Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.29 MB | Adobe PDF | |||
2.62 MB | Unknown | |||
2.17 MB | Unknown | |||
2.41 MB | Unknown | |||
2.76 MB | Unknown |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Em Portugal há autarcas com processos judiciais decorrentes da sua actividade que
continuam a ganhar eleições.
O propósito deste trabalho é perceber como é que estes actores políticos conseguem
ultrapassar estas dificuldades, sendo que alguns estiveram mesmo detidos.
Em termos metodológicos, foram analisadas as eleições autárquicas de 2009,
especificamente os concelhos de Felgueiras, Marco de Canaveses, Gondomar e Oeiras,
todos apresentando candidatos com problemas com a Justiça.
Realizaram-se várias entrevistas, a políticos e a responsáveis pela Justiça.Procedeu-se à
análise de conteúdo dos discursos de vitória de Valentim Loureiro e Isaltino Morais.
O tempo do discurso foi muito semelhante (quase doze minutos) e utilizada uma
linguagem popular. Conquanto, Valentim conseguiu uma relação mais estreita com os
eleitores presentes no momento em que discursava.Foi tratado pelo primeiro nome
quase meia centena de vezes; Isaltino Morais apenas duas.Os dois fizeram referência
aos adversários.A vitimização foi um facto.Porém, à Justiça, ou aos processos judiciais,
nem uma alusão.
Contudo, dos discursos deduz-se que Gondomar e de Oeiras são liderados por homens
raros.Foram e continuam a ser o farol, o mestre destas populações.Julgam-se únicos;autênticos special ones.Garantem tudo fazer para defender o seu povo, a sua família,
como Valentim Loureiro chama aos gondomarenses. Eles ou o caos.Estas são
inferências indutivas e abdutivas extraídas dos dois discursos de vitória.
Apurou-se ainda, no quadro da Comunicação Política, que os políticos com imagem de
marca podem ser mais fortes do que os partidos. Todavia, têm uma estratégia de poder
absolutista, que não deverá ser bem sucedida no futuro.A autocomunicação de massas,
onde a voz do povo está cada vez mais audível, não nas ruas, mas através dos teclados
dos computadores, colocará entraves.
As novas ferramentas comunicacionais não são geradoras de uma espiral de silêncio.
São criadoras de uma espiral de “likes” ou “dislikes”. In Portugal there are mayors with legal proceedings resulting from their activity that
remain winning elections.
The purpose of this work is to understand how these political players overcome these
difficulties, considering that some of them were really under detention.
In methodological terms, local elections from 2009 were analysed, particularly the
municipalities of Felgueiras, Marco de Canaveses, Gondomar and Oeiras, all of them
presenting candidates with legal problems.
Several interviews were made to politicians and people responsible for Justice. The
content of victory speeches from Valentim Loureiro and Isaltino Morais were analysed.
Time of speech was very similar (nearly twelve minutes) and a popular language was
used. Although, Valentim managed a closer relationship with the voters that were
locally attending its speech. He was called by his first name almost fifty times; Isaltino
Morais only twice. Both referred their opponents. Victimization was a fact. However,
to Justice, or to legal proceedings, nor a single reference.
Nevertheless, one can conclude from those speeches that Gondomar and Oeiras are
commanded by rare men. They were and they still are the lighthouse, the master of
these populations. They believe to be unique; truly special ones.They assure to do everything to defend their people, their family, as Valentim Loureiro calls to the
inhabitants of Gondomar. Them or the chaos. These are inductive and abductive
inferences extracted from both victory speeches.
It was stated also, in the scope of Political Communication, that politicians with
remarkable image can be stronger than the parties. However, they have a strategy of
absolutist power, that will not be successful in the future. The massive selfcommunication,
where the voice of the people is becoming increasingly audible, not in
the streets, but through the keyboards of the computers, will create obstacles.
The new communicating tools do not generate a spiral of silence. They create a spiral of
“likes” or “dislikes”. Au Portugal, il y a des maires avec des poursuites judiciaires, découlant de leurs
activités, qui continuent à gagner des élections.
Le but de cette étude est de comprendre comment ces acteurs politiques peuvent
surmonter ces difficultés et certains ont même été arrêtés.
En termes de méthodologie, nous avons analysé les élections locales de 2009, en
particulier dans les comtés de Felgueiras, Marco de Canaveses, Gondomar et Oeiras, où
tous les candidats présentant des problèmes avec la Justice.
Nous avons effectué plusieurs entretiens avec des politiciens et responsables de la
Justice. Nous avons analysé le contenu des discours de victoire de Valentim Loureiro et
Isaltino Morais.
Le temps du discours était très similaire (près de douze minutes) et utilisé un langage
populaire. Bien que, Valentim a obtenu une relation plus étroite avec les électeurs
présents au moment de parler. Il a été traité par son prénom près d'un demi-cent fois ;
Isaltino Morais seulement deux. Les deux font référence à des adversaires. La
victimisation a été un fait. Toutefois, à la Justice ou aux procédures judiciaires, aucune
allusion.
Cependant, à partir des discours on peut déduire que Gondomar et Oeiras sont dirigées
par des hommes rares. Ils sont été et continuent d'être le phare, le maître de ces populations. Croyez qu'ils sont uniques, authentiques special ones.Ils garantissent à tout
faire pour défendre son peuple, sa famille, comme Valentim Loureiro appelle les
gondomarenses. Ils ou le chaos. Ce sont des inférences inductives et d’abduction tirées
de deux discours de victoire.
Il a été également trouvé, dans le cadre de la Communication Politique, que les
politiciens avec l'image de marque peuvent être plus forts que les parties. Cependant, ils
ont une stratégie du pouvoir absolu, qui ne peut être réussie à l'avenir. L’autocommunication
des masses, où la voix du peuple est de plus en plus forte, non pas dans
les rues, mais à travers les claviers d'ordinateur, imposera des limites.
Les nouveaux outils de communication ne génèrent pas une spirale de silence.Ils créent une spirale de “likes” ou “dislikes”.
Description
Tese apresentada à Universidade Fernando
Pessoa como parte integrante dos requisitos
para obtenção do grau de Doutor em
Ciências da Informação, especialidade de Marketing e Comunicação Estratégica