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Construção de um instrumento de rastreio de perturbações da linguagem para Professores do 1º Ciclo

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Abstract(s)

Este trabalho surgiu a partir de um conhecimento prévio, através do contacto com o mundo profissional exterior à terapia da Fala, de que existiam poucos ou nenhuns instrumentos que facilitassem uma interacção entre os profissionais da educação (professores) e os Terapeutas da Fala. Assim procedeu-se à elaboração de um teste de rastreio com o intuito de auxiliar os professores a identificarem precocemente casos no âmbito das Perturbações da Linguagem e procederem ao seu encaminhamento. Trata-se de um estudo descritivo simples. As características da população serviram de referência à realização deste estudo. Foi utilizada uma abordagem qualitativa pois este estudo teria como objectivo a obtenção de uma informação com particularidades qualitativas e não quantitativas. Este estudo foi dividido em quatro momentos distintos, uma pré-entrevista individual com os professores, a aplicação do instrumento por parte dos professores, a aplicação da Gol-E por parte do investigador e uma pós-entrevista com os mesmos intervenientes no estudo. No decorrer do estudo foi possível verificar que os professores possuíam uma opinião congruente em relação à maioria das perguntas realizadas na entrevista. Foi possível verificar quais as suas dificuldades no encaminhamento para a terapia da fala e a sua receptividade face ao T.R.P.L. Quando finalizados verificou-se que é realmente necessário este tipo de instrumento por parte dos professores. As iniciativas desta origem são relevantes para as suas vidas profissionais e também para uma sinalização mais precoce de certos casos o que favorece um melhor desenvolvimento. This work was born on a previous knowledge, thru contact with a Professional world outside of the Speech Pathology, that none f a few instruments existed that could help a interaction between education professionals and Speech Pathologists. Thus the construction of a survey test began, with the objective of helping professors to do an early identification cases in the field of Language Disorders and begin its guiding. It is a simple descriptive study. The population characteristics were reference to the realization of this study. It was used an qualitative approach because this study had the objective the gathering of information with qualitative and not quantitative particularities. This study was divided in four distinct moments, an early individual interview with the professors, the application of the instrument by the professors, the application of the Gol-E by the investigator as an after interview with the individuals involved in the study. In the ongoing study it was possible to see that the professors had the same opinion about most of the questions of the interview. It was possible to verify theirs difficulties in guiding cases to the Speech Pathology area and their receptivity of the T.R.P.L. When the study was finished we were able to verify that this kind of instrument is really necessary by the professors. This kind of initiative is relevant to their professional life and also to an early signaling of certain cases which helps the normal developments.

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Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Terapêutica da Fala

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