Ensino Politécnico
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Browsing Ensino Politécnico by advisor "Ferreira, Margarida"
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- Adesão ao regime terapêutico dos idosos com Diabetes Mellitus tipo IIPublication . Gonçalves, Viviana de Jesus Dias; Ferreira, MargaridaA diabetes é uma doença metabólica crónica caraterizada por um aumento da glicémia capilar e cuja incidência e prevalência tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. É expectável que as pessoas com diabetes, ao longo das suas vidas, integrem, cumpram e sequenciem um conjunto de ações comportamentais, terapêuticas ou preventivas para aumentar a sua qualidade de vida, o que sugere o risco de ocorrer uma falta de adesão ao leque de ações, deteriorando a sua qualidade de vida. Face ao exposto, este estudo teve como objetivo central identificar se o conhecimento dos idosos sobre diabetes mellitus (DM) tipo II, influencia a adesão ao regime terapêutico. Como objetivos específicos foram delineados de forma a dar resposta a esta inquietação os seguintes objetivos: a) Identificar os conhecimentos das pessoas idosas em relação à DM; b) Identificar a perceção sobre a informação transmitida pelos profissionais de saúde à pessoa com DM relativamente às recomendações sobre o controlo da doença; c) Conhecer a adesão ao regime terapêutico dos idosos com diabetes tipo II; d) Reconhecer fatores, na perspetiva das pessoas idosas com DM diagnosticada, que comprometem a adesão ao regime terapêutico. A principal finalidade passa por reconhecer a importância da educação terapêutica como fornecedora de ferramentas essenciais ao empoderamento do doente. O estudo realizado é do tipo transversal, quantitativo, e de natureza descritivo. O instrumento de colheita de dados utilizado foi um formulário questionário. Decorreu na Unidade de Saúde Familiar Terra da Nóbrega no mês de junho 2017, numa amostra de 30 utentes Diabéticos. Os resultados obtidos revelam que as atividades de autocuidado a que os diabéticos tipo II aderem mais são a medicação, cuidados com os pés, e alimentação, enquanto o exercício físico, inspecionar o interior do calçado são aqueles que estes têm mais dificuldade em integrar na vida diária. Os participantes mostram aceitáveis conhecimentos sobre a diabetes. Evidencia-se a necessidade de investir em estratégias que abranjam o envolvimento do diabético e pessoas significativas para que se possa obter ganhos em saúde. As evidências salientam que é urgente reconhecer a importância da mensuração da adesão dos doentes diabéticos ao plano terapêutico para a manutenção do controlo glicémico. Sugere-se que se aposte em programas educativos de forma a potencializar uma maior adesão aos autocuidados.
- Adesão dos profissionais de saúde ao “ feixe de intervenções” de prevenção de infeção do trato urinário associada ao cateter vesicalPublication . Afonso, Sandrina Silva; Ferreira, MargaridaO estudo realizado intitulado de Adesão dos profissionais de saúde ao “Feixe de Intervenções” de Prevenção de Infeção do Trato Urinário associada ao Cateter Vesical tem como objetivo geral avaliar a conformidade das práticas de prevenção e controlo da infeção pela implementação de um feixe de intervenções. De acordo com o estudo realizado pela Direção Geral de Saúde (DGS), entre as infeções hospitalares mais frequentes podemos encontrar as infeções respiratórias inferiores (29,3%), as infeções urinárias (21,1%) e as infeções do local cirúrgico (18%). Maioritariamente as Infeções do Trato Urinário (ITU) adquiridas em meio hospitalar ocorrem após a cateterização do trato urinário, sendo que de acordo com Center for Diseases Control and Prevention (CDC) aproximadamente 75% são associadas a este procedimento invasivo. Neste estudo, a questão de investigação que desencadeou a problemática foi: “Será que os profissionais de saúde aderem ao Feixe de Intervenções de prevenção de Infeção do Trato Urinário associada ao cateter vesical?”. Tratou-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo. De maneira a dar resposta à problemática em estudo, foi aplicado um questionário a enfermeiros e assistentes operacionais pertencentes ao serviço de Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM) e Unidade de Média Duração e Reabilitação (UMDR) do Hospital Escola (HE) da Universidade Fernando Pessoa, sendo a amostra composta por um total de 22 enfermeiros e 11 assistentes operacionais. Os resultados do questionário sugerem que a maioria dos enfermeiros demonstra cumprir o “feixe de intervenções” de prevenção de infeção urinária associada a cateter vesical, no entanto uma grande percentagem dos assistentes operacionais dá a entender, pelas respostas obtidas ao longo do questionário, que não sabem onde terminam as suas funções.
- Estilo de vida dos estudantes do ensino superior da zona norte do paísPublication . Gonçalves, Ana Catarina Martins; Ferreira, MargaridaOs Estilos de Vida (EV) são um conjunto de hábitos, costumes e comportamentos de resposta às situações do dia a dia, aprendidos através do processo de socialização e que vão sendo constantemente reinterpretados e testados ao longo do ciclo de vida, perante diferentes situações sociais, sendo influenciados, modificados ou inibidos pelo processo de socialização. A mudança para o ensino superior marca uma transição desenvolvimental, por ser considerada um momento de passagem da adolescência à vida adulta, durante a qual se consolidam ou iniciam comportamentos de risco que comprometem a saúde, presente e futura, do estudante, determinando a necessidade de intervenções específicas. O Ensino Clínico (EC) em enfermagem, pelas suas características intrínsecas e pela complexidade de situações que apresenta, leva o estudante a enfrentar novos sentimentos que potenciam a vivência e a adoção de comportamentos mais, ou menos, saudáveis, sendo o objetivo da presente investigação conhecer o Estilo de Vida dos estudantes em Ensino Clínico da Licenciatura em Enfermagem, de um Instituto Politécnico do Norte do País. Para isso realizou-se um estudo quantitativo, descritivo e transversal, com uma amostra não probabilística em bola de neve, constituída por 33 estudantes em EC da Licenciatura em Enfermagem. Para realizar a colheita de dados, utilizou-se como instrumento o questionário “Estilo de Vida Fantástico”, adaptado e validado para a população portuguesa por Amado, Brito e Silva (2014). Após a recolha de dados, procedeu-se ao tratamento estatístico recorrendo ao SPSS, versão 23.0 para Windows, constatando-se que os melhores resultados apresentados pelos estudantes se concentram no domínio da Família e Amigos, sendo que os domínios da Atividade Física /Associativismo, Nutrição e Tabaco foram os que refletiram piores resultados. Relativamente às dimensões do Álcool e Drogas, Sono e Stress, Trabalho / Tipo de Personalidade e Introspeção constatou-se que apresentam dados alarmantes. No que concerne ao domínio Comportamentos de Saúde e Sexual e Outros Comportamentos é de notar que apresenta valores preocupantes. A caracterização global do estilo de vida dos estudantes demonstrou que, de um modo geral, os mesmos se encontram classificados como possuidores de um estilo de vida “Muito Bom” e “Bom”, que se traduzem nos seus comportamentos, revelando assim a imprescindibilidade de uma maior sensibilização dos estudantes face à adoção de um estilo de vida mais saudável, principalmente ao nível da prática de atividade física e nutrição.
