FCHS (DCPC) - Serviço Social
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCPC) - Serviço Social by advisor "Oliveira, Madalena"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Instituições de acolhimento de menores: projecto de intervenção para a prevenção da reprodução dos maus tratosPublication . Jesus, Joana Fernandes Ferreira de; Oliveira, MadalenaO presente trabalho tem como tema a institucionalização de crianças e jovens, decorrente de maus tratos sofridos. É certo que crianças ou jovens não podem estar inseridos num contexto de violência e muitas vezes a institucionalização é a única alternativa de intervenção, no entanto, como explica Alberto (2002), esta pode conter consequências negativas a diversos níveis, não só pelo afastamento da família como pelas características da própria intervenção e da instituição. Sabemos também que muitas vezes, o menor maltratado se torna num adulto maltratante, perpetuando assim um ciclo de maus tratos a menores. Tendo em conta os factos enunciados, elaborámos um projecto com o objectivo de constituir uma ferramenta de trabalho com menores em instituições de acolhimento, ao nível da prevenção da reprodução do fenómeno dos maus tratos. No fim, pretendemos dar continuidade aos estudos feitos nesta área e avançar com um possível projecto de intervenção em instituições de acolhimento de menores, que contribua para um modelo de uma institucionalização bem sucedida. The theme of this paper is the institutionalization of children, due to mistreatment. As we know, children shouldn´t live in a violent environment and the institucionalization is a frequent measure to protect this children, however, as Alberto (2002) says, it can be a harmful measure not only because children are away from their home, but also due to the features of child protection services and institutions. We also know that abused and mistreated children often become abusive adults, which perpetuates the cycle of children abuse. Given this facts, we prepared a project aiming to become a tool in social work with children in institutions, preventing the abuse reproduction. At the end, we intend to continue the researches in this subject and present an intervention project that contributes to achieve a successful institutionalization.
- A integração em casa abrigo como forma de reorganização do projeto de vidaPublication . Meireles, Marisa da Silva; Oliveira, MadalenaA violência doméstica é um fenómeno universal que ocorre sobretudo no espaço privado, infligida pelas pessoas mais próximas, como quem se partilha afetos, intimidades e responsabilidades. É um flagelo social que tem nefastas repercussões ao nível da saúde física e mental da vítima, que se espelham num disfuncional desempenho familiar, social e laboral. As casas de abrigo constituem, muitas das vezes, a única alternativa para as vítimas poderem abandonar o domicílio violento em que estão inseridas, constituindo-se como um contexto promotor de segurança e de empowerment, tão necessários para que a vítima reorganize o seu novo projeto de vida. O estudo apresentado pretende aferir a importância da integração em casa abrigo como meio para a reconstrução do projeto de vida da vítima de violência doméstica, tendo como foco contribuir para um melhor entendimento desta realidade, das necessidades desta população, bem como, subjacentemente, contribuir para uma intervenção cada vez mais adequada, proporcionando assim, uma maior qualidade no serviço prestado. Em termos metodológicos, a investigação que aqui se produz, traduz-se numa análise em profundidade, a partir da análise de conteúdo de uma entrevista realizada a uma vítima de violência doméstica com experiência de integração em casa abrigo. A entrevista foi aplicada na forma semidiretiva, possuindo um caráter semiestruturado. Domestic violence is a universal phenomena that happens mainly in the private spaces, inflict by those who are closest to the victim, by the ones with whom he/she shares affection, her/his intimate life and responsibilities. It is a social scourge that has deep effects in the victims’ physical and mental health and his/her familiar, social and labor performances. Going to a shelter is often the only way victims have to leave the violent environment they have at home, once they offer a secure context and the empowerment needed by the victims to reorganize their life’s project. This study aims to assesses the importance of victims of domestic violence integration in a shelter as a way to rebuilt their life’s project and, simultaneously, contribute to a better understanding of this reality and the needs of this populations. It also intends to contribute for a more appropriated intervention to provide a better quality of the service provided to domestic violence victims. As far as the methodology is concern, this research is the result of a deep analysis of an interview with a victim of domestic violence that has been living in a shelter. The interview was applied in semi-directive and has a semi-structured character.
- Violência na terceira idade: a realidade no concelho de ParedesPublication . Sousa, Cristina Marisa Ferreira de; Oliveira, MadalenaCom o aumento do número de idosos, as sociedades atuais deparam-se com inúmeros desafios e novos problemas sociais, dos quais o tema da violência é apenas um de muitos. No presente projeto procura-se definir e compreender o que é a violência sobre os idosos, a sua prevalência, teorias explicativas do fenómeno, fatores de risco e de prevenção. Realizou-se também um estudo sobre a realidade deste fenómeno no concelho de Paredes, utilizando como instrumento de recolha de informação o inquérito por questionário, administrado a idosos institucionalizados e não institucionalizados. A amostra é constituída por 150 indivíduos, dos quais, 60 são idosos não institucionalizados e 90 são idosos institucionalizados. Salienta-se que após a análise dos resultados verificamos que, a tipologia de violência que prevalece neste concelho é o abuso financeiro.