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Authors
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Abstract(s)
A adolescência é marcada por mudanças significativas ao nível do corpo, do
pensamento, da vida social e da representação de si (Claes, 1985). Estas alterações
tornam os jovens vulneráveis a comportamentos mal adaptativos, como é o caso do
consumo de drogas (Muisener, 1994). Segundo um estudo realizado com adolescentes,
as regiões com prevalências de consumo mais elevadas correspondem às zonas menos
urbanas e com uma menor densidade populacional (Feijão & Lavado, 2004).
Neste sentido, o objectivo principal deste estudo foi comparar o meio litoral com
o meio interior no que respeita ao consumo de substâncias na adolescência. Incluíram-se
ainda, objectivos mais específicos, tais como: caracterizar a amostra em termos de
consumo de substâncias, estudar a relação entre o uso de drogas e o rendimento escolar,
entre o consumo e a prática de actividades de lazer e entre o uso de substâncias e
variáveis sócio-demográficas. Deste modo, participaram no presente estudo 360
adolescentes a frequentar o ensino secundário (10º, 11º e 12º anos), com idades
compreendidas entre os 14 e os 21 anos, sendo uma maior percentagem relativa ao sexo
feminino. Para levar a cabo este estudo, aplicou-se um questionário sobre o consumo de
substâncias (Negreiros, 2001).
Os resultados apontam para a presença de consumos, particularmente, de álcool,
tabaco, marijuana ou haxixe, destacando-se também o de inalantes e o de tranquilizantes
ou sedativos (sem prescrição médica), nas duas regiões. No entanto, quando comparado
o litoral com o interior, o consumo ao longo da vida de tabaco, álcool, marijuana ou
haxixe, inalantes, tranquilizantes, cocaína e ecstasy é superior na amostra do interior e o
de anfetaminas, LSD e heroína é mais elevado no litoral, o que sugere uma difusão
generalizada do uso de drogas ao interior. Verifica-se ainda a existência de relações
estatisticamente significativas entre o consumo de algumas substâncias e o rendimento
escolar, entre o uso de drogas e a prática de actividades de lazer e entre o consumo e
algumas variaveis sócio-demográficas.
Adolescence is marked by significant changes to the body, thought, social life and
self-representation (Claes, 1985). These changes make young people vulnerable to
maladaptive behaviors, such as drug use (Muisener, 1994). According to a study
conducted earlier with adolescents, the regions with the highest prevalence of
consumption correspond to less urban areas and with lower population density (Feijão
& Lavado, 2004).
In this sense, the main objective of this study was to compare the coastline with
the inland in what concerns to substance use in adolescence. Also included were, more
specific objectives, such as: characterize the sample in terms of consumption of
substances, to study the relationship between drug use and school performance, between
the use and practice of leisure activities and between substance use and sociodemographic
variables. Thus, participated in this study 360 adolescents attending
secondary education (10º, 11º and 12º), with ages included between 14 and 21 years old,
with a greater percentage of the female sex. To carry out this study, we applied a
questionnaire about substance use (Negreiros, 2001).
The results indicate the presence of consumption, particularly alcohol, tobacco,
marijuana or hashish, and also inhalants and tranquilizers or sedatives (without
prescription) in the two regions. However, when compared the coastline with the inland,
the lifelong consumption of tobacco, alcohol, marijuana or hashish, inhalants,
tranquilizers, cocaine and ecstasy is higher in the inland´s sample and amphetamines,
LSD and heroin is higher in coastline, which suggests a generalized diffusion drug use
at the inland. There is also the existence of statistically significant relationships between
the consumption of some substances and academic achievement, between drug use and
practice of leisure activities and between consumption and some socio-demographic
variables.
L'adolescence est marquée par des changements significatifs à l'organisme, la
pensée, la vie sociale et l'auto-représentation (Claes, 1985). Ces changements rendent
les jeunes vulnérables à des comportements inadaptés, tels que la consommation de
drogues (Muisener, 1994). D´accord une étude réalisée avec adolescents, les régions où
la prévalence de la consommation correspond à des zones moins urbanisées, moins
peuplées. (Feijão & Lavado, 2004).
En ce sens, l'objectif principal de cette étude était de comparer le littoral avec l'
intérieur en ce qui concerne l'usage de substances à l'adolescence. Sont également
inclus, des objectifs plus spécifiques, comme caractériser l'échantillon en termes de
consommation de substances, d'étudier la relation entre la consommation de drogues et
le rendement scolaire, entre l'utilisation et la pratique d'activités de loisirs et entre l´
usage de substances et variables socio-démographiques. Ainsi, ont participé à cette
étude 360 adolescents fréquentant l'éducation secondaire (10º, 11º et 12º), âgés entre 14
et 21 ans, avec un plus grand pourcentage du sexe féminin. Pour mener à bien cette
étude, nous avons appliqué un questionnaire sur la consommation de substances
(Negreiros, 2001).
Les résultats indiquent la présence de la consommation, en particulier l'alcool, le
tabac, la marijuana ou du haschich, a noter également les substances inhalées et les
tranquillisants ou des sédatifs (sans ordonnance) dans les deux régions. Cependant, par
rapport à la littoral vers l'intérieur, la consommation au cours de la vie de tabac,
d'alcool, la marijuana ou du haschich, les substances inhalées, de tranquillisants, de
cocaïne et d'ecstasy est plus élevé dans l'échantillon de l'intérieur et les amphétamines,
le LSD et l'héroïne est plus élevée à littoral, ce qui suggère une large diffusion des
drogues à l'intérieur. Il y a encore de l'existence de relations statistiquement
significatives entre la consommation de certains substances et le rendement scolaire,
entre la consommation de drogues et la pratique de loisirs et entre la consommation et certains variables socio-démographiques.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia da Educação e Intervenção
Comunitária.