ESS (DCETS) - Enfermagem
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Browsing ESS (DCETS) - Enfermagem by advisor "Araújo, Patrícia"
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- Acidente vascular cerebral: conhecimento dos alunos do 3º ano do curso de licenciatura em enfermagem, da Universidade Fernando PessoaPublication . Lima, Maria Susana Dias da Silva Melro; Araújo, PatríciaO Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma doença cada vez mais comum na nossa sociedade, capaz de provocar limitações não só nos indivíduos, bem como à sua família mais próxima. Para que uma equipa de enfermagem responda com competência e seja uma mais valia no contexto de equipa multidisciplinar, quer a nível da promoção da saúde, quer na prevenção da doença, é de extrema importância, desde cedo dar maior atenção à formação holística dos alunos de enfermagem. Desta forma pareceu-nos pertinente desenvolver um estudo, com a finalidade de identificar os conhecimentos dos alunos do 3º ano do curso de licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa (UFP) sobre o AVC. Neste sentido foram colocadas as seguintes questões de investigação: Quais os conhecimentos dos alunos do 3º ano do curso de Licenciatura em Enfermagem da UFP sobre o AVC? A realização do ensino clínico de Enfermagem Médico-Cirúrgica II é preponderante para os conhecimentos dos alunos do 3º ano do curso de Licenciatura em Enfermagem da UFP? O contacto com doentes vítimas de AVC influencia os conhecimentos dos alunos do 3º ano do curso de Licenciatura em Enfermagem da UFP? Trata-se de um estudo de tipo exploratório-descritivo com abordagem quantitativa, como instrumento de recolha de dados utilizou-se um questionário, que foi aplicado aos alunos do 3º ano do curso de Licenciatura em Enfermagem, da Universidade Fernando Pessoa. A amostra seleccionada é constituída por 40 (quarenta) alunos, do 3º ano, do curso de Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa. Os resultados tentam dar resposta às questões de investigação inicialmente levantadas. Relativamente à caracterização da amostra podemos dizer: A média de idades dos inquiridos é de 23 anos, sendo o máximo de 21 anos de idade e o mínimo de 42 anos. Quanto ao género dos inquiridos são maioritariamente do sexo feminino com 67% e do sexo masculino apenas 33%. A amostra (n=40), já realizou ensino clínico de Enfermagem Médico-Cirúrgica II. A amostra (n=40), já tiveram contacto com doentes vítimas de AVC, 100% dizem que sim. Através da análise dos dados colhidos podemos concluir que os alunos inquiridos evidenciaram falta de conhecimento em algumas áreas e confusão entre termos científicos.
- Barrreiras arquitectónicas e acessibilidade do aluno com mobilidade condicionada na Faculdade Ciências da Saúde – Universidade Fernando PessoaPublication . Sousa, Andreia Patrícia Teixeira; Araújo, PatríciaO presente trabalho científico está inserido na unidade curricular Projecto de Graduação e Integração Profissional do plano curricular do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa, sendo subordinado ao tema: “Barreiras Arquitectónicas e Acessibilidade do aluno com Mobilidade condicionada na Faculdade Ciências da Saúde – Universidade Fernando Pessoa”. Esta investigação visa identificar as barreiras arquitectónicas existentes na Faculdade Ciências da Saúde (FCS) – Universidade Fernando Pessoa (UFP), sendo que os resultados obtidos poderão estar na base da procura de medidas alternativas para correcção ou prevenção deste tipo de problemas segundo o disposto na legislação existente. Segundo esta linha, pretende-se proporcionar condições mínimas de acessibilidade aos indivíduos com mobilidade condicionada, constituindo este, um contributo para aquela que poderia ser uma Universidade inclusiva. Nos últimos anos, o notório crescimento consistente das comunidades universitárias deveria ser sinónimo de melhoria das instalações no que respeita a acessibilidades, no entanto é evidente a carência de sensibilização existente na construção de diversas barreiras arquitectónicas. Ao analisar o meio edificado da FCS – UFP, constata-se a presença de diversas irregularidades no cumprimento das normas técnicas sobre acessibilidade estipuladas pela lei em vigor. Perante estas irregularidades os indivíduos portadores de mobilidade condiciona são incapazes de estabelecer uma natural interacção com o meio. This scientific work is inserted in the subject of Project of Graduation and Professional Integration inserted in the Nursing course at the Universidade Fernando Pessoa, with the theme: "Architectural barriers and accessibility of the disabled student in the Faculty of Health Sciences - Universidade Fernando Pessoa”. This research aims to identify the existing architectural barriers at the Faculty of Health Sciences (FCS) - Universidade Fernando Pessoa (UFP), and results can be the basis for seeking alternative measures to correct or prevent such problems in accordance with the provisions of existing legislation. According to this line is intended to provide minimum requirements for accessibility to individuals with disabilities, this constituting a contribution to what could be an inclusive university. In recent years, the notorious consistent increase in university communities should be synonymous with improved facilities in relation to accessibility, however it is evident the lack of awareness exists in the construction of several architectural barriers. In examining the built environment of the FCS - UFP, there is the presence of various irregularities in compliance with technical standards on accessibility set out by applicable law. Given these irregularities individuals with disabilities are unable to establish a natural interaction with the environment.
