FCT (DCEA) - Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo
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Browsing FCT (DCEA) - Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo by advisor "Guerreiro, Maria João"
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- Espaço público acessível a todos? Análise da acessibilidade para idosos na cidade do PortoPublication . Ferreira, Diogo Alexandre Vieira; Sucena, Sara; Guerreiro, Maria JoãoA dissertação analisa a acessibilidade pedonal em duas áreas da cidade do Porto: o Centro Histórico e Cedofeita/Paranhos. O estudo visa identificar e comparar os principais problemas de acessibilidade enfrentados pelos peões (nas suas deslocações) em cada uma dessas áreas, oferecendo uma visão crítica sobre os desafios específicos e as necessidades de intervenção. A pesquisa concentra-se em vários aspetos da acessibilidade urbana, designadamente a presença e a qualidade das rampas de acesso às passadeiras, a ausência de rampas em passagens pedonais, a presença de obstáculos físicos nos passeios e problemas relacionados com as superfícies das vias. Além disso, examina ainda a falta de passeios na área urbana, um problema que afeta diretamente a segurança e a mobilidade dos pedestres, em especial dos mais idosos. O Centro Histórico do Porto, com as suas ruas estreitas de origem antiga, enfrenta por isso desafios significativos em termos de acessibilidade, especialmente relacionados com obstáculos e a falta de passeios. Por outro lado, Cedofeita/Paranhos, uma área com um contexto urbano diferente, de construção mais recente (séc. XX), apresenta os seus próprios desafios, especialmente em relação às rampas e aos problemas de superfície. A dissertação não só apresenta uma análise detalhada dos problemas encontrados em cada área, mas também procura identificar as diferenças e semelhanças nos desafios de acessibilidade enfrentados. Com base nesta comparação, o objetivo é propor intervenções e estratégias direcionadas que visem melhorar a acessibilidade e promover um ambiente urbano mais inclusivo e seguro para todos os cidadãos, especialmente para aqueles com mobilidade reduzida. O problema central analisado nesta dissertação é a acessibilidade do espaço público associado à população idosa e os desafios que este grupo enfrenta devido aos condicionamentos físicos, naturais do envelhecimento. A cidade, mais especificamente o espaço público, muitas vezes não está adequadamente preparado para receber e acomodar as necessidades desta população. À medida que a proporção de idosos na população aumenta, torna-se imperativo avaliar e melhorar a acessibilidade urbana de forma a garantir que todos os cidadãos possam caminhar pela cidade de maneira segura e independente. A investigação envolve a realização de levantamentos de campo para identificação e categorização dos problemas de acessibilidade, utilizando Sistemas de Informação Geográfica na criação de mapas. Estes permitirão uma análise comparativa dos dados recolhidos, e a circunscrição das áreas com maior necessidade de intervenção. Este estudo é essencial para compreender como as diferentes características urbanas influenciam a acessibilidade e para oferecer sugestões de reformulação do espaço público que atendam às necessidades específicas de cada área, contribuindo para a melhoria da qualidade da acessibilidade pedonal e, consequentemente, da vida e da inclusão social da população idosa.
- Forma e distribuição dos espaços públicos construídos na cidade do Porto durante o século XXPublication . Silva, Rui Pedro Carvalho Fernandes da; Ferreira, João Castro; Guerreiro, Maria JoãoA presente dissertação de Mestrado tem como objetivo analisar a distribuição espacial de um conjunto de características morfológicas do espaço público. A introdução de um sistema de informação geográfica (SIG) surge como ferramenta de trabalho, permitindo a georreferenciação de espaços públicos e integração das suas características, para gestão da informação e consequente produção de mapas de análise. Com a abordagem elaborada nesta dissertação pretende-se deixar em aberto a possibilidade de novos estudos num possível alargamento do objeto de estudo por meio da georreferenciação de espaços e respetivas características, analisar o desenvolvimento da paisagem urbana e o seu crescimento sobre a paisagem rural, ou a relação com outros núcleos urbanos, em que as características morfológicas, atributos dos vetores, são os dados para a produção de mapas. O objeto de estudo é a Cidade do Porto e os seus espaços públicos construídos entre 1892 e 2007. Pretende-se com este trabalho localizar e registar graficamente as principais características morfológicas dos espaços públicos, analisar a sua evolução no território e a inter-relação de características na estruturação espacial da Cidade A aplicação SIG na análise dos espaços públicos da Cidade do Porto surge como um desafio; materializar um conjunto de informação morfológica sob a forma gráfica (mapas) para posterior análise, dando continuidade à análise quantitativa dos espaços públicos apresentada em “Construção do espaço Público. Porto. Século XX”.
- O modelo da cidade dos 15 minutos no Porto: um estudo com foco na população idosa com restrições de mobilidade físicaPublication . Pereira, Madalena Sofia Araújo; Sucena, Sara; Guerreiro, Maria JoãoO presente trabalho pretende analisar a acessibilidade urbana na cidade do Porto, tendo como base o conceito de cidade dos 15 minutos. O aumento da população nas cidades coloca a estas novos desafios, enfrentando uma crescente dependência do automóvel, e consequente diminuição da qualidade de vida. A problemática centra-se na necessidade de reorganizar o espaço urbano para um estilo de vida mais sustentável e mais acessível, especialmente para aqueles com mobilidade reduzida. Neste sentido, o estudo inclui a revisão da literatura científica sobre o conceito de cidade dos 15 minutos, análise de casos de estudo de seis cidades internacionais e uma avaliação prática da acessibilidade da população na cidade do Porto. Foram analisadas duas áreas da cidade, o Centro Histórico e Cedofeita/Paranhos, com recurso a ferramentas de geoprocessamento (QGIS), focando-se especialmente na acessibilidade aos serviços para a população idosa. Adicionalmente, existiu a recolha de dados fotográficos e a realização de estudos esquemáticos para avaliar as condições de acessibilidade nas áreas em análise. A investigação conclui que, embora o conceito em estudo tenha um forte potencial para melhorar a acessibilidade e a qualidade de vida na cidade do Porto, ainda há barreiras significativas à sua implementação, especialmente no que diz respeito à adaptação dos espaços públicos para a população idosa. Em suma, o trabalho permite a discussão sobre a viabilidade de aplicar o modelo da cidade dos 15 minutos num contexto português, adaptando-o às realidades locais e às necessidades de um país com uma elevada percentagem de população idosa. O estudo não só contribui para o debate sobre a acessibilidade urbana em Portugal, como também propõe soluções práticas para tornar as cidades mais inclusivas, promovendo um planeamento urbano mais sustentável e centrado nas pessoas.