Repository logo
 
Publication

O Coaching para professores da educação infantil

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSaavedra, Luísa
dc.contributor.authorCabral, Paula Janaína Albino
dc.date.accessioned2018-08-06T08:19:33Z
dc.date.available2018-08-06T08:19:33Z
dc.date.issued2018-07-06
dc.description.abstractSendo o Coaching considerado uma das melhores metodologias de desenvolvimento e capacitação humana existente na atualidade, propõe-se como principal objetivo neste projeto de investigação perceber se o nível de conhecimento de 7 professores se altera após a aplicação de um programa sobre a metodologia coaching onde foram utilizadas cinco etapas/técnicas da referida metodologia. Foi feita uma recolha de dados baseada em dois inquéritos por questionário aplicado aos professores antes e depois do programa de formação, tendo-se quantificado os dados obtidos. Concluiu-se, tendo em conta a opinião dos inquiridos, que antes da aplicação do programa do curso de capacitação em coaching, eles não tinham conhecimento sobre a metodologia. Verificou-se também que antes da intervenção os professores sentiam dificuldades em desenvolver competências em sala de aula como: Relacionamento Interpessoal, Inteligência Emocional (QE), Gestão de Conflitos, Crenças – formadas a partir da visão que a pessoa tem de si e do mundo. Também se constatou que após o programa os professores de educação infantil sentiram-se mais confiantes em desenvolver novas competências com os alunos a partir das técnicas aprendidas e conseguiram, através de um trabalho final, trazer as técnicas para a realidade das crianças de forma lúdica e criativa.pt_PT
dc.description.abstractAs Coaching is considered one of the best human development and training methodologies available today, it is proposed as main objective in this research project to realize if the level of knowledge of 7 teachers changes after applying a program on the coaching methodology where they were five steps / techniques of said methodology. Data were collected based on two questionnaire surveys applied to teachers before and after the training program, and the data obtained were quantified. It was concluded, taking into account the opinion of the respondents, that before the application of the training course program in coaching, they were not aware of the methodology. It was also verified that before the intervention teachers experienced difficulties in developing classroom skills such as: Interpersonal Relationship, Emotional Intelligence (EQ), Conflict Management, Beliefs - formed from one's view of oneself and the world. It was also found that after the program the teachers of early childhood education felt more confident in developing new skills with the students from the techniques learned and managed, through a final work, to bring the techniques to the reality of children in a playful and creative.pt_PT
dc.identifier.tid202692612
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6896
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCoachingpt_PT
dc.subjectEducação continuadapt_PT
dc.subjectEducação infantilpt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectCoachingpt_PT
dc.subjectContinuing educationpt_PT
dc.subjectEarly childhood educationpt_PT
dc.subjectDevelopmentpt_PT
dc.titleO Coaching para professores da educação infantilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Paula Cabral.pdf
Size:
4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: