Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Atividade docente, alimentação e sono de professores do ensino especial antes e durante a pandemia por COVID-19, no município de Niterói no estado do Rio de Janeiro, Brasil

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_40676.pdf1.03 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Essa dissertação teve como objetivo avaliar a atividade e as estratégias que os professores brasileiros utilizam com os seus alunos com NEEs e conhecer os hábitos de sono e alimentares destes professores, antes e durante a Pandemia por COVID-19. A pesquisa teve cunho descritivo com cariz quantitativo, sendo o instrumento de recolha de informações um questionário aplicado aos docentes, por meio do qual foram recolhidos dados sociodemográficos, de experiência profissional dos professores e os seus hábitos de sono e de alimentação. Os resultados nos demonstram que antes da pandemia os docentes costumavam se levantar em torno das 06:20±1:04h e durante a pandemia, esse horário passou para 08:03±1:36h. Quanto à quantidade de horas em média que dormiam antes da COVID-19 tem-se a média 7,0±1,2h e durante a pandemia foi uma média de 7,23±1,31h. Acerca da quantidade de refeições feitas por dia antes da COVID-19, foram consumidas em média 3,7±0,7 refeições. E no tocante à quantidade de refeições realizadas por dia durante o COVID-19, foi observada média de 4,2±0,9 refeições. Foi constatada piora na qualidade do sono e uma má qualidade na alimentação dos entrevistados, em virtude da mudança para o trabalho remoto e os hábitos alimentares e de sono dos docentes, que podem influir significativamente no bom trabalho docente.
This dissertation aimed to evaluate the activity and strategies that Brazilian teachers use with their students with special educational needs and to know the sleep and eating habits of these teachers, before and during the COVID-19 Pandemic. The research was descriptive with a quantitative nature, and the instrument for collecting information was a questionnaire applied to teachers, through which sociodemographic data, teachers' professional experience and their sleeping and eating habits were collected. The results show us that before the pandemic, teachers used to get up around 06:20±1:04h and during the pandemic, this time changed to 08:03±1:36h. As for the average number of hours they slept before COVID-19, the average was 7,0±1,2h and during the pandemic it was an average of 7,23±1,31h. Regarding the number of meals eaten per day before COVID-19, there is a mean equal to 3.7± 0.7 meals. And with regard to the number of meals eaten per day during COVID-19, an average of 4.2±0.9 meals were consumed. There was a worsening in the quality of sleep and a poor quality in the diet of the interviewees, due to the change to remote work and the eating and sleeping habits of the professors, which can influence significantly on good teaching work.

Description

Keywords

Sono Alimentação Docente Aluno Necessidades educativas especiais COVID-19 Sleep Food Teacher Student Special educational needs

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License