- Estilos de vida dos estudantes da licenciatura em Enfermagem, em ensino clínicoPublication . Lima, Cátia de Fátima Santos; Ferreira, MargaridaAtualmente o impacto que os hábitos pessoais e o Estilo de Vida (EV) têm na saúde das pessoas é bastante evidente. O estilo de vida pode ser considerado como o resultado dos padrões de comportamento que o indivíduo desenvolve no decorrer da sua vida. Estes são determinados por diversos fatores, sendo estes de caraterísticas pessoais, socioeconómicas e ambientais e, por consequência, acarretam um efeito profundo na saúde do indivíduo. O EV desempenha um papel significativo na prevenção de doenças e na promoção da saúde durante todo o ciclo de vida de um indivíduo. A transição para o ensino superior, coloca desafios, que podem exigir alterações nas rotinas, nas relações interpessoais e na forma como o indivíduo se auto perceciona e como perceciona o mundo. O Ensino Clínico (EC) evidencia ser um complemento essencial para a formação de Enfermagem, na medida em que os conhecimentos assimilados em contexto escolar, são apenas uma parte constituinte da prática profissional. O EC, por sua vez, promove uma contínua troca de saberes entre a teoria e a prática, a aprendizagem de novas conhecimentos e habilidades técnicas Nestas transições, o estudante deverá mobilizar recursos, tais como o suporte social, de modo a desenvolver respostas adaptativas. Quando tal não acontece, isso pode refletir-se negativamente ao nível da saúde.Como objetivo de investigação propusemos identificar e descrever os Estilos de Vida nos Estudante do Ensino Superior em Ensino Clínico, do Distrito do Porto. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e transversal, tendo-se recorrido para a colheita de dados ao Questionário “Estilo de Vida Fantástico”, adaptado e validado para a população portuguesa por Amado, Brito e Silva (2014). O acesso ao grupo de participantes será realizado através de uma amostra não probabilística em bola de neve, “Snowball”, constituída por 31 Estudantes de Enfermagem, em Ensino Clínico, do Distrito do Porto. Concluiu-se que os estudantes apresentam melhores resultados ao nível dos domínios Família e Amigos (87,1%), Introspeção (58,1%), e outros comportamentos (71,0%). Na classificação final dos estilos de vida nos Estudantes da Licenciatura em Enfermagem em Ensino Clínico, tendo por base o questionário “Estilo de Vida Fantástico” foi alcançado a totalidade de 92.00 pontos para mais de metade dos estudantes (70,97%), podendo classificar o estilo de vida dos estudantes das instituições como “Muito Bom”.
- Impacto da prática de atividade física na qualidade de vida do adultoPublication . Saraiva, Mariana Barroso; Ferreira, MargaridaA atividade física, a saúde e a qualidade de vida estão intimamente relacionados entre si. O corpo humano foi concebido para se movimentar e como tal necessita de AF regular com vista ao seu melhor funcionamento e de forma a evitar doenças. A prática regular de AF e a adoção de um estilo de vida ativo são necessários para a promoção da saúde e qualidade de vida durante o processo de envelhecimento (DGS, 2009). Os profissionais de saúde, como é o caso dos enfermeiros, que trabalham com indivíduos e comunidades podem proporcionar aconselhamento no que respeita aos benefícios da atividade física para a saúde (Orientações da União Europeia para a prática de Atividade Física, 2009, p.28). O objetivo da presente investigação foi conhecer o impacto da prática de atividade física na qualidade de vida do adulto de Ponte de Lima. Tratou-se de um estudo quantitativo descritivo-correlacional que pretendia verificar se existia relação entre a prática de atividade física e a qualidade de vida. O estudo foi direcionado ao adulto residente no concelho de Ponte de Lima. Como instrumento de colheita de dados foi utilizado um questionário construído através de dois outros questionários já existentes denominados IPAQ e WHOQOL-Bref. Da amostra fizeram parte 44 indivíduos com idade entre os 18 e os 64 anos que estavam presentes no dia 29 de Maio de 2017, no período das 9:30h às 12h e das 14:30h às 18h, no Largo de Camões, em Ponte de Lima. Os resultados obtidos neste estudo demonstraram uma relação positiva entre a prática de atividade física e a qualidade de vida em geral. Por tal razão, concluiu-se que a prática de AF tem um impacto positivo na QV do adulto residente em de Ponte de Lima.