Repository logo
 
Publication

Gestão de conflitos e inteligência emocional no contexto inclusivo: estudo sobre a atuação de setores multiprofissionais na educação

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCunha, Pedro
dc.contributor.authorRosa, Mariana Aparecida de Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-28T14:12:57Z
dc.date.available2023-12-28T14:12:57Z
dc.date.issued2023-12-11
dc.description.abstractA relação entre a inteligência emocional e a gestão de conflitos apontam novos horizontes para a escola contemporânea, que esbarra, de maneira inevitável e constante, em vários fatores desencadeadores de divergências, inclusive em relação à promoção da inclusão escolar. Nesse contexto, esta pesquisa investigou como o desenvolvimento da inteligência emocional e a gestão construtiva de conflitos, principalmente por meio da estratégia negocial, podem contribuir com a atuação dos colaboradores membros dos setores multiprofissionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Este estudo foi desenvolvido junto à Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) e ao Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), nos 37 campi do IFSP. Para alcançar os objetivos aos quais se propôs, esta investigação realizou uma pesquisa bibliográfica e utilizou uma metodologia de natureza quantitativa, com a aplicação de questionários ao público-alvo – o Questionário de Eficácia Negocial de Conflitos na Escola (QENCE) e o Questionário de Competência Emocional (QCE), que trouxeram maior confiabilidade, precisão e validez para verificar a relação entre a gestão de conflitos e a inteligência emocional na educação. Para tanto, o trabalho foi organizado em três capítulos. No primeiro, foi feita a contextualização do grupo em estudo e estabelecida a abordagem teórica em relação ao tema da investigação. No segundo capítulo, foi desenvolvido o estudo empírico. No último, foram apresentados os resultados e as discussões acerca dos dados coletados, que foram analisadas pelo Statistical Package for Social Science (SPSS). Por fim, os resultados mostraram que há uma relação estatisticamente significativa entre a Gestão de Conflitos, mais precisamente a Eficácia Negocial de Conflitos na Escola, e a Competência Emocional. Na amostra constituída por 120 profissionais, 53,33% apresentaram pontuações entre regular e bom e 45,83% entre bom e muito bom no QENCE. No QCE, 28,33% apresentaram pontuações entre regular e razoável, 65,83% entre razoável e bom e 5% entre bom e muito bom.pt_PT
dc.description.abstractThe relationship between emotional intelligence and conflict management points to new horizons for contemporary schools, which inevitably and consistently encounters various triggers of divergences, including those related to the promotion of inclusive education. In this context, this research investigated how the development of emotional intelligence and constructive conflict management, mainly through negotiation strategies, can contribute to the performance of staff members in the multiprofessional sectors of the São Paulo Federal Institute of Education, Science, and Technology (IFSP). This study was conducted in collaboration with the Social and Pedagogical Coordination (CSP) and the Support Center for People with Specific Needs (NAPNE) at the 37 IFSP campi. To achieve its objectives, this investigation conducted a literature review and employed a quantitative methodology, including the administration of questionnaires to the target audience – the Conflict Negotiation Effectiveness in Schools Questionnaire (QENCE) and the Emotional Competence Questionnaire (QCE), which provided greater reliability, accuracy, and validity in assessing the relationship between conflict management and emotional intelligence in education. Therefore, the work was organized into three chapters. In the first chapter, the study group was contextualized, and the theoretical approach related to the research topic was established. In the second chapter, the empirical study was developed. In the final chapter, the results and discussions regarding the collected data were presented, which were analyzed using the Statistical Package for Social Science (SPSS). Finally, the results showed that there is a statistically significant relationship between Conflict Management, specifically the Negotiation Effectiveness of Conflict in Schools, and Emotional Competence. In the sample consisting of 120 professionals, 53.33% scored between regular and good on the QENCE, while 45.83% scored between good and very good. In the QCE, 28.33% scored between regular and moderate, 65.83% scored between moderate and good, and 5% scored between good and very good.pt_PT
dc.identifier.tid203532325
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/12535
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestão de conflitospt_PT
dc.subjectInteligência emocionalpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectEquipes multiprofissionaispt_PT
dc.subjectEficácia negocial de conflitos na escolapt_PT
dc.subjectConflict managementpt_PT
dc.subjectEmotional intelligencept_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectMultiprofessional teamspt_PT
dc.subjectNegotiation effectiveness of conflict in schoolspt_PT
dc.titleGestão de conflitos e inteligência emocional no contexto inclusivo: estudo sobre a atuação de setores multiprofissionais na educaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização no Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_40667.pdf
Size:
3.8 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
40667
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: