Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/6806
Título: A revalorização do lúdico no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental
Autor: Lucena, Thiago
Orientador: Ventura, Tereza
Palavras-chave: Escola
Lúdico
Prazer
Aprendizagem
School
Play
Pleasure
Learning
Data de Defesa: 8-Jun-2018
Resumo: O presente trabalho acadêmico tem como temática a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental. É possível dizer que o lúdico é uma ferramenta psicopedagógica que os educadores podem utilizar em sala de aula como facilitadora da aprendizagem, visto que através da ludicidade os alunos poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e, consequentemente, mais significativa, culminando em uma educação de qualidade. Este trabalho objetiva contribuir para revalorizar o lúdico no processo de Ensino-Aprendizagem. Qual a importância dada ao ato de brincar? Por que as crianças brincam e de que forma? Também não poderíamos deixar de observar o lúdico na formação do educador, interferindo neste processo. Na revisão da literatura abordam-se também o conceito histórico do sujeito, concepção sobre o cuidar, fundamentos sobre as instituições escolares e conceitos de ludicidade como um de diversos instrumentos que podem ser contextualizados e que influenciam o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes, agindo de forma dinâmica na relação de educandos e educadores no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho de Projeto propõe-se revalorizar a ludicidade no aprimoramento da educação, de forma crítica e criativa, de acordo com a demanda e realidade da sala de aula e, junto ao educador, presente como mediador, desenvolvendo possibilidades que permitam aos educandos experimentar de forma prazerosa, situações que os preparam para a vida.
The present academic work has as its theme the importance of the playful in the teaching-learning process in elementary school. It is possible to say that the playful is a psychopedagogical tool that educators can use in the classroom as a facilitator of learning, since through playfulness students can learn in a more pleasurable, concrete and therefore more meaningful, culminating in an education Of Quality. This work aims to contribute to revalue the playful in the process of Teaching-Learning. How important is the act of playing? Why do children play and in what way? Also we could not fail to observe the ludic in the formation of the educator, interfering in this process. In the literature review, we also approach the historical concept of the subject, conception about care, fundamentals about school institutions and concepts of playfulness as one of several instruments that can be contextualized and that influence the students' cognitive and social development, acting in Dynamics in the relationship of learners and educators in the teaching-learning process. The present Intervention Project proposes to revalue the playfulness in the improvement of education, in a critical and creative way, according to the demand and reality of the classroom and, together with the educator, present as mediator, developing possibilities that allow the students to experiment Pleasantly, situations that prepare them for life.
URI: http://hdl.handle.net/10284/6806
Designação: Mestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacional
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_Thiago Lucena.pdf1,26 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.