciais ocorridos no ano de 2010, com profissionais ligados à formação e qualificação de jovens em uma Organização não Governamental (ONG) na cidade de São Paulo; a segunda etapa é fruto dos estudos da autora desta dissertação ao longo do ano de 2013; e a terceira etapa, fundamentada em entrevistas semiestruturadas no ano de 2014, com os mesmos participantes dos encontros presenciais ocorridos 30 meses antes. Conclui-se que é possível utilizar as narrativas infantis para ampliar a criatividade e também o autoconhecimento. Em relação à importância das narrativas infantis em particular para a criatividade, a consigna “era uma vez” foi a pista fundamental para esta apuração, por carregar em si mesma infinitas possibilidades para acessar a imaginação. Em relação à importância das narrativas infantis em particular para o autoconhecimento, a demonstração permeia as questões ligadas à estrutura. Ao compreender a sequência das invariantes presentes ao longo de uma narrativa infantil, é possível fazer uma correlação direta com a consciência pessoal em relação às etapas de vida. Foi também possível descobrir que sete ativadores criativos em específico, podem ser utilizados concomitantemente às quatro narrativas de Hans Christian Andersen, de forma bastante benéfica, potencializando seu uso como ferramenta para o autoconhecimento e estimulação da criatividade. Constatou-se, portanto, pelas pesquisas realizadas que profissionais que se aprofundam em seu autoconhecimento tornam-se mais autoconfiantes e, consequentemente, mais criativos.