Repository logo
 
Publication

Influência de um programa de treinamento parental na comunicação social de crianças em idade pré-escolar com perturbação do espectro do autismo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCoelho, Fátima
dc.contributor.authorCampo, Katia Badin Braz
dc.date.accessioned2024-04-29T12:06:05Z
dc.date.available2024-04-29T12:06:05Z
dc.date.issued2022-10-27
dc.description.abstractO presente estudo busca verificar a influência de um programa de treinamento parental no desenvolvimento da comunicação social de crianças diagnosticadas com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) em idade pré-escolar. Procura-se compreender se um programa que vise o treinamento parental, propicia o desenvolvimento da comunicação social dessas crianças nos parâmetros de Atenção Compartilhada e Contato Visual; nas Habilidades Comunicionais; no Espaço Comunicativo e Meios Comunicativos em crianças com PEA. Buscaremos compreender se as crianças com diagnósticos de autismo quando estimuladas por seus pais conseguem ampliar as habilidades comunicacionais após o período de treinamento parental. A pesquisa foi aplicada em 5 crianças do município de Rio de Janeiro, com idades entre 3 e 5 anos. Quanto à metodologia, optou-se por uma investigação que se apresenta com o foco de pesquisa qualitativa, a partir dos fundamentos teóricos do Modelo Denver de Intervenção Precoce e do programa de intervenção precoce balizado na conexão afetiva e no desenvolvimento de comportamentos típicos relativos à interação social em crianças com PEA. Ambos os programas visavam estimular a reciprocidade socioemocional e ampliar as iniciativas comunicacionais do indivíduo, além de apoiar e estimular o desenvolvimento geral. Os pais participantes do estudo receberam instrução teórico-prática durante seis sessões onde eram propostas dinâmicas lúdico-interativas com seus filhos. Todas as crianças foram avaliadas inicialmente e ao final do treinamento parental, totalizando oito sessões. As famílias receberam orientações acerca do desenvolvimento infantil, sobre a importância de estabelecer relações de afeto e de seguir a liderança da criança durante a brincadeira, variando o uso de estratégias, a partir da motivação da criança. Observou-se inicialmente nas crianças do estudo, uso predominante de funções menos interativas e dificuldades no nível de engajamento social, diminuição das iniciativas comunicacionais e déficits no estabelecimento de interações recíprocas e intencionais. Conclui-se que todas as crianças submetidas ao estudo ampliaram suas habilidades comunicacionais e o uso de funções mais interativas, ou seja, com intenção de comunicação interpessoal. Constatou-se incremento no nível de engajamento social e maior conexão afetiva com a avaliadora na sessão de reavaliação, onde foram percebidas interações qualitativamente mais recíprocas. As crianças aumentaram as iniciativas de comunicação exibindo o incremento de 3 atos comunicativos na média geral. Quatro das cinco crianças apresentaram redução no uso de funções menos interativas. Considera-se que a implementação da intervenção pelos pais deve ser agregada aos programas regulares de intervenção de saúde aos indivíduos com PEA, buscando minimizar os déficits que a perturbação ocasiona no desenvolvimento da comunicação social e no comportamento adaptativo. Esta modalidade de intervenção implementada pelos pais, a partir do treinamento parental, oportuniza a promoção do desenvolvimento geral da criança com PEA e qualifica as famílias de baixa renda, que não conseguem acessar tratamentos para seus filhos, seja pela escassez de vagas em serviços públicos ou pelo alto custo dos serviços profissionais especializados.pt_PT
dc.description.abstractThe present study seeks to verify the influence of a parental training program on the social communication development of children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD) at preschool age. It seeks to understand whether a program aimed at parental training promotes the development of these children's social communication in the parameters of Shared Attention and Visual Contact; in Communication Skills; in the Communicative Space and Communicative Means in children with ASD. We will seek to understand whether children with autism diagnoses, when stimulated by their parents, are able to expand their communication skills after the period of parental training. The research was applied to 5 children from the city of Rio de Janeiro, aged between 3 and 5 years. As for the methodology, we opted for an investigation that is presented with the focus of qualitative research, from the theoretical foundations of the Denver Early Intervention Model and the early intervention program based on affective connection and the development of typical behaviors related to interaction in children with ASD. Both programs aimed to stimulate socio-emotional reciprocity and expand the individual's communication initiatives, in addition to supporting and stimulating general development. The parents participating in the study received theoretical-practical instruction during six sessions where playful-interactive dynamics were proposed with their children. All children were evaluated initially and at the end of parental training, totaling eight sessions. Families received guidance on child development, on the importance of establishing relationships of affection and following the child's lead during play, varying the use of strategies, based on the child's motivation. It was initially observed in the children of the study, predominant use of less interactive functions and difficulties in the level of social engagement, reduction of communication initiatives and deficits in the establishment of reciprocal and intentional interactions. It is concluded that all the children submitted to the study expanded their communication skills and the use of more interactive functions, that is, with the intention of interpersonal communication. There was an increase in the level of social engagement and greater affective connection with the evaluator in the reassessment session, where qualitatively more reciprocal interactions were perceived. Children increased communication initiatives, showing an increase of 3 communicative acts in the general average. Four of the five children showed a reduction in the use of less interactive functions. It is considered that the implementation of the intervention by the parents should be added to the regular health intervention programs for individuals with ASD, seeking to minimize the deficits that the disturbance causes in the development of social communication and adaptive behavior. This modality of intervention implemented by parents, based on parental training, provides an opportunity to promote the general development of children with ASD and qualifies low-income families, who cannot access treatments for their children, either because of the scarcity of places in public services or due to the high cost of specialized professional services.pt_PT
dc.identifier.tid203261569
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/12959
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrograma de treinamento parentalpt_PT
dc.subjectComunicação socialpt_PT
dc.subjectPerturbação do espetro do autismopt_PT
dc.subjectParental training programpt_PT
dc.subjectSocial communicationpt_PT
dc.subjectAutism spectrum disorderpt_PT
dc.titleInfluência de um programa de treinamento parental na comunicação social de crianças em idade pré-escolar com perturbação do espectro do autismopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização no Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_39331.pdf
Size:
2.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
39331
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: