Repository logo
 
Publication

A comunicação das marcas nas instituições de ensino superior privadas no Brasil: um estudo sobre os apelos da comunicação de quatro IESP à captação de alunos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorTuna, Sandra
dc.contributor.authorCarvalho, Vania Lucia Ribeiro de
dc.date.accessioned2023-07-03T15:30:08Z
dc.date.available2023-07-03T15:30:08Z
dc.date.issued2023-06-28
dc.description.abstractEste trabalho se dedica a estudar de que forma a Comunicação das Marcas das Instituições de Ensino Superior privadas do Brasil influencia no processo de escolha dos consumidores, notadamente os jovens, por um curso de graduação e por uma instituição para cursá-lo. Para tal, foram selecionadas campanhas de captação de quatro anunciantes mais influentes do setor, de modo a analisar os principais apelos de seus discursos publicitários. As ações de comunicação utilizadas com essa finalidade, apresentam o Ensino Superior como transformador – o passaporte para um futuro mais promissor – e, com isso, o tornam atraente e sedutor. Por conseguinte, o segmento das Instituições de Ensino Superior privadas (IESp) continua se consolidando como vigoroso e economicamente relevante no cenário brasileiro. Trata-se de um segmento em constante transformação, em especial, a que resulta da expansão do Ensino à Distância (EaD), o qual exigiu – e continua exigindo – capacitação, adaptação e investimentos constantes. Em um país com dimensões continentais como o Brasil e com tanto regionalismo e pobreza, o EaD é, ao mesmo tempo, um facilitador e um desafio, já que democratiza a Educação Superior, mas demanda customização a fim de atender os diversos perfis de alunos, bem como a sedução da comunicação publicitária para atrair alunos.pt_PT
dc.description.abstractThis work is dedicated to studying how the Communication of Brands of Private Higher Education Institutions in Brazil impacts people's decision, especially young people, for an undergraduate course and the choice of an institution. To this end, we observed campaigns aimed at attracting four major advertisers in the sector to analyze the main appeals of their advertising speeches. The communication actions used to attract students present Higher Education as a transformer – a passport to a more promising future – and, thus, make it attractive and seductive. Therefore, the segment of Private Higher Education Institutions (IESp) continues to consolidate itself as vigorous and economically very relevant in the Brazilian scenario. It is a segment in constant transformation, especially the one that results from the expansion of Distance Learning (EaD), which required − and continues to require − training, adaptation and constant investments. In a country with continental dimensions like Brazil and with so much regionalism and poverty, EaD is, at the same time, a facilitator and a challenge, as it democratizes Higher Education but requires a lot of customization to meet the different profiles of students and the seduction of advertising.pt_PT
dc.identifier.tid203531787
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/11954
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectTransformaçãopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectTransformationpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectBrandpt_PT
dc.titleA comunicação das marcas nas instituições de ensino superior privadas no Brasil: um estudo sobre os apelos da comunicação de quatro IESP à captação de alunospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicação, ramo de Relações Públicas, Publicidade e Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_39378.pdf
Size:
4.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
39378
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: