FCT (DCEA) - Mestrado em Engenharia Civil
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCT (DCEA) - Mestrado em Engenharia Civil by advisor "Malafaya, Filipa"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O desafio do aproveitamento de águas pluviaisPublication . Oliveira, Diogo Rui de Saramago e Sousa da Silva; Malafaya, Filipa; Pimentel, JoséPretende-se com este trabalho avaliar a importância dos sistemas de aproveitamento de água da chuva como medida contributiva para a sustentabilidade dos recursos hídricos, a par do alerta para os preços praticados em Portugal, que comprometem a viabilidade deste tipo de sistema. Será também dada especial atenção à vulnerabilidade a que os referidos sistemas estão sujeitos, imposta pelos meses de Verão, onde os consumos de água são substancialmente maiores, mas durante os quais normalmente não ocorre precipitação. Após uma primeira componente teórica, determinar-se-á numa fase posterior o consumo anual de água registado numa moradia em Guimarães, e comparar-se-ão os resultados dos investimentos num sistema de aproveitamento de água da chuva em Portugal e na Dinamarca. Ampliando o âmbito para um edifício de escritórios e um edifício escolar, registar-se-á a rentabilidade do sistema. Essa rentabilidade, referindo-se ao número de anos em que o investimento é amortizado, é determinada numa folha de cálculo a partir da conjugação do valor investido com o valor que, anualmente, se consegue poupar com o uso da água da chuva. Concluir-se-á que o factor que verdadeiramente compromete a diferença entre o investimento e a poupança, reside no baixo valor do metro cúbico de água que, em média, se paga em Portugal. O estudo realizado nesta Dissertação revela que um valor mais alto para o preço da água, traduzir-se-ia numa menor diferença entre o investimento e a poupança, do qual resultava um período de retorno significativamente mais baixo. Além disso, os sistemas de aproveitamento de água da chuva são vulneráveis a diversas dificuldades, como as condições meteorológicas, que se traduzem na falta de precipitação nos meses de Verão onde a procura de água é muito superior.
- Plano de manutenção de fachadas em edifícios na zona costeiraPublication . Boto, Maria Gaspar; Malafaya, Filipa; Neves, Ana; Flores-Colen, InêsA presente dissertação insere-se no âmbito da manutenção de edifícios, mais concretamente na elaboração de um plano de manutenção de fachada de um edifício na zona costeira. A proposta do plano é baseada numa recolha bibliográfica e de documentos técnicos tais como a ficha de identificação do edifício, a ficha de inspeção de cada elemento fonte manutenção (EFM) e o planeamento das ações de manutenção correspondentes. As prioridades de intervenção propostas dependem do tipo de anomalia e respetiva causa sendo fundamentais na definição/previsão dos custos de intervenção. O planeamento das ações de manutenção pró-ativas integra as medidas preditivas (inspeções) e preventivas (limpeza, reparação e substituição) com uma calendarização periódica tendo em consideração a vida útil dos diferentes elementos de fachada. O plano proposto é aplicado às fachadas de um hotel localizado na zona costeira que serve como ferramenta de trabalho na gestão de manutenção do edifício. É seguida uma metodologia com base em dados recolhidos por inspeções visuais onde é feita a identificação das fachadas e anomalias existentes com causas que lhe são imputadas. As ações corretivas são parte integrante desta metodologia que se estende à proposta do plano de manutenção.
- Reciclagem de pavimentos flexíveisPublication . Félix, Júlio; Malafaya, FilipaOs novos desígnios de sociedade indicam, que o desenvolvimento sustentável é indispensável, para garantir a qualidade de vida das gerações futuras. A indústria da construção é dos setores, que mais pode contribuir para a essa sustentabilidade, uma vez que este é um setor de grandes consumos de recursos naturais, de energia e é também paralelamente um grande gerador de resíduos de construção e demolição. Na primeira fase estudo com base na pesquisa efetuada, foi realizado o enquadramento da reabilitação no atual contexto da indústria da construção. É indicada a situação atual do setor, as suas tendências, as principais linhas de evolução no futuro e a importância da reabilitação, como referência da solução estratégica para setor. Sendo o tema desta dissertação a Reciclagem de Pavimentos Flexíveis, foi realizado a caraterização da atual rede rodoviária e a introduzida a temática da reciclagem, com a apresentação e descrição dos diversos tipos de reciclagem em função das diferentes variáveis com influência no processo construtivo, como seja o local de reciclagem, a temperatura em que se realiza o processo e o ligante utilizado. Após a indicação dos diversos tipos de reciclagem e as suas especificidades e de forma a definir em que situação é que cada uma deles constitui uma alternativa viável de reabilitação de um pavimento flexível, foi apresentado o caso de estudo, que se refere à “Subconcessão da Autoestrada do Baixo Alentejo – Reabilitação Lanço H–IP2 Beja /Castro Verde/A2/IP1). As várias soluções técnicas adotadas permitiram efetuar um diagnóstico dos vários tipos de patologias encontradas caracterizar os diferentes processos construtivos e evidenciar os materiais equipamentos usados e fases de construção adotadas. No final é realizada uma análise comparativa das diversas soluções adotadas, quais as vantagens e desvantagens dos diversos processos no sentido de perceber qual a solução a mais vantajosa de acordo com os parâmetros e critérios exigíveis em termos técnicos económicos e ambientais.
