FCHS (DCPC) - Criminologia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCPC) - Criminologia by advisor "Fernandes, Ângela"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Burla à população idosa: vítimas silenciosas e os desafios à criminologiaPublication . Rolo, Regina Sousa; Fernandes, ÂngelaO presente projeto de graduação tem como objetivos principais identificar os fatores que caracterizam a vulnerabilidade da população idosa face ao crime de burla, assim como os principais obstáculos à deteção do crime. Pretende-se, ainda, compreender de que forma essa vulnerabilidade contribui para que a burla represente um desafio à criminologia, uma vez que, por muitas vezes não ser denunciada, torna-se difícil de detetar e investigar e compreender o perfil dos autores deste crime. O isolamento social, aliado à fragilidade cognitiva e à falta de informação, cria um contexto propício ao engano. Os burlões aproveitam-se não só da falta de conhecimento das vítimas sobre os seus direitos e os meios de denúncia, mas também do medo, da vergonha ou da insegurança que muitas vezes as impede de procurar ajuda junto das autoridades. Este crime é um desafio para a criminologia e investigação a investigação, pois passa despercebido pelas autoridades e pela sociedade. Uma das principais razões para essa invisibilidade é o facto de que muitos idosos não fazem queixa às autoridades muitas vezes por vergonha. A presente investigação adota uma abordagem qualitativa, recorrendo à entrevista de militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), que lidam diariamente com estes crimes de burla e com as vítimas, com o objetivo de compreender em profundidade a realidade da burla a idosos, bem como os desafios que este fenómeno coloca. Os resultados da pesquisa bibliográfica revelaram que a vulnerabilidade das vítimas é influenciada por diversos fatores, entre os quais se destacam o isolamento físico, a dependência de terceiros para a realização de tarefas diárias e a falta de familiaridade com o mundo tecnológico, sobretudo no que diz respeito ao uso de redes sociais e outras tecnologias. Estas limitações tornam os idosos alvos preferenciais para os burlões pois a tendência para a denuncia é baixa, e a tendência para o idoso acreditar na estratégia de manipulação é alta. É necessária a implementação de medidas de carácter informativo abrangendo quem não tem acesso aos meios de difusão publica ou mesmo radio televisivos para demonstrar a este publico alvo a facilidade que têm para ser vítimas do crime, como por exemplo, através programas de acompanhamento de idosos das forças de segurança.
- A importância de uma rede de apoio positiva para a contribuição no desenvolvimento das crianças institucionalizadasPublication . Teles, Silvana; Fernandes, ÂngelaO presente estudo foca-se no desenvolvimento das crianças/ jovens institucionalizadas, mais concretamente nas redes de apoio em que estas crianças/jovens estão inseridas e de que forma é que esses contextos que vivenciam podem influenciar no seu desenvolvimento integral. Assim estabelecido um objetivo foi necessária a criação de um projeto de investigação que engloba diferentes fases do processo de institucionalização, este projeto conta com a participação de forma voluntária, individual e confidencial dos diretores/as e técnicos/as de diferentes casas de acolhimento. De forma a obter dados e informações necessárias para a elaboração do mesmo foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Apesar de existirem estudos que mencionam as problemáticas associadas ao acolhimento residencial, continua a ser necessário o aprofundamento deste tópico em prol de arranjar soluções e medidas que contribuam para a diminuição nos números observados anualmente pelo relatório de caracterização anual das situações de acolhimento. Os resultados esperados referem-se então à compreensão dos fatores que podem contribuir para a aplicação da medida de forma a haver uma implementação de medidas mais preventivas em contexto direto com a criança/ jovem como com as redes de apoio que se encontram inseridos.
- Perceção dos órgãos de polícia criminal sobre os desafios na identificação de vítimas de tráfico de seres humanosPublication . Nogueira, Inês Silva; Fernandes, ÂngelaO Tráfico de Seres Humanos (TSH) tende a ser considerado como uma das formas mais graves de violência contra os direitos de qualquer ser humano. É um crime que se pode manifestar através de diferentes formas de exploração e através de diferentes fases. Devido à sua complexidade, em diversos níveis, é um crime que apresenta uma elevada dificuldade de prova, devido aos inúmeros fatores que serão descritos ao longo do trabalho. A realização de uma investigação focada na perceção dos Órgãos de Polícia Criminal (OPC’s) nos desafios de identificação de vítimas de TSH, constituiu-se precisamente como um dos fundamentos centrais do presente trabalho. Visou-se, assim, através de uma análise da literatura e de uma proposta de estudo, aprofundar conhecimentos sobre este fenómeno de grande complexidade.
- Representações mediáticas do tráfico de seres humanos na imprensa portuguesaPublication . Oliveira, Beatriz Mendes; Fernandes, ÂngelaEste projeto de graduação, intitulado “Representações mediáticas do tráfico de seres humanos na imprensa portuguesa”, realiza-se numa fase final da licenciatura em Criminologia na Universidade Fernando Pessoa para obtenção do referido grau académico. O tráfico de seres humanos é uma das piores formas de crime organizado atual, sendo uma grave violação dos direitos humanos e uma ameaça mundial que se mostra em vários modos de exploração. A importância social e científica deste estudo está na precisão de saber como a imprensa portuguesa aborda o tráfico de seres humanos, já que os meios de comunicação têm um papel importante na construção da perceção pública. O principal objetivo deste estudo é analisar a representação do tráfico de seres humanos em jornais de referência nacional, identificando o tom que abordam o tema e avaliar os possíveis efeitos na visão da sociedade e na sensibilização pública. A investigação proposta terá um método qualitativo, usando a análise temática formal. A amostra será constituída por jornais portugueses num determinado período, escolhidos pela sua importância e pela sua incidência temática. Os dados recolhidos serão observados por categorias já feitas e ajustadas durante o processo, para se conseguir encontrar padrões e singularidades nas narrativas. Os resultados esperados devem destacar tendências e identificar falhas na forma como os media abordam tema.
