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A transferência das aprendizagens do contexto formativo para a prática profissional

dc.contributor.advisorPimentão, Cristina
dc.contributor.authorLeal, Pedro Miguel Vieira
dc.date.accessioned2012-01-25T10:28:06Z
dc.date.available2012-01-25T10:28:06Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia do Trabalho e das Organizaçõespor
dc.description.abstractO objectivo deste estudo consistiu na análise de vários factores que influenciam o processo de transferência das aprendizagens do contexto formativo para o contexto de trabalho. No sentido de operacionalizar estes factores consideraram-se os construtos de transferência da formação da versão portuguesa do Learning Transfer System Inventory (Velada, 2007). Neste estudo, foram avaliadas três acções de formação em que participaram 40 colaboradores de uma empresa de segurança privada, sendo a maioria do sexo masculino. Os resultados encontrados mostraram que a transferência da formação neste contexto específico é, essencialmente, determinada por factores situacionais do ambiente de trabalho que permitiram explicar 38% da variabilidade da transferência. Em particular, a transferência estava relacionada, de forma positiva e significativa, com a percepção de resultados pessoais positivos na obtenção de recompensas e benefícios pela aplicação da formação no contexto de trabalho e com a dimensão cognitiva do factor sanções do supervisor no sentido em que não é percepcionado pelos indivíduos respostas negativas das chefias quanto à utilização das técnicas aprendidas na formação. The purpose of this study consisted in the analysis of various factors that influence the process of learning transfer from the learning context to the context of work. With the purpose of operating these factors, we considered the constructs of transfer of training from the Portuguese version of Learning Transfer System Inventory (Velada, 2007). In this study, we evaluated three professional development sessions in which 40 employees of a private security company (mainly male) participated. The results showed that the transfer of training in this specific context is mainly determined by situational factors of the work environment that allowed to explain 38% of the variability of the transfer. In particular, this transfer was related, in a positive and meaningful way, with the perception of positive personal results in the acquisition of rewards and benefits by the application of learning in the context of work and with the cognitive dimension of the sanction factor by the supervisor, as negative responses from supervisors are not perceived by individuals when they use new techniques learned in training.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/2479
dc.language.isoporpor
dc.publisher[s.n.]por
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectAvaliação da formaçãopor
dc.subjectTransferência da formaçãopor
dc.subjectTraining in organizationspor
dc.subjectTraining evaluationpor
dc.subjectTransfer of trainingpor
dc.subjectLearning Transfer System Inventory (LTSI)por
dc.titleA transferência das aprendizagens do contexto formativo para a prática profissionalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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