Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.84 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho científico está inserido na unidade curricular Projecto de Graduação
e Integração Profissional do plano curricular do Curso de Licenciatura em Enfermagem
da Universidade Fernando Pessoa, sendo subordinado ao tema: “Barreiras
Arquitectónicas e Acessibilidade do aluno com Mobilidade condicionada na Faculdade
Ciências da Saúde – Universidade Fernando Pessoa”.
Esta investigação visa identificar as barreiras arquitectónicas existentes na Faculdade
Ciências da Saúde (FCS) – Universidade Fernando Pessoa (UFP), sendo que os
resultados obtidos poderão estar na base da procura de medidas alternativas para
correcção ou prevenção deste tipo de problemas segundo o disposto na legislação
existente. Segundo esta linha, pretende-se proporcionar condições mínimas de
acessibilidade aos indivíduos com mobilidade condicionada, constituindo este, um
contributo para aquela que poderia ser uma Universidade inclusiva.
Nos últimos anos, o notório crescimento consistente das comunidades universitárias
deveria ser sinónimo de melhoria das instalações no que respeita a acessibilidades, no
entanto é evidente a carência de sensibilização existente na construção de diversas
barreiras arquitectónicas.
Ao analisar o meio edificado da FCS – UFP, constata-se a presença de diversas
irregularidades no cumprimento das normas técnicas sobre acessibilidade estipuladas
pela lei em vigor. Perante estas irregularidades os indivíduos portadores de mobilidade
condiciona são incapazes de estabelecer uma natural interacção com o meio.
This scientific work is inserted in the subject of Project of Graduation and Professional
Integration inserted in the Nursing course at the Universidade Fernando Pessoa, with the
theme: "Architectural barriers and accessibility of the disabled student in the Faculty of
Health Sciences - Universidade Fernando Pessoa”.
This research aims to identify the existing architectural barriers at the Faculty of Health
Sciences (FCS) - Universidade Fernando Pessoa (UFP), and results can be the basis for
seeking alternative measures to correct or prevent such problems in accordance with the
provisions of existing legislation. According to this line is intended to provide minimum
requirements for accessibility to individuals with disabilities, this constituting a
contribution to what could be an inclusive university.
In recent years, the notorious consistent increase in university communities should be
synonymous with improved facilities in relation to accessibility, however it is evident
the lack of awareness exists in the construction of several architectural barriers.
In examining the built environment of the FCS - UFP, there is the presence of various
irregularities in compliance with technical standards on accessibility set out by
applicable law. Given these irregularities individuals with disabilities are unable to
establish a natural interaction with the environment.
Description
Projecto de Graduação apresentado à
Universidade Fernando Pessoa como parte
dos requisitos para obtenção do Grau de
Licenciada em Enfermagem