Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Estilo de vida dos estudantes do ensino superior da zona norte do paĆ­s

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PG_AnaGonƧalves.pdf1.89 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Os Estilos de Vida (EV) sĆ£o um conjunto de hĆ”bitos, costumes e comportamentos de resposta Ć s situaƧƵes do dia a dia, aprendidos atravĆ©s do processo de socialização e que vĆ£o sendo constantemente reinterpretados e testados ao longo do ciclo de vida, perante diferentes situaƧƵes sociais, sendo influenciados, modificados ou inibidos pelo processo de socialização. A mudanƧa para o ensino superior marca uma transição desenvolvimental, por ser considerada um momento de passagem da adolescĆŖncia Ć  vida adulta, durante a qual se consolidam ou iniciam comportamentos de risco que comprometem a saĆŗde, presente e futura, do estudante, determinando a necessidade de intervenƧƵes especĆ­ficas. O Ensino ClĆ­nico (EC) em enfermagem, pelas suas caracterĆ­sticas intrĆ­nsecas e pela complexidade de situaƧƵes que apresenta, leva o estudante a enfrentar novos sentimentos que potenciam a vivĆŖncia e a adoção de comportamentos mais, ou menos, saudĆ”veis, sendo o objetivo da presente investigação conhecer o Estilo de Vida dos estudantes em Ensino ClĆ­nico da Licenciatura em Enfermagem, de um Instituto PolitĆ©cnico do Norte do PaĆ­s. Para isso realizou-se um estudo quantitativo, descritivo e transversal, com uma amostra nĆ£o probabilĆ­stica em bola de neve, constituĆ­da por 33 estudantes em EC da Licenciatura em Enfermagem. Para realizar a colheita de dados, utilizou-se como instrumento o questionĆ”rio ā€œEstilo de Vida FantĆ”sticoā€, adaptado e validado para a população portuguesa por Amado, Brito e Silva (2014). Após a recolha de dados, procedeu-se ao tratamento estatĆ­stico recorrendo ao SPSS, versĆ£o 23.0 para Windows, constatando-se que os melhores resultados apresentados pelos estudantes se concentram no domĆ­nio da FamĆ­lia e Amigos, sendo que os domĆ­nios da Atividade FĆ­sica /Associativismo, Nutrição e Tabaco foram os que refletiram piores resultados. Relativamente Ć s dimensƵes do Ɓlcool e Drogas, Sono e Stress, Trabalho / Tipo de Personalidade e Introspeção constatou-se que apresentam dados alarmantes. No que concerne ao domĆ­nio Comportamentos de SaĆŗde e Sexual e Outros Comportamentos Ć© de notar que apresenta valores preocupantes. A caracterização global do estilo de vida dos estudantes demonstrou que, de um modo geral, os mesmos se encontram classificados como possuidores de um estilo de vida ā€œMuito Bomā€ e ā€œBomā€, que se traduzem nos seus comportamentos, revelando assim a imprescindibilidade de uma maior sensibilização dos estudantes face Ć  adoção de um estilo de vida mais saudĆ”vel, principalmente ao nĆ­vel da prĆ”tica de atividade fĆ­sica e nutrição.
Lifestyles are a set of habits, customs and behaviours influenced by daily situations, learnt through the process of socialization and constantly reinterpreted and tested throughout the life cycle and in different social situations, being influenced, altered or inhibited by the process of socialization. Going to university marks a developmental transition as it is seen as a period of transition from adolescence into adulthood, during which risk behaviours that compromise the students' present and future health are initiated or consolidated. Clinical Teaching (CT) in nursing education, due to its intrinsic characteristics and complexity of situations it presents, leads the students towards facing new feelings that can promote the experiencing and adoption of more, or less, healthy habits, thus making it the aim of this investigation to know the lifestyle of the students in Clinical Teaching of the degree in Nursing of a Polytechnic Institute from the north of the country. To do so we made a quantitative, descriptive and cross sectional study based on a snowball sampling made up of 33 students in CT of the degree in Nursing. To collect data we used the adapted and validated version of the FANTASTIC lifestyle questionnaire by Amado, Brito e Silva (2014). The data was treated using the SPSS, 23.0 version for Windows, and lead us to conclude that the best results presented by the students were centered on the domain Family/Friends while the worst results were centered on the domains Activity, Nutrition and Tobacco When it comes to the domains Alcohol and Drugs, Sleep and Stress, Work/Type of behaviour and Insight, the results are alarming. The results for the domains Health and Sexual Behaviours and Other Behaviours is also cause for concern. The global characterization of the students' lifestyle shows that, in general, their lifestyle is ā€œVery Good" and ā€œGood", which translates into their behaviours, and reveals that encouraging students to adopt a healthier lifestyle is vital, especially in what concerns physical activity and nutrition.

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Enfermagem

Keywords

Estudante ensino superior Ensino clínico Estilo de vida Transição Promoção da saúde Higher education student Clinical teaching Lifestyle Transition Health promotion

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[s.n.]

Collections

CC License