- Conhecimentos dos alunos do 3º ano da licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa, sobre hemofiliaPublication . Braga, Vânia Moreira; Araújo, PatríciaA Hemofilia é um distúrbio genético raro, ligado ao cromossoma X e segundo a Associação Portuguesa de Hemofilia (2010), no 2º semestre de 2010 existiam 723 pessoas com Hemofilia em Portugal, o que significa que é uma percentagem mínima de toda a população do país. Nesta doença, existe uma ausência ou carência de um dos factores da coagulação e segundo Seely, R et alii (2001), os factores de coagulação são treze e os que estão em falta na Hemofilia são o VIII e o IX. Para que os enfermeiros respondam com competência e sejam uma mais valia, no contexto de equipa de saúde, quer na área da prevenção, quer na área do cuidado, é fundamental, desde cedo dar maior atenção à formação holística dos alunos de enfermagem. Desta forma, pareceu-nos pertinente desenvolver este estudo, com a finalidade de conhecer/identificar os conhecimentos dos alunos do 3º ano da Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa sobre a Hemofilia. Partindo desta perspectiva, levantou-se uma questão de investigação para o presente estudo: “Que conhecimentos têm os alunos do 3º ano da Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa sobre Hemofilia?”. Trata-se de um estudo quantitativo-exploratório, em que se utilizou como instrumento de colheita de dados, um questionário, que foi realizado na Universidade Fernando Pessoa. A população-alvo é constituída pelos alunos do 3º ano da Licenciatura em Enfermagem e a amostra é constituída por 25 alunos da população referida anteriormente. A principal conclusão a retirar deste estudo é que os alunos do 3º ano da Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa, apresentam alguns conhecimentos, no que respeita à Hemofilia, no entanto denota-se alguma falta de conhecimento, em relação aos factores da coagulação e às complicações osteoarticulares. Assim, depois do estudo efectuado constatamos o seguinte facto: a realização de ensinos clínicos com a oportunidade de prestar cuidados a uma pessoa com Hemofilia pode influenciar os conhecimentos que os alunos do 3º ano da Licenciatura em Enfermagem apresentam. Desta forma, podemos constatar que é de extrema importância o conhecimento dos sintomas da Hemofilia, assim como se realiza o diagnóstico, qual o tratamento adequado e as complicações inerentes a esta doença. Tem também muita importância, as precauções que podem ser tomadas, a profilaxia e a prática de desporto com a Hemofilia. Todo este conhecimento torna o enfermeiro um elemento activo da equipa multidisciplinar, que envolve a pessoa com Hemofilia que necessita de tratamento. Hemophilia is a rare genetic disorder, linked to X chromosome and according to the Portuguese Association of Hemophilia (2010), in the second semester of 2010 there were 723 people with Hemophilia in Portugal, which means that it is a minimum percentage of the entire population of the country. In this disease, there is an absence or deficiency of one of the coagulation factors and according to Seely, R et alii (2001), there are thirteen coagulation factors and those missing in hemophilia are VIII and IX. For nurses to respond with competence and to be an asset, in the context of health staff, either in the prevention area or in the care area, it´s essential to pay more attention to the holistic education of nursing students. Thus, it seemed appropriate to develop this study in order to identify students „knowledge of the 3rd year Graduate of Nursing at the University Fernando Pessoa on Hemophilia. From this perspective, there arose a research question for this study: "What knowledge have students of 3rd year Graduate of Nursing at the University Fernando Pessoa on Hemophilia?”. It is a quantitative-exploratory study, which used as a tool for data collection, a questionnaire, that was done at University Fernando Pessoa. The target population consists of students from 3rd year Graduate of Nursing and the sample is made up of 25 students of the population mentioned above. The main conclusion of this study is that the students of 3rd year of Nursing Degree at University Fernando Pessoa, have some knowledge in relation to hemophilia, but is denoted a lack of knowledge in relation to coagulation factors and osteoarticular complications/diseases. So, after the study, we found the following fact: The realization of clinical placements with the opportunity to care for a person with Hemophilia influences students‟ knowledge of the 3rd year Graduate of Nursing at University Fernando Pessoa. Thus, we note that it is extremely important to know the symptoms of hemophilia, as well as the diagnosis is made, what is the treatment and complications inherent to this disease. It also has great importance, the precautions that can be taken, prophylaxis and practice of sport with Hemophilia. All this knowledge makes the nurse an active element of the multidisciplinary team, involving the person with hemophilia who required treatment.
