FCHS (DCPC) - Criminologia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCPC) - Criminologia by advisor "Fernández-Pacheco Alises, Gloria"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Abordagem criminológica do casamento de conveniênciaPublication . Sampaio, Rui Pedro; Fernández-Pacheco Alises, GloriaO presente estudo destina-se à análise dos designados “casamentos de conveniência” numa perspectiva criminológica. Este é um tema que assume, cada vez mais, um papel de particular relevo em Portugal, bem como, em países onde se verifica uma forte imigração. Assume, contudo, um inegável interesse na evolução deste fenómeno, a análise da Lei de imigração (lei nº 23/2007,de 4 de Julho), como também, o que se entende por casamento de conveniência, quais as motivações para a sua pática, os seus indícios, assim como, o modus operandi dos agentes, na tentativa de construir um perfil criminal inerente à prática delituosa. Deste modo, este trabalho pretende, essencialmente, uma breve compreensão dos “casamentos de conveniência”, não dispensando, para um maior aprofundamento do tema, a consulta da bibliografia referenciada.
- Atitudes e comportamentos do consumidor na compra de contrafaçãoPublication . Barros, Ana Patrícia Reis; Fernández-Pacheco Alises, GloriaApesar da magnitude do fenómeno e as suas consequências para as pessoas, para o Estado, para as empresas e marcas, pouca pesquisa é dedicada à contrafação. O objetivo deste projeto é concentrar-se no ponto de vista do consumidor de contrafação. A partir da revisão da literatura revelamos a existência de determinantes que têm sido usados como preditores de atitudes e comportamentos em relação aos consumidores de contrafação.
- Consumo de álcool, e a condução: um estudo exploratório no contexto universitárioPublication . Lage, Ana Luísa Barbosa; Fernández-Pacheco Alises, GloriaO fenómeno da condução sob o efeito do álcool é cada vez mais frequentemente abordado por diversos autores que partilham grande preocupação, pois o álcool transformou-se numa das drogas aditiva com mais impacto prejudicial nos jovens, sendo conhecido o aumento do número de jovens que o ingerem, e além disso, a idades mais prematuras. Este trabalho debruçou-se precisamente sobre esse fenómeno, onde foram abordadas várias teorias, para perceber a relação entre o uso abusivo de drogas e a condução sob o efeito do álcool, a evolução destes dois fenómenos. O objectivo da investigação passa por explorar os efeitos do uso abusivo de álcool na condução nos jovens de 16-21 anos, e as experiências dos jovens universitários no uso de álcool no tempo de lazer, para assim alertar e sensibilizar para esta crescente problemática. Assim para responder aos objetivos de estudo, propõe-se um projeto de investigação a respeito da temática em contexto universitário, usando uma metodologia quantitativa, através de um questionário de opinião e atitudes, como método de recolha de informação.
- Delinquência juvenil no feminino: um olhar através da reinserção socialPublication . Costa, Jéssica; Fernández-Pacheco Alises, GloriaO presente projeto reporta-se ao fenómeno da delinquência juvenil no feminino. Esta problemática não é assim tão rara, fazendo com que a intervenção judicial seja adequada ao acontecimento. O que se pretende com este trabalho é, através da revisão da literatura, acerca das várias perspetivas que explicam a delinquência juvenil, compreender quais os fatores de risco e de proteção inerentes neste género. No entanto, este estudo não pretende só analisar o que anteriormente foi referido, mas também, em comparação com o género masculino, verificar as diferenças entre os tipo de crime, as fases processuais, a idade e o modus operandi. A população alvo, são jovens entre os 12 e os 17 anos que cometeram um ato ilegal e o seu processo deu entrada na Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais de Santa Maria da Feira, no últimos cinco anos. Com este projeto, recorri à metodologia quantitativa, através do método de pesquisa documental de processos na DGRSP de Santa Maria da Feira havendo assim, uma análise descritiva dos dados recolhidos. Com toda esta pesquisa conclui que a família tem um papel relevante nos comportamentos e atitudes destes jovens, havendo semelhanças dependendo do sexo, no entanto a idade não influencia estes comportamento. Em contrapartida há comportamentos que se tornam muito distintos, pois os rapazes atua mais individualmente tornando-se mais agressivos, enquanto que as raparigas agem mais em grupo sendo mais influenciadas e tendo receio do que poderá acontecer posteriormente. No género masculino os casos são mais gravosos do que do género oposto, o que leva a que muitos destes casos sejam seguidos para a fase jurisdicional.
- Um estudo sobre os perfis de risco em homicidas no distrito do PortoPublication . Almeida, Anabela Vaz; Fernández-Pacheco Alises, GloriaO comportamento violento, como o homicídio, tem vindo a aumentar nos últimos anos em Portugal. Este facto é visível tanto nos Mass Media, que todos os dias nos presenteia com notícias deste tipo de comportamento, como no aumento de casos na Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP). Todavia, apesar deste aumento, não se verificam grandes estudos ou até mesmo programas de intervenção focados neste campo. De forma a dar resposta a esta carência, é necessário abordar este tema destacando quais os principais motivos/fatores de risco que estão no precipitar do homicídio. Espera-se, com este estudo, determinar as áreas de risco que mais se destacam, na literatura científica, de modo a que a sua prevenção seja mais facilitada nas políticas públicas e ainda contribuir para a escassa informação que existe sobre esta problemática junto dos técnicos da DGRSP. Para ir de encontro aos objetivos aqui presentes será utilizada uma metodologia qualitativa, através de entrevistas com indivíduos condenados por homicídio, nos anos 2014 e 2015, na zona do Porto. Por conseguinte, será aplicada uma entrevista semiestruturada abordando as problemáticas em causa, aos participantes, abrangendo as Equipas Penais bem como os Estabelecimentos Prisionais da área em estudo (Porto).
- O fenómeno da delinquência juvenil na formação de gangues em Portugal: um estudo exploratório do projeto ISRD-3Publication . Ramalho, Lúcia Ferreira; Cardoso, João Casqueira; Fernández-Pacheco Alises, GloriaO estudo intitulado “ O Fenómeno da Delinquência Juvenil na Formação de Gangues em Portugal: um estudo exploratório do projeto ISRD-3” baseia-se num estudo internacional chamado Interntional Self- Reported Delinquency Study , na sua 3ª versão em Portugal (ISRD-3), e tem por objetivo explorar o impacto da delinquência juvenil junto da formação de gangues. No presente projeto, que numa primeira parte, se propõe uma breve revisão da literatura dos contextos relativos aos conceitos Delinquência e Gangues, dos objectivos e bases teóricas do estudo ISRD-3; seguindo-se de uma segunda parte com a apresentação e a exploração dos resultados preliminares do passe piloto realizado na cidade do Porto, propondo-se identificar a existência de normas subculturas e adesão a gangues, segundo os parâmetros da Eurogang; e qual a sua influência, se existir, no comportamento criminal ou violento dos integrantes de gangues em Portugal. Portanto, será correto afirmar que a delinquência um fator chave na formação de gangues em Portugal? The theme " Youth Delinquency Phenomenon in the Formation of Gangs in Portugal: an explotarory study of the project ISRD-3" it’s a part of a larger study of ISRD Project (Self-Reported Delinquency in its 3rd version), that aims to investigate the impact of juvenile delinquency in the formation of gangs. In this project, initially is proposed, through a brief literature review of the contexts of the concepts “delinquency” and “gangs”, followed by a second phase, with the presentation and the exploration of the results achieved with ISRD-3 project, where is intended to identify the existence of subcultures and antisocial norms, and his influence in criminal or violent behavior of gang members in Portugal. So is it true that crime is a key factor in the formation of gangs in Portugal?
- A perceção da população face ao uso da força por parte das forças de segurança: o caso específico da Guarda Nacional RepublicanaPublication . Marques, Catarina Patrícia Simão dos Santos; Fernández-Pacheco Alises, GloriaA atuação policial está regulada e orientada por um diverso conjunto de diplomas legais, nacionais e internacionais, encontrando-se limitada ao mínimo indispensável de forma a respeitar os direitos fundamentais dos cidadãos, como o direito à vida e à integridade física. Contudo, muitas vezes, surgem circunstâncias em que as forças de segurança se vêm forçadas a fazer uso de meios coercivos, adequando esse empenhamento de acordo com princípios e modelos. Considerando a confiança e a legitimidade concedida às forças policiais, mostrase importante perceber qual a visão que a população possui destas instituições e das suas respetivas ações, nomeadamente do recurso à força. Neste contexto, o projeto de investigação apresentado pretende recolher junto da população residente na área de atuação do Destacamento Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana a sua perceção face ao uso da força por parte desta força de segurança. A recolha de dados para este estudo exploratório será constituída a partir aplicação de um questionário, sendo selecionada uma amostra de 1500 participantes residentes nos concelhos de Coimbra, Vila Nova de Poiares, Condeixa-a-Nova, Penela e Penacova, com idade superior a 18 anos.
- Perfis de risco na condução de veículo em estado de embriaguez: um estudo exploratório sobre o programa “taxa.zero”Publication . Parreira, Diana Isabel Soares; Fernández-Pacheco Alises, GloriaO consumo de álcool é um hábito comum em muitas sociedades, já que a sua compra e consumo são aprovados por lei. Todavia, a ingestão em excesso de bebidas alcoólicas pode provocar comportamentos inadequados, como a condução de veículo em estado de embriaguez, que por sua vez é considerado crime, previsto no atual Código Penal Português. Com isto, os serviços de reinserção social conceberam uma reposta técnica dirigida aos arguidos, condutores de veículo sob efeito de álcool, designada “taxa.zero”, na tentativa de diminuir a reincidência neste tipo de crime. Com o objetivo de “alertar” para este tipo de crime, abordar as circunstâncias da ocorrência do crime e a taxa de reincidência foi desenvolvido um estudo com o tema “Perfis de risco na condução de veículo em estado de embriaguez – Um estudo exploratório sobre o programa “taxa.zero”. Os dados para este estudo exploratório foram recolhidos na Equipa de Reinserção Social de Entre Douro e Vouga de Santa Maria da Feira, entre Abril e Maio de 2015, sendo utilizada uma metodologia quantitativa. A amostra foi constituída por 42 indivíduos que frequentaram o programa “taxa.zero” em 2013. Para a recolha da informação foi elaborada uma grelha de colheita de dados ad hoc. Após o tratamento dos dados, verificou-se que os arguidos são jovens, maioritariamente do sexo masculino, licenciados, todos pertencem ao distrito de Aveiro e onde ocorrem mais crimes é na cidade do Porto. Estes indivíduos não voltaram a cometer o mesmo crime, nem outro tipo de crime desde que frequentaram este programa. Pode-se concluir que este tipo de medidas alternativas à pena de prisão são bastante positivas e eficazes para o indivíduo, tendo como principal objetivo reduzir a reincidência criminal.
