Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo dedicado à obra de Àngel Quintana, Fábulas de lo visible. El cine
como creador de realidades, dissertamos sobre o seu pensamento estético - cinematográfico,
nomeadamente, a ideia do acaso como signo do real e a tese
sobre a autoconsciência realista que está presente numa certa praxis cinematográfica
contemporânea. Fundamentalmente, as considerações tecidas giram
em torno da árdua missão que o cinema detém como construtor de realidades
e de fábulas. In this article, devoted to the thesis of Angel Quintana ‘Fábulas de lo visible. El cine
como creador de realidades’, we analysed his aesthetic thoughts on cinema, namely
the idea of hazard as a sign of the real and his thesis on realistic self-consciousness
that constitutes the practice of some contemporary film. Fundamentally, it
is a tissue of theoretical discussion regarding the role of cinema as a builder of
realities and fables.
Description
Keywords
Autoconsciência Realismo Acaso Real Cinema Self-consciousness Realism Hazard
Citation
Cadernos de Estudos Mediáticos. 9 (2012) 85-98.
Publisher
Edições Universidade Fernando Pessoa