- Conhecimentos dos prestadores de cuidados na prevenção das úlceras de pressãoPublication . Gonçalves, Cristina Isabel Brito Marques; Araújo, PatríciaO presente Projecto de Graduação está inserida no âmbito do plano curricular do 4º ano da Licenciatura de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa – Porto, cujo tema abordado é: “ Conhecimento dos prestadores de cuidados na prevenção das úlceras de pressão”. A investigação constitui o apoio de uma ampliação dos conhecimentos actuais sobre os cuidados de enfermagem. Deste modo, este conhecimento permite a melhoria dos cuidados de saúde e prova cientificamente o conhecimento do enfermeiro. A enfermagem apresenta um papel preponderante na preparação dos prestadores de cuidados na prevenção de úlceras de pressão, sendo deste modo indispensável a referência dos ensinos e cuidados de enfermagem neste trabalho. Neste estudo, surge a necessidade de identificar se os prestadores de cuidados informais têm conhecimentos sobre a prevenção das úlceras de pressão (UP). A metodologia científica utilizada neste estudo, tem um carácter descritivo, inserido numa abordagem quantitativa e transversal, a uma amostra de 40 prestadores de cuidados informais de idosos em risco de contrair UP. Foi aplicado como instrumento de recolha de dados, um questionário com perguntas abertas e fechadas. Após a aplicação do questionário constatou-se que 62,5% da amostra sabe o que é uma úlcera de pressão mas apenas 45% sabem prevenir as úlceras de pressão. Concluímos que é necessário incidir sobre os ensinos e na prevenção, de modo a que os prestadores de cuidados se sintam mais preparados e com menos duvidas, pois apenas 37,5% referem que receberam conhecimentos suficientes. This project is part of the undergraduate curriculum in the 4th year of Nursing Graduation at the University Fernando Pessoa - Porto, whose theme addressed is: "Knowledge of health care providers in the prevention of pressure ulcers". The research is supported by an expansion of current knowledge of nursing care. This knowledge allows the improvement of health care knowledge and scientific evidence of the nurse. Nursing has a leading role in preparing health care providers in the prevention of pressure ulcers and are a indispensable reference for teaching and nursing care in this work. In this study, the need to identify if the informal carers have knowledge about the prevention of pressure ulcers (PU). The scientific methodology used in this study is a descriptive nature, included in a quantitative approach, cross-cutting a sample of 40 informal carers of elderly people at risk of UP. Was applied as a tool for data collection, a questionnaire. After the questionnaire was found that 62.5% of the sample know what a pressure ulcer is, but only 45% know how to prevent pressure ulcers. We conclude that it is necessary to focus on the teachings and prevention, for caregivers feel more prepared and have less doubt, as only 37.5% report receiving sufficient knowledge.
- A dor crónica, para além de uma abordagem farmacológicaPublication . Mata, Carlos Manuel Garcia Alves da; Araújo, PatríciaA dor crónica é uma problemática que afecta milhares de pessoas em todo o mundo, sem distinguir género, idade ou estrato social. Este trabalho tem como objectivo, perceber a utilização e o impacto das medidas não farmacológicas no tratamento da dor crónica, por parte dos utentes controlados com medicamentos em ambulatório. Realizou-se um estudo do tipo descritivo, baseado numa abordagem quantitativa e transversal sobre o tema: “A dor crónica, para além de uma abordagem farmacológica”. Para a concretização e realização deste trabalho de investigação foi feita uma pesquisa bibliográfica relacionada com a temática, evidenciando as diversas abordagens não farmacológicas na dor assim como a sua importância no controlo e auto-controlo da mesma. Foi ainda aplicado um questionário a utentes com dor crónica, que utilizam medicamentos para o controlo da sua dor, realizado em três farmácias comunitárias na cidade do Porto. A maioria dos inquiridos referiu já utilizar medidas não farmacológicas no tratamento da sua dor, ainda que não como terapêutica de primeira linha. Os utentes reconhecem as mais-valias das técnicas para alívio e controlo da dor, no entanto, referem o elevado custo e fraca acessibilidade como motivos impeditivos à utilização das mesmas. O enfermeiro é visto como um profissional que faz parte do processo, embora com uma intervenção ainda pouco visível. O presente estudo contribuiu para um crescimento humano e para a aquisição de conhecimentos em Enfermagem, sobretudo num contexto da dor, assim como para aumentar a capacidade de reflexão crítica.
