Browsing by Issue Date, starting with "2025-09-12"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Perceções de psicólogos sobre os conflitos com pais e crianças com a perturbação do espectro autistaPublication . Rodrigues, Cátia Sofia Preda; Cunha, PedroA prática profissional da psicologia no acompanhamento de crianças com PEA e seus respetivos pais pode ser bastante desafiadora devido às características inerentes da perturbação, o que pode comprometer a saúde mental e física dos profissionais. Desta forma, este estudo apresenta como principal objetivo através da perceção de psicólogos, perceber quais são os desafios mais comuns ao longo das suas práticas profissionais, explorando também quais são as estratégias de gestão dos conflitos e autocuidado adotadas. A investigação seguiu o método qualitativo com recurso à técnica da entrevista semiestruturada, com base num guião de entrevista composto por questões abertas organizadas em quatro unidades de análise, concebido para a recolha de dados. Participaram nesta investigação oito psicólogas, sendo uma do contexto escolar e sete do contexto clínico, com idades compreendidas entre os 25 e os 42 anos e experiências profissionais entre 1 e 17 anos. A análise dos dados foi realizada de acordo com o modelo de análise temática proposto por Braun e Clarke (2006). Os resultados comprovaram a complexidade da intervenção com estas crianças em que são enfrentados desafios no âmbito comportamental e emocional das mesmas, que se repercutem negativamente na saúde mental e física das profissionais. Para além das dificuldades evidenciadas em lidar com estas crianças, foi identificada também uma falta de envolvimento entre os contextos de escola e casa, que determinada outra dificuldade significativa no processo de intervenção. No relacionamento com os pais, foram igualmente encontrados desafios, onde se destacaram resistências à aceitação do diagnóstico, expectativas e perceções inadequadas sobre a intervenção e dificuldades de continuidade do trabalho em casa. No entanto, as participantes revelam ter estratégias eficazes de gestão de conflitos no acompanhamento da criança e com os pais, bem como estratégias de autocuidado, demonstrando a importância que atribuem ao bem-estar pessoal para assegurar uma prática profissional de qualidade.