Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
9.17 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Como é que o outdoor personalizado, enquanto potenciador da mensagem publicitária,
de elevado grau de mutabilidade, de interacção com o meio envolvente, se relaciona
com o espaço urbano?
Defendemos o seguinte: o espaço urbano, oferecendo uma configuração singular,
proporcionada pela relação estabelecida entre as vias e os elementos arquitectónicos, a
par da presença de zonas de elevada afluência pedestre e rodoviária, enquanto canal
privilegiado de mobilidade, revela locais distintos e atraentes para a inserção de
mensagens publicitárias. Reconhecendo a importância estratégica de tais pontos, a
publicidade exterior adopta fachadas, empenas e muros, tomando-os como estruturas de
fixação de grandes lonas publicitárias. O elevado grau de adaptabilidade, característico
deste suporte, conjuntamente, com desenvolvimento da impressão digital, e consequente
crescimento da indústria de impressão digital em grande formato, permitiu a sua rápida
generalização pelas cidades. Gavetos e outras zonas com exposição privilegiada,
necessariamente, inscritas no campo de visão do observador, são dominados por
publicidades de grande formato. Com o propósito de captar a atenção e fomentar o
estabelecimento de uma relação prolongada com o observador, o outdoor personalizado
insere-se na imagem da cidade criada por cada um de nós. Precisamente, assumindo
uma posição de afirmação no espaço, estabelecendo ligações visuais entre os vários
planos ou procurando um envolvimento comunicacional com o ambiente espacial, a
presença desta singular forma de comunicação, torna-se assim, naturalmente, inserida
na paisagem urbana, partilhando connosco os trajectos do nosso quotidiano. A
localização assumida pelo outdoor personalizado na cidade é reveladora de elevada
reflexão, dado o seu confronto, diário, com o observador. Entender o comportamento
espacial do outdoor personalizado, em simultâneo, com a elaboração de uma plataforma
capaz de proporcionar o desenvolvimento de análises multidisciplinares, foram os
principais propósitos que nos moveram.
How does the personalized outdoor, as a potential advertising message, with a high
degree of mutability and interaction with the enclose environment, relates to the urban
space?
We support this: the urban space, offering a natural setting, provided by the established
relationship between the streets and the architectural elements, along with the presence
of high pedestrian and road influx areas, as privileged channel of mobility, reveal
distinct and attractive places to insert advertising messages. Observing the strategic
importance of these locations, outdoor advertising takes down walls, gable walls and
walls as a structure to put large canvases advertising. The high degree of adaptability,
characteristic of this support, along with development of digital printing, and the
increase of the industry of large format digital printing, has enabled its rapid spread
through the cities. Drawers and other privileged exposure areas, necessarily on observer
campus vision are restrained by big advertisements. With the purposed of draw the
attention and promote a long relationship with the observer, the personalized outdoor is
in the city's image created by each one of us. Precisely, taking a strong position on
space, providing visual links between the different plans or seeking a connection with
the communication setting space, the presence of this particular form of communication,
becomes, naturally, inserted into the urban landscape, sharing with us the daily lives
journeys. The localization taken by personalized outdoor on the city is suggestive of the
high weighting, offered their observer, daily, confrontation. Understanding the space
behaviour of personalized outdoor, along with the establishing of an investigation
platform capable of providing the development of multidisciplinary analysis, was the
main purposes that move us to this discussion.
Comme c'est que un panneau de publicité, que exploit une message publicitaire avec un
haut degré de mutabilité, d'interaction avec l'environnement, se rapporte à l'espace
urbain?
Nous soutenons le suivant: l'espace urbain, en offrant une configuration singulière,
fourni par la relation établie entre les pistes et les éléments architecturaux, avec la
présence de zones de forte affluence des piétons et routière comme un canal privilégié
de la mobilité, il rèvéle des lieux attrayants pour l'insertion de messages de publicité. En
reconnaissant l'importance stratégique de ces points, la publicité extérieure utilize des
façades, des parois et des murs, comme une structure de la fixation de grandes toiles
publicitaires. Le degré élevé de capacité d'adaptation, caractéristique de cette aide,
communément le développement de l'impression digital, et par conséquent la croissance
de l'industrie de l'impression digital en grand format, a permis sa propagation rapide par
les villes. Tiroirs et d'autres domaines privilégiés de l'exposition, forcément, sont entrés
dans le champ de vision de l'observateur, sont dominés par de grandes annonces
publicitaires. Dans le but de capter l'attention et de promouvoir la création d'une longue
relation avec l'observateur, le panneau de publicité personnalisé s`insère dans l'image
de la ville créé par chacun de nous. Précisément, en supposant une position
d'affirmation dans l'espace, en fournissant des liaisons visuels entre les différents plans
ou de rechercher un engagement de communication sur l'environnement spatial, la
présence naturelle de cette forme de communication, dévient, il se rend ainsi
naturellement insérée dans le paysage urbaine, de partager avec nous les voyages de
notre vie quotidienne. La position prise par le panneau de publicité personnalisé dans
les villes est indicative de la forte pondération de leur affrontement, tous les jours, avec
l'observateur. Comprendre le comportement extérieur de l'espace de le panneau de
publicité personnalisé, ainsi que le développement d'une plate-forme capable d'assurer
le développement de analyses multidisciplinaires, ont été les principaux objectifs que
nous nous sommes déplacés à cette discussion.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, com especialização Marketing e
Publicidade.
Keywords
publicidade exterior outdoor personalizado publicidade exterior de grande formato impressão digital de grande formato outdoor advertising personalised outdoor wide format digital printing publicité extérieure panneau de publicite personnalisé publicité de grand format l’impression digital de grand format