- Influência dos factores de stresse nos estudantes de enfermagem da Universidade Fernando Pessoa no estágio de integração à vida profissionalPublication . Ferreira, Rui André de Sá; Araújo, PatríciaA Enfermagem é considerada como uma profissão com elevado nível de stresse, devido á responsabilidade pelas pessoas que cuida e às funções que desempenha. Os enfermeiros estão constantemente expostos a vários riscos, estando a Enfermagem incluída no grupo das profissões desgastantes. O stresse sentido durante a formação inicial em enfermagem constitui uma área a explorar, principalmente nos estágios em enfermagem onde são prestados cuidados continuados ao doente e onde o stresse pode diminuir a qualidade da relação estagiário-doente. Neste sentido foi colocada a seguinte questão de investigação: Quais os factores causadores de stresse nos estudantes de enfermagem da UFP no Estágio de Integração á vida Professional? O presente estudo decorreu da constatação de que os estudantes de enfermagem, em estágio, passam por momentos de stresse que podem, já aí, afectar a qualidade da sua relação com o doente. Assim, consideramos importante desenvolver um estudo que procura identificar os factores de stresse e as suas implicações nos estudantes de enfermagem da Universidade Fernando Pessoa no Estágio de Integração á Vida Profissional, tendo corno objectivo geral: analisar o stresse dos estudantes de enfermagem da UFP no EIVP. Trata-se de um estudo descritivo-correlacional e transversal, inserido numa abordagem quantitativa, a urna amostra de 40 estudantes de Enfermagem da UFP, ao qual foi aplicado como instrumento de recolha de dados, um questionário com perguntas fechadas, no dia 25 de Janeiro de 2010. Os resultados obtidos não se mostram conclusivos, o que levanta a questão da necessidade de realização de mais estudos, com amostras superiores e com grupos homogéneos, assim como com diferentes metodologias.
- Prevenções básicas de infecção e controlo: vivências dos alunos do 4º ano da licenciatura de Enfermagem no ensino clínico de urgênciaPublication . Miranda, Tiago Filipe Magalhães; Araújo, PatríciaAs infecções hospitalares são uma problemática, que se arrasta há muitos anos, e que estará sempre no dia-a-dia dos enfermeiros, visto que está sempre presente quando a realização dos cuidados prestados ao doente. No serviço de Urgência, é preciso cuidar do outro numa situação de doença súbita, e este cuidado tem que ser realizado num curto espaço de tempo, podendo levar a prevenção de infecção a um segundo plano. Contudo a prevenção de infecção deve estar iminente aos cuidados com o intuito de não agravar o estado de saúde que já por si se encontra deficitário aquando do recurso ao serviço de urgência. Assim, temos como principal objectivo avaliar as técnicas executadas pelos alunos do 4º Ano que realizaram ensino clínico de Urgência, e identificar técnicas de prevenções básicas de infecção e controlo pelos alunos, utilizadas durante o estágio. A componente teórica deste trabalho é o resultado duma pesquisa bibliográfica intensa e que se encontra exposta num texto que pretende dar ao leitor a ideia de todos os pontos que considerei fundamentais para a compreensão da problemática em estudo. Para a realização deste estudo, foi escolhida uma amostra de 40 alunos do 4º Ano da Licenciatura em Enfermagem. Da análise dos questionários aplicados ocorre dois grandes temas, as vivências dos alunos em ensino clínico e as técnicas utilizadas pelos mesmos. Os resultados obtidos demonstram que, a maioria dos elementos da amostra estudada poderá não estar desperta para algumas problemáticas relacionadas com a prevenção e controlo da infecção hospitalar pois ainda são verificados erros graves a nível da prestação de cuidados, por parte da amostra. O estudo revelou uma necessidade de motivar e de sensibilizar os alunos em relação á problemática das Infecções Hospitalares, havendo uma maior necessidade de formação. Hospital infections are an issue that has dragged on for many years and will always be in day-to-day lives of nurses, as is always present when the conduct of care to the patient. In emergency service, we must care for others in a situation of sudden illness, and this caution has to be done in a short time and may lead to prevention of infection to the background. However the prevention of infection must be imminent to care in order not to aggravate the health status which in itself is deficient when resorting to the emergency department. Thus, we aim to evaluate the techniques performed by the students of 4th year clinical training who performed emergency and identify basic techniques of prevention and control of infection by the students used during the internship. The theoretical component of this work is the result of a literature search and intense it is exposed in a text that aims to give the reader an idea of all the points that I considered essential to understanding the problem under study. For this study, was selected a sample of 40 students of 4th year of Nursing Degree. Analysis of the questionnaires came two major themes, the experiences of students in clinical training and techniques they use. The results show that most elements of the sample may not be awake for some issues related to the prevention and control of nosocomial infection because serious errors are still observed at the level of care on the part of the sample. The survey showed a need to motivate and sensitize students about the problem of hospital infections, with a greater need for training.