FCT (DCEA) - Engenharia Civil
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCT (DCEA) - Engenharia Civil by advisor "Guerra, João"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Avarias em argamassas - causas, prevenção e reparaçãoPublication . Monteiro, David Manuel Pereira; Guerra, JoãoA presente monografia aborda o tema das avarias associadas às argamassas, tentando sintetizar a sua identificação e caracterização, tanto ao nível das argamassas de colagem e assentamento de peças cerâmicas, como as usadas em rebocos de revestimento. É apresentada uma abordagem à história das argamassas, fazendo-se referência ao seu desenvolvimento em Portugal. Numa introdução prévia são focados os seguintes subtemas: A diferença de qualidade entre as argamassas de produção industrial e as realizadas em obra; A caracterização, classificação, componentes/materiais de fabrico, propriedades de aplicação e de desempenho das argamassas; A diversidade geral das argamassas, descrevendo os tipos existentes e a sua classificação, em conformidade com a regulamentação europeia em vigor. Posteriormente são abordadas as avarias nas argamassas, apresentando-se: As avarias que são causa directa do comportamento e desempenho das argamassas, sendo enfatizadas, essencialmente: As anomalias de argamassas de colagem e betumação de cerâmica; De revestimento de alvenarias, quer interiores como exteriores. Para cada tipo de anomalia descrita as soluções de reparação. Em anexo apresentam-se fichas técnicas de como produzir e aplicar vários tipos de argamassas em diferentes situações.
- Factores de degradação química do betãoPublication . Gomes, José Hermenegildo Teixeira; Guerra, JoãoÉ imensa a variedade de patologias que prejudicam as construções e muitas deles podem surgir da má concepção de um modo geral, ou seja, a nível do projecto de arquitectura até as soluções estruturais adoptadas, incluindo também à possível execução defeituoso dos elementos construtivos ou somente à má propriedade dos produtos que foram escolhidos ou ao modo de envelhecimento natural dos materiais. Temos o caso da resistência do betão, que ao ataque químico está de uma aspecto comum relacionado com a porosidade, a constituição do cimento usado na fabricação do betão e as situações das quais endureceu. Assim sendo, nesta monografia observar-se os factores de degradação química do betão, que se trata de uma das principais patologias do betão, designadamente por patologias químicas. Através de alguns elementos recolhidos, identificaram-se e analisaram-se os principais factores de degradação e por fim, apresenta-se algumas soluções de prevenção possíveis.
- Passagens inferiores pelo método de deslize por pressão hidráulicaPublication . Teixeira, Maria de Fátima Moura; Guerra, JoãoEsta monografia tem como objectivo descrever o método de deslize por pressão hidráulica em passagens inferiores de um caminho-de-ferro em exploração. Este método é conjugado com a aplicação de um sistema de suspensão da via-férrea. O deslize por pressão hidráulica é um processo construtivo que coloca uma estrutura de betão armado, tipo quadro fechado, construído previamente junto à via-férrea e posteriormente empurrado para a sua posição definitiva. O deslize é conseguido através de macacos hidráulicos aplicados à estrutura de betão armado do tipo quadro fechado. Os macacos hidráulicos são agrupados em um ou mais conjuntos, dependendo da dimensão da estrutura a deslizar, sendo estes macacos apoiados no terreno que lhes fica no tardo; através de uma estrutura de betão armado denominado por muros de reacção, os quais mobilizam o impulso passivo do